Sites Grátis no Comunidades.net
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

  

 

Planeta Criança



Poesia & Contos Infantis

 

 

 


Voltaire
Voltaire

Voltaire

 

 

Voltaire (1694-1778) foi um filósofo francês, grande representante do movimento iluminista na França, juntamente com Rousseau e Montesquieu.

François Marie Arouet era seu nome de batismo. Veio de uma família burguesa e adquiriu sólidos estudos com os jesuítas no colégio de Clermont.

Voltaire também escreveu poemas, o que lhe causou muitos problemas por conta do teor irônico de seus escritos contra os governantes, sendo preso na bastilha durante um ano. Quando libertado, foi para a Inglaterra, onde conheceu poetas como Pope e Young, e tomou contato com as ideias sobre a liberdade política inglesa.Dessa experiência resultou o livro “Cartas Filosóficas”(1734), publicado na França e Inglaterra.

Voltaire teve muitas amantes, entre elas, a marquesa de Chatelet, Emile de Bretiul, que pode ter-lhe inspirado a escrever algumas novelas irônicas como "O Filho Pródigo"O Mundano" e ”Cândido", essa última, uma crítica aos seus opositores. Entre as tragédias, destaca-se “Tancredo”(1760); dos contos filosóficos, importante é “O ingênuo” (1767), no qual tratava dos abusos políticos; No “Tratado Sobre a Tolerância" (1763) discorreu elogios sobre a razão.

Voltaire era grande defensor do progresso tecnológico e da ciência. Criticava veementemente a aristocracia, a Igreja Católica e os dogmas religiosos. Porém, arrependeu-se no fim da vida, escrevendo um artigo na revista francesa Correpondance Littérairer, Philosophique et Critique, onde retomava à fé cristã.

Morreu em 1778, no mesmo ano em que foi iniciado Maçom.

 

Contos

 

AVENTURA DA MEMÒRIA

 

SONHO DE PLATÃO

 

MEMNON, O FILÓSOFO

 

O CARREGADOR ZAROLHO

 

PEQUENA DIGRESSÃO

 

AVENTURA INDIANA TRADUZIDA PELO IGNORANTE

 

COSI SANCTA - UM PEQUENO MAL POR UM BEM

 

CARTA DE UM TURCO SOBRE

OS FAQUIRES E O SEU AMIGO BABABEC

 

ELOGIO HISTÓRICO DA RAZÃO

PRONUNCIADO EM UMA ACADEMIA DE PROVÍNCIA

 

Obras Completas

 

A Princesa de Babilônia

 

Zadig

 

O Touro Branco

 

As Cartas de Amabed

 

Cândido

 

Dicionário Filosófico

 

O Homem dos Quarenta Escudos

 

O Ingênuo

 

História de Jenni

 

Micrômegas

 

O Mundo Como Está

 

Os Ouvidos do Conde de Chesterfield e o Capelão Goudman

 

 

 Carlos Cunha  Arte & Produção Visual