Sites Grátis no Comunidades.net
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

  

 

Planeta Criança



Poesia & Contos Infantis

 

 

 


Friedrich Engels
Friedrich Engels

Friedrich Engels

 

 

(Friedrich ou Frederick Engels; Barmen, Reno, 1820-1895, Londres) líder Socialista alemão e pensador. Ele nasceu em uma família abastada, conservadora e religiosa, proprietário de fábricas têxteis. No entanto, desde que o seu mandato com a Universidade de Berlim (1841-42) estava interessado nos movimentos revolucionários do tempo: relacionados com os hegelianos de esquerda e o movimento jovem de Alemanha.

Enviado para a Inglaterra, à frente dos negócios da família, ele conheceu as condições de vida miseráveis dos trabalhadores do poder industrial mais importante do mundo; mais tarde refletiria as suas observações em seu livro a situação da classe operária na Inglaterra (1845).

Em 1844 ele juntou-se definitivamente socialismo e começou uma amizade duradoura com Karl Marx. Daí em diante, os dois pensadores iria colaborar estreitamente, publicando obras como A Sagrada família (1844), (1844-46) a ideologia alemã e o Manifesto Comunista (1848) juntos.

Embora a primazia na liderança socialista corresponde a Marx, Engels exerceu uma grande influência sobre ele: ele aproximou-se o conhecimento do movimento operário Português e chamou a sua atenção para a crítica da teoria econômica clássica. Também foi ele que, graças à situação económica confortável, que é tido como empreendedor, contribuíram para Marx o apoio económico preciso ficar e escrever o Capital;e chegou a publicar os dois últimos volumes da obra após a morte de seu amigo.

Mas Engels também teve um papel de liderança como teórico e ativista pelo socialismo, apesar do contraditório que a dupla condição de empreendedor e revolucionário foi: pessoalmente, participou da Revolução alemã de 1848-50; Foi Secretário dos primeira internacional dos trabalhadores (IWA) desde 1870; e escritos publicados tão relevantes como o socialismo utópico e socialismo científico (1882), a origem da família, propriedade privada e do estado (1884) ou Ludwig Feuerbach e o fim da filosofia clássica alemã (1888).

Após a morte de Marx em 1883, Engels tornou-se o líder indiscutível da social democracia alemã, o socialismo segundo mundial e internacional, salvaguardando a essencial ideologia marxista, para o qual ele tinha contribuído nuances relativas ao futuro desaparecimento do estado, a dialética e as complexas relações entre a infra-estrutura econômica e superestruturas políticasjurídica e cultural.

No entanto, nos últimos anos de sua vida, ele se afastou de seus primitivos conceitos revolucionários e abriu a porta para um mais socialismo reformista, que continuaria após a morte de Engels, seu colega Eduard Bernstein e que iria impor entre os democratas.

 

 

ANTI-DÜHRING 

Herr Eugen Dühring's Revolution in Science

 

 

Carlos Cunha        Arte & Produção Visual

 

 

Planeta Criança                                                             Literatura Licenciosa