Sites Grátis no Comunidades.net
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

  

 

Planeta Criança



Poesia & Contos Infantis

 

 

 


Wells, H.G.
Wells, H.G.

H. G. Wells

 

 

   H(erbert) G(eorge) Wells nasceu a 21 de setembro de 1866, em Bromley, no Condado de Kent, situado em frente ao Canal da Mancha, tendo ao norte a foz do Tâmisa, uma região que aparecerá freqüentemente nas suas histórias. De família modesta, começou a trabalhar cedo e, para estudar, foi obrigado a grandes sacrifícios, que lhe valeram uma fraqueza pulmonar. Lecionava para custear seus estudos; entre seus professores o biólogo Thomas H. Huxley teve influência decisiva na sua orientação científica. Obrigado, pela doença, a uma vida sedentária, e necessitando prover ao seu sustento, passou a escrever, inicialmente, trabalhos didáticos, depois romances e contos. Entre 1895 e 1900, produziu uma série de "romances científicos" que lhe trouxeram imediata consagração e mudaram os rumos de sua vida: A Máquina do Tempo, A Guerra dos Mundos, O Homem Invisível e A Ilha de Dr. Moreau são desse período. Lançou também vários volumes de contos, com algumas obras-primas do gênero como "A Ilha do Epíomis", "A Estrela", "O Ovo de Cristal", "A Maçã"e "O País dos Cegos".

   Nos anos subseqüentes, dedicou-se de preferência a romances de cunho social e político, sobretudo para defender suas idéias arraigadamente socialistas e pacifistas, o amor livre e a união da humanidade. Avistou-se com alguns dos grandes líderes de seu tempo, entre eles Lênin, Roosevelt e Stálin. Na maturidade, embora continuasse escrevendo ficção, publicou numerosos ensaios históricos, políticos e filosóficos, cada vez mais preocupado com os destinos do mundo. Em 1929 aparece A Ciência da Vida, obra monumental, feita em colaboração com Julian Huxley. Em 1934, saem os dois primeiros volumes de sua autobiografia. Ao falecer, em 13 de agosto de 1946, era considerado, com razão, um dos escritores mais influentes de seu tempo e um dos mais lidos de toda a literatura inglesa.

 

 

 

A ILHA DO DR. MOREAU

A GUERRA DOS MUNDOS

A MÁQUINA DO TEMPO

O ALIMENTO DOS DEUSES

O HOMEM INVISÍVEL 

 

 

 

  ... o encontro dos maiores autores da Literatura Mundial