Sites Grátis no Comunidades.net
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

  

 

Planeta Criança



Poesia & Contos Infantis

 

 

 


Franz Kafka
Franz Kafka

Franz Kafka

 

 

Franz Kafka foi um escritor tcheco, de língua alemã. Considerado um dos principais escritores da Literatura Moderna. Suas obras retratam a ansiedade e a alienação do homem do século XX.

Franz Kafka nasceu em Praga, na época do Império austro-húngaro, atual República Tcheca, no dia 3 de julho de 1883. Filho de Hermann Kafka, rico comerciante, de família judia, e de Julie Kafka. Cresceu sob a influência das culturas judia, tcheca, e alemã. Já na adolescência revelou-se socialista e ateu. Estudou Direito em Praga, concluindo o curso em 1906.

Trabalhou numa companhia de seguro e dedicou-se à literatura. Influenciado pela severidade do pai, que marcou profundamente sua obra, tornou-se isolado e rebelde. Fez parte da chamada Escola de Praga. Participou de reuniões com grupos anarquistas.

Em 1917 foi obrigado a afastar-se do trabalho devido à tuberculose. Escreveu em alemão toda a sua obra, a maior parte publicada postumamente. Seu estilo é marcado pelo realismo, pela crueza e pelo detalhamento com que descreve situações incomuns, como na obra "O Processo", de 1925, cujo personagem principal é preso, julgado e executado por um crime que desconhece.

Em seus livros, é constante o confronto entre os personagens e o poder das instituições, demonstrando a impotência e a fragilidade do ser humano. Escreveu ainda "A Metamorfose", publicada em 1916, e "O Castelo" em 1926. Engajou-se nessa época no movimento sionista.

Franz Kafka faleceu em Klosterneuburg, Áustria, no dia 3 de junho de 1924.

 

 

A METAMORFOSE 

O JEJUADOR  

O PROCESSO  

UM MÉDICO DE ALDEIA

 

Carlos Cunha  Arte & Produção Visual