Sites Grátis no Comunidades.net Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

  

 

Planeta Criança



Poesia & Contos Infantis

 

 

 


Friedrich Engels
Friedrich Engels

Friedrich Engels

 

 

(Friedrich ou Frederick Engels; Barmen, Reno, 1820-1895, Londres) líder Socialista alemão e pensador. Ele nasceu em uma família abastada, conservadora e religiosa, proprietário de fábricas têxteis. No entanto, desde que o seu mandato com a Universidade de Berlim (1841-42) estava interessado nos movimentos revolucionários do tempo: relacionados com os hegelianos de esquerda e o movimento jovem de Alemanha.

Enviado para a Inglaterra, à frente dos negócios da família, ele conheceu as condições de vida miseráveis dos trabalhadores do poder industrial mais importante do mundo; mais tarde refletiria as suas observações em seu livro a situação da classe operária na Inglaterra (1845).

Em 1844 ele juntou-se definitivamente socialismo e começou uma amizade duradoura com Karl Marx. Daí em diante, os dois pensadores iria colaborar estreitamente, publicando obras como A Sagrada família (1844), (1844-46) a ideologia alemã e o Manifesto Comunista (1848) juntos.

Embora a primazia na liderança socialista corresponde a Marx, Engels exerceu uma grande influência sobre ele: ele aproximou-se o conhecimento do movimento operário Português e chamou a sua atenção para a crítica da teoria econômica clássica. Também foi ele que, graças à situação económica confortável, que é tido como empreendedor, contribuíram para Marx o apoio económico preciso ficar e escrever o Capital;e chegou a publicar os dois últimos volumes da obra após a morte de seu amigo.

Mas Engels também teve um papel de liderança como teórico e ativista pelo socialismo, apesar do contraditório que a dupla condição de empreendedor e revolucionário foi: pessoalmente, participou da Revolução alemã de 1848-50; Foi Secretário dos primeira internacional dos trabalhadores (IWA) desde 1870; e escritos publicados tão relevantes como o socialismo utópico e socialismo científico (1882), a origem da família, propriedade privada e do estado (1884) ou Ludwig Feuerbach e o fim da filosofia clássica alemã (1888).

Após a morte de Marx em 1883, Engels tornou-se o líder indiscutível da social democracia alemã, o socialismo segundo mundial e internacional, salvaguardando a essencial ideologia marxista, para o qual ele tinha contribuído nuances relativas ao futuro desaparecimento do estado, a dialética e as complexas relações entre a infra-estrutura econômica e superestruturas políticasjurídica e cultural.

No entanto, nos últimos anos de sua vida, ele se afastou de seus primitivos conceitos revolucionários e abriu a porta para um mais socialismo reformista, que continuaria após a morte de Engels, seu colega Eduard Bernstein e que iria impor entre os democratas.

 

 

ANTI-DÜHRING 

Herr Eugen Dühring's Revolution in Science

 

 

Carlos Cunha        Arte & Produção Visual

 

 

Planeta Criança                                                             Literatura Licenciosa