Sites Grátis no Comunidades.net
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

  

 

Planeta Criança



Poesia & Contos Infantis

 

 

 


Kálmam Mitsáth
Kálmam Mitsáth

 

Kálmam Mitsáth

 

 

Narrador, jornalista e político húngaro, Kálmán Mitsáth nasceu em Szklabonya (Eslováquia) em 1847 e morreu em Budapeste em 1910. Criador de um estilo pessoal que, a partir de um certo lastro romântico, alturas de verismo realista temperado de excelente humor, perfeitamente refletida nas  formas de vida de seus conterrâneos e tornou-se uma das vozes mais proeminentes de cartas em húngaro do final do século XIX e início do século seguinte.

Muito interessado em todo o conhecimento humanístico, frequentou estudos avançados em direito na Universidade de Budapeste, onde graduou-se disposto a empreender uma bem sucedida carreira política que permitiu-lhe ocupar cargos na função pública em seu país, até que, em 1887, foi eleito deputado. Além disso, sua presença constante na rotação de revistas de sua nação permitiram-lhe parar, assumindo a Presidência da sociedade de jornalistas da Hungria. Este papel em todos os círculos intelectuais de seu povo foi reforçado com a sua eleição como membro da Academia das Ciências.

 

 

A MOSCA VERDE E O ESQUILO AMARELO

 

 

Carlos Cunha  Arte & Produção Visual