Sites Grátis no Comunidades.net
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

  

 

Planeta Criança



Poesia & Contos Infantis

 

 

 


Johann Wolfgang Von Goethe
Johann Wolfgang Von Goethe

Johann Wolfgang Von Goethe

 

 

Goethe foi um escritor alemão e autor de "Fausto", poema trágico, obra prima da literatura alemã. Foi filósofo e cientista. Fez parte, junto com Schiller, Wieland e Herder, do "Classicismo de Weimar"(1786-1805), período do apogeu literário na Alemanha.

Goethe nasceu em Frankfurt am Main, Alemanha, em 28 de agosto de 1749. Filho do juíz Johann Gaspar Goethe e de Catharina Elisabeth Goethe, rica e culta família alemã. Cresceu em meio aos livros da biblioteca de seu pai, que possuía mais de 2000 volumes. Educados por tutores, recebeu aulas de inglês, francês, italiano, grego e latim. Estudou ciências, religião e música.

Em 1765, iniciou o curso de Direito da Universidade de Leipzig. Levando uma vida boêmia e pouco interessado nas aulas da faculdade, em 1768 foi acometido de tuberculose e retornou à casa dos pais. Escreveu nessa epoca suas primeiras poesias. Sua obra é frequentemente inspirada por fatos de sua vida. Em 1770, foi para Estrasburgo, Alsácis, onde voltou ao curso de Direito. Nessa época conheceu Herder, filósofo e escritor alemão, que lhe influenciou na leitura de Shakespeare, Homero e Ossian. Em 1771, licenciou-se em Direito. Nesse ano publicou "O Cavaleiro da Mão de Ferro".

A paixão pela filha de um pastor resultou em uma série de poesias líricas. Em 1972 foi para Wetzlar, no estado de Hessen, trabalhar na corte da justiça imperial. O amor por Charlotte Buff, noiva de um amigo, deu origem a obra pré-romântica "Os Sofrimentos do Jovem Werther" (1774), que terminou com o suicídio do personagem principal. O grande sucesso do livro na Europa o tornou conhecido mundialmente.

Ainda em 1774, foi nomeado ministro do ducado de Weimar, onde se fixou. Nesse período escreveu "Prometheus", "Ganymed", Mahomets Gesang" "Stella" e deu início a sua obra prima "Fausto". Estudou e fez pesquisas na área de Ciências Naturais. Em 1784, descobriu o "intermaxillare", osso do corpo humano desconhecido pelos anatomistas, e elaborou teses que antecipam a Teoria Darwinista.

Em 1786, foi a Roma, onde transformou em versos a tragédia grega "Ifigênia em Táuride" (1787). Em 1806, casou-se com Christiane Valpius. Escreveu cenas de "Fausto", obra do romantismo, que começou em 1774 e só concluiu em 1830. Com Fausto, que vende a alma ao diabo em troca de saber e bens, faz uma metáfora da vida humana.

Johann Wolfgang Von Goethe morreu em Weimar, Alemanha, no dia 22 de março de 1832.

 

OS SOFRIMENTOS DO JOVEM WERTHER

 

Carlos Cunha  Arte & Produção Visual