Sites Grátis no Comunidades.net
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

  

 

Planeta Criança



Poesia & Contos Infantis

 

 

 


Chico Anísio
Chico Anísio

 

 

  

Humorista famoso, Chico Anísio é um misto de roteirista, compositor, ator, empresário e escritor. E é, sobretudo, um homem de sucesso em todas essas atividades. Um sucesso que começou na década de 50, na Rádio Mayrink Veiga, em plena fase de ouro do humorismo radiofônico brasileiro.

   Francisco Anísio de Oliveira Paula Filho (seu nome de batismo) ê praticamente um cidadão carioca, pois, nascido em Maranguape, Ceará, em 1931, veio para o Rio de Janeiro, com sua família, ao completar nove anos de idade. Aos dezesseis, foi aprovado num concurso da Rádio Guanabara para o seu elenco de radionovelas (Fernanda Montenegro foi a primeira colocada). Passou do rádio para a televisão, e em 1964 obteve grande êxito na TV Excelsior de São Paulo, bem como no teatro, como showman, tornando-se nacionalmente conhecido.

   Suas qualidades de escritor não se limitam ao conto humorístico, como em "O batizado da vaca", nem às esquetes, roteiros e diálogos que tem escrito: seu primeiro romance "Carapau" (1978) foi bem recebido pela crítica e incorporado à tradição realista e social da literatura nordestina.

   "Não sou de dormir muito. Cinco horas para mim são suficientes. Depois, escolho sempre as horas da madrugada para escrever, porque posso produzir melhor e mais rápido se não sou interrompido. Organizando, dá."

   Dessa maneira, Chico Anísio explica seu incrível ritmo de trabalho, que inclui programas diários de rádio, um conto semanal para jornais, apresentações no "Fantástico" e "Chico City", na TV, espetáculos teatrais, gravações de discos, etc.

   Entre outras obras de Chico Anísio, estão: "O Enterro do Anão", "É mentira, Terta?", "Teje Preso", "O tocador de tuba", "Tem aquela do. . .", e "O telefone amarelo".

 

 

 

 

O ENTERRO DO ANÃO  

O BATIZADO DA VACA

 

 

 

 

  ... o encontro dos maiores autores da Literatura Mundial