Sites Grátis no Comunidades.net
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

  

 

Planeta Criança



Poesia & Contos Infantis

 

 

 


Afonso Arinos
Afonso Arinos

Afonso Arinos 

 

 

Afonso Arinos foi um político brasileiro. Autor da lei proibindo a discriminação racial no Brasil.Ele nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, no dia 27 de novembro de 1905.

Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro. É um dos autores do Manifesto dos Mineiros, de 1943, que apressa a derrubada da ditadura Vargas. Elegeu-se deputado federal pela União Democrática Nacional (UDN), em 1947.

Em 1951, notabilizou-se pela chamada Lei Afonso Arinos, contra a discriminação racial no Brasil. Em 1954, como líder da oposição na Câmara dos Deputados, foi um dos dirigentes da campanha contra Getúlio Vargas. Em 1958 elegeu-se senador. Foi nomeado Ministro das Relações Exteriores, em 1961, e retornou ao cargo em 1962, durante o governo João Goulart, mas voltou-se contra o presidente e apoiou o golpe militar de 1964. Afastou-se dos militares por discordar da legislação autoritária. Apesar disso colaborou com o governo durante a gestão de Ernesto Geisel, propondo reformas constitucionais.

Foi eleito senador constituinte em 1986, pelo estado do Rio de Janeiro, e presidiu a Comissão de Sistematização da Assembleia Nacional Constituinte.

Afonso Arinos de Melo Franco faleceu no dia 27 de agosto de 1990.

 

  

Assombramento

Discurso de Posse

Discurso de Recepção

Século XIX

 

 Carlos Cunha  Arte & Produção Visual