Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

  

 

Planeta Criança



Poesia & Contos Infantis

 

 

 


Edgar Allan Poe
Edgar Allan Poe

 

Edgar Allan Poe

 

 

Edgar Allan Poe (1809-1849) foi um poeta norte-americano, autor do poema “O Corvo”. Escreveu contos sobre mistério, inaugurando um novo gênero e estilo na literatura.

Filho de atores, foi órfão muito cedo, sendo adotado por uma família de Virgínia. Poe teve uma boa educação e entrou para a Universidade de Charlotesville na Academia de West Point. Embora fosse bom aluno, era indisciplinado.

Poe enfrentou problemas de ordem familiar depois da morte de sua mãe adotiva e do casamento de seu pai com uma jovem, o que fez com que não tivesse direito aos bens .

Os poemas e contos de Poe eram destaque nos EUA. Chegou a ganhar concursos literários, como o da revista "Southern Literary Messager", cujo dono, Thomas White, o convidou para dirigir a publicação. Porém, por conta de seus problemas com o alcoolismo, Poe corta os laços profissionais com White.

Casou-se com Virginia Clemm, mas com a sua morte, leva às últimas conseqüências o seu já existente problema de alcoolismo.

Suas obras foram um marco para a literatura norte-americana contemporânea, com destaque para o seu mais famoso poema, “O Corvo” (1845), “Annabel Lee” (1849) e o “Histórias Extraordinárias” (1837), uma coleção de contos que influenciaram várias gerações de escritores de livros de suspense e terror.

Poe Morreu em decorrência do álcool, com apenas 40 anos de idade.

 

 

  

 

A CARTA ROUBADA  

A MÁSCARA DA MORTE ESCARLATE 

A QUEDA DA CASA DE USHER 

BERENICE

LEONOR 

MANUSCRITO ENCONTRADO NUMA GARRAFA 

METZENGERSTEIN 

O BARRIL DE AMONTILADO 

O CORVO 

O GATO PRETO 

O POÇO E O FUNDO 

O REI PESTE 

O RETRATO OVALADO 

SILÊNCIO 

SOMBRA    

UMA DESCIDA NO MAELTRON

WILLIAM WILSON 

 

 

Carlos Cunha  Arte & Produção Visual