Sites Grátis no Comunidades.net Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

  

 

Planeta Criança



Poesia & Contos Infantis

 

 

 


Arthur Conan Doyle
Arthur Conan Doyle

Arthur Conan Doyle

 

 

Arthur Ignatius Conan Doyle (Edimburgo, 22 de maio de 1859 — Crowborough, 7 de julho de 1930 ) foi um médico e escritor escocês, criador do famoso detetive Sherlock Holmesde ficção. Um escritor prolífico cujos trabalhos incluem histórias de ciência era ficção, romance histórico, teatro e poesia.

Nasceu em 22 de maio de 1859, no número 11 do lugar de Picardia, Edimburgo, Escócia. Seu pai, Charles Altamont Doyle, nasceu na Inglaterra e foi o filho do artista John Doyle, pertencente a uma família católica irlandesa, que tinha fornecido vários ilustradores e cartunistas. Charles era um oficial de obras públicas com grande carinho para desenho, que visava a Edimburgo, em 1849, e que, durante toda sua vida, ele sofreu um severo alcoolismo e profundas depressões, que o levou a ser internado em uma instituição de cuidados de saúde em várias ocasiões. Charles casou em 1855 com Mary Foley, pertencente a uma família irlandesa vivendo na Escócia. Os detalhes do nascimento de Arthur e seus irmãos não são claras. Algumas fontes mostram que eram nove filhos, um pouco diferente de dez anos e parece que três morreram pequenos. Em 1864 a família se dispersou devido ao crescente alcoolismo de Charles e os filhos ficaram alojados temporariamente em Edimburgo. Em 1867, a família se encontra novamente, vivendo em uma casa suja no lugar de Sciennes. Arthur foi batizado na Catedral de Santa Maria da Assunção de Edimburgo.

Em 1876, ele começou a carreira em medicina na Universidade de Edimburgo, onde conheceu o médico forense Joseph Bell, o professor que a figura de seu personagem famosa, poderia inspirá-lo a Sherlock Holmes. Lá ele se destacou em esportes, especialmente, rugby, golfe e boxe. Neste período trabalhou também no Aston (atual distrito de Birmingham) e Sheffield. No início de 1880 é embarco, a prática como um cirurgião em vez de um amigo dele, em uma baleeira chamado The Hope que seis meses seria navegar para o Ártico. Com a idade de 22 (1881), graduou-se como um médico; Ele completou seu doutorado na Tabes dorsalis  em 1885.9 No entanto, recebeu o doutorado, quatro anos mais tarde. Foi nesses anos, quando ele fez uma grande amizade com o também escocês escritor J. M. Barrie.

Enquanto estudava, ele começou a escrever histórias curtas. A primeira que apareceu publicada foi "O mistério do the Sasassa Valley", em 1879. Em 1881, depois de terminar o seu período de faculdade, ele retornou para embarcar como médico do navio SS Mayumba em sua viagem para a costa da África Ocidental.

Ele morreu em 7 de julho de 1930, aos 71 anos, de ataque cardíaco, em Crowborough, East Sussex (Inglaterra). Uma estátua sua está localizada na cidade onde ele viveu por 23 anos. Ele foi enterrado no cemitério da Igreja de Minstead em New Forest, Hampshire.

 

 

                                                                                 

 

A Banda Pintada  

A Casa Vazia

A Cidade Submarina

A Coroa de Berilo

A Escola do Priorado

A Faixa Malhada

A Liga Ruiva

A mão do Hindu

A Nuvem Envenenada

A segunda Mancha

As aventuras de Sherlock Holmes

As Cinco Sementes de Laranja

Através do Véu

Escândalo na Boêmia

O Cão dos Baskervilles

O Carbúnculo Azul  

O Demônio da Tanoaria 

O Enigma do Coronel Haiter

O Funil de Couro

O Mistério do Vale Boscombe

O Mundo Perdido  

O Nobre Solteiro

O Pé do Diabo

O Problema Final

O Vampiro de Sussex

Os Dançarinos

Um caso de Identidade

 

 

 

 

  ... o encontro dos maiores autores da Literatura Mundial