Sites Grátis no Comunidades.net Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

  

 

Planeta Criança



Poesia & Contos Infantis

 

 

 


Máximo Gorki
Máximo Gorki

Máximo Gorki

 

 

Pseudônimo de Alexei Maximovich Peshkov - Nijni-Novgorod, 1868 - Moscou, 1936. Escritor e dramaturgo russo, mestre do realismo e considerada uma das personalidades mais relevantes da cultura e da literatura de seu país.

Após a morte de seu pai, quando tinha quatro anos de idade, Gorki mudou-se para viver com a família de seu avô, vem menos pobreza às vezes no boêmios ambientação e ribeirinhos. Neste mundo de sua infância, que marcou decididamente é magistralmente recriado em minha infância (1913-1914), primeira parte de sua trilogia autobiográfica.

Gorki é considerado um modelo de escritor autodidata. Aos onze anos, ele deixou a casa do seu avô e embarcou em uma vida cheia de aprendizagem incompleta, as navegações longas ao longo do rio Volga e inúmeras viagens para o sul da Rússia e a Ucrânia, que será o tema de meus universidades também autobiográfico (1923). Sucesso literário veio após a publicação do conto Makar Chudra em 1892, que combina uma brilhante descrição da natureza com um rico fluxo narrativo interno para abordar a questão da dignidade humana e da liberdade de forma romântica ultra e folclorista.

O título mais importante neste turno proletário é A Mãe (1907), escrito durante uma viagem aos Estados Unidos para recolher fundos para a causa bolchevique. O romance conta a história de uma mãe que adota a causa do socialismo como uma espécie de religião, quando o filho dele, um ativista político, é preso. Elogiado por Lenin, com entusiasmo, ele adquiriu uma reputação injustificada durante o período soviético, como um exemplo do triunfo inevitável de idéias comunistas.

 

 

  M Ã E

 

 

  ... o encontro dos maiores autores da Literatura Mundial