Sites Grátis no Comunidades.net
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

  

 

Planeta Criança



Poesia & Contos Infantis

 

 

 


Máximo Gorki
Máximo Gorki

Máximo Gorki

 

 

Pseudônimo de Alexei Maximovich Peshkov - Nijni-Novgorod, 1868 - Moscou, 1936. Escritor e dramaturgo russo, mestre do realismo e considerada uma das personalidades mais relevantes da cultura e da literatura de seu país.

Após a morte de seu pai, quando tinha quatro anos de idade, Gorki mudou-se para viver com a família de seu avô, vem menos pobreza às vezes no boêmios ambientação e ribeirinhos. Neste mundo de sua infância, que marcou decididamente é magistralmente recriado em minha infância (1913-1914), primeira parte de sua trilogia autobiográfica.

Gorki é considerado um modelo de escritor autodidata. Aos onze anos, ele deixou a casa do seu avô e embarcou em uma vida cheia de aprendizagem incompleta, as navegações longas ao longo do rio Volga e inúmeras viagens para o sul da Rússia e a Ucrânia, que será o tema de meus universidades também autobiográfico (1923). Sucesso literário veio após a publicação do conto Makar Chudra em 1892, que combina uma brilhante descrição da natureza com um rico fluxo narrativo interno para abordar a questão da dignidade humana e da liberdade de forma romântica ultra e folclorista.

O título mais importante neste turno proletário é A Mãe (1907), escrito durante uma viagem aos Estados Unidos para recolher fundos para a causa bolchevique. O romance conta a história de uma mãe que adota a causa do socialismo como uma espécie de religião, quando o filho dele, um ativista político, é preso. Elogiado por Lenin, com entusiasmo, ele adquiriu uma reputação injustificada durante o período soviético, como um exemplo do triunfo inevitável de idéias comunistas.

 

 

  M Ã E

 

 

  ... o encontro dos maiores autores da Literatura Mundial