Sites Grátis no Comunidades.net Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

  

 

Planeta Criança



Poesia & Contos Infantis

 

 

 


Voltaire
Voltaire

Voltaire

 

 

Voltaire (1694-1778) foi um filósofo francês, grande representante do movimento iluminista na França, juntamente com Rousseau e Montesquieu.

François Marie Arouet era seu nome de batismo. Veio de uma família burguesa e adquiriu sólidos estudos com os jesuítas no colégio de Clermont.

Voltaire também escreveu poemas, o que lhe causou muitos problemas por conta do teor irônico de seus escritos contra os governantes, sendo preso na bastilha durante um ano. Quando libertado, foi para a Inglaterra, onde conheceu poetas como Pope e Young, e tomou contato com as ideias sobre a liberdade política inglesa.Dessa experiência resultou o livro “Cartas Filosóficas”(1734), publicado na França e Inglaterra.

Voltaire teve muitas amantes, entre elas, a marquesa de Chatelet, Emile de Bretiul, que pode ter-lhe inspirado a escrever algumas novelas irônicas como "O Filho Pródigo"O Mundano" e ”Cândido", essa última, uma crítica aos seus opositores. Entre as tragédias, destaca-se “Tancredo”(1760); dos contos filosóficos, importante é “O ingênuo” (1767), no qual tratava dos abusos políticos; No “Tratado Sobre a Tolerância" (1763) discorreu elogios sobre a razão.

Voltaire era grande defensor do progresso tecnológico e da ciência. Criticava veementemente a aristocracia, a Igreja Católica e os dogmas religiosos. Porém, arrependeu-se no fim da vida, escrevendo um artigo na revista francesa Correpondance Littérairer, Philosophique et Critique, onde retomava à fé cristã.

Morreu em 1778, no mesmo ano em que foi iniciado Maçom.

 

Contos

 

AVENTURA DA MEMÒRIA

 

SONHO DE PLATÃO

 

MEMNON, O FILÓSOFO

 

O CARREGADOR ZAROLHO

 

PEQUENA DIGRESSÃO

 

AVENTURA INDIANA TRADUZIDA PELO IGNORANTE

 

COSI SANCTA - UM PEQUENO MAL POR UM BEM

 

CARTA DE UM TURCO SOBRE

OS FAQUIRES E O SEU AMIGO BABABEC

 

ELOGIO HISTÓRICO DA RAZÃO

PRONUNCIADO EM UMA ACADEMIA DE PROVÍNCIA

 

Obras Completas

 

A Princesa de Babilônia

 

Zadig

 

O Touro Branco

 

As Cartas de Amabed

 

Cândido

 

Dicionário Filosófico

 

O Homem dos Quarenta Escudos

 

O Ingênuo

 

História de Jenni

 

Micrômegas

 

O Mundo Como Está

 

Os Ouvidos do Conde de Chesterfield e o Capelão Goudman

 

 

 Carlos Cunha  Arte & Produção Visual