Sites Grátis no Comunidades.net
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

  

 

Planeta Criança



Poesia & Contos Infantis

 

 

 


Aluísio Azevedo
Aluísio Azevedo

Aluísio Azevedo

 

 

Aluísio Azevedo foi um escritor brasileiro. "O Mulato" foi o romance que iniciou o Movimento Naturalista no Brasil. Foi também caricaturista, jornalista e diplomata. É membro fundador da Academia Brasileira de Letras.

Aluísio Azevedo nasceu em São Luís, Maranhão, no dia 14 de abril de 1857. Levado pelo irmão, o teatrólogo e jornalista Artur Azevedo, viajou para o Rio de Janeiro aos 17 anos de idade. Começou a estudar na Academia Imperial de Belas-Artes, onde revelou seus dons para o desenho. Logo passou a colaborar, com caricaturas e poesias, em jornais e revistas.

Com a morte do pai, em 1879, Aluísio voltou para São Luís e se dedicou a literatura. Publicou seu primeiro romance, "Uma Lágrima de Mulher", em 1880, onde se mostrou exageradamente sentimental e de estilo romântico. Em 1881 editou "O Mulato", romance que iniciou o Movimento Naturalista no Brasil. A obra denunciava o preconceito racial existente na burguesia maranhense Com a reação negativa da sociedade, Aluísio voltou para o Rio de Janeiro.

Aluísio Azevedo abandonou as tendências românticas em que se formara, para, influenciado por Eça de Queirós e Émile Zola, tornar-se o precursor do Movimento Realista-Naturalista. No Rio de Janeiro, passou a viver com a publicação de folhetins românticos a alguns relatos naturalistas. Viveu durante 15 anos do que ganhava como escritor.

Preocupado com a realidade cotidiana, seus tema prediletos foram à luta contra o preconceito de cor, o adultério, os vícios e o povo humilde. Na obra "O Cortiço", Aluísio retrata o aumento da população no Rio de Janeiro e o aparecimento de núcleos habitacionais, denominados cortiços, onde se aglomeravam trabalhadores e gente de atividades incertas. O grande personagem do romance é o próprio cortiço.

Em 1895, com quase quarenta anos, Aluísio ingressou na carreira diplomática, atuando como cônsul do Brasil no Japão, na Espanha, Inglaterra, Itália, Uruguai, Paraguai e Argentina. Durante todo esse período não mais se dedicou a produção literária.

Aluísio Tancredo Gonçalves de Azevedo morreu em Buenos Aires, Argentina, no dia 21 de Janeiro de 1913.

 

 

 A SERPENTE

A MORTALHA DE ALZIRA 

AOS VINTE ANOS 

CASA DE PENSÂO  

COLABORAÇÃO

DAS NOTAS DE UMA VIÚVA

DEMÔNIOS

ERANÇAS

FILOMENA BORGES

FLUXO E REFLUXO

FORA DE HORAS  

FRANÇA JUNIOR

HAMLETO

HENRIQUE VENCESLAU

INSEPULTOS  

INVEJA

LITERATURA NACIONAL

LIVRO DE UMA SOGRA 

MÚSCULOS E NERVOS

NO MARANHÃO

O CORTIÇO 

O IMPENITENTE

O JAPÃO 

O MACACO AZUL

O MADEIREIRO 

O MULATO 

O TOURO NEGRO

PELO CAMINHO  

POLÍTIPO

RENDAS E FITAS  

RESPOSTAS

SIZENANDO NABUCO

ÚLTIMO LANCE

UM FRUTO DA ÉPOCA

UMA LIÇÃO

VÍCIOS

 

 

  Carlos Cunha  Arte & Produção Visual