Sites Grátis no Comunidades.net
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

  

 

Planeta Criança



Poesia & Contos Infantis

 

 

 


Yoshimura, Akira
Yoshimura, Akira

Akira Yoshimura

 

 

Nascido em 1927, Akira Yoshimura é um dos principais escritores do Japão. É autor premiado de mais de vinte livros, um dos quais, A Enguia (Unagi), adaptado com sucesso para o cinema. Naufrágios é seu primeiro romance lançado no Brasil.

Assinado por um dos maiores nomes da literatura japonesa atual, este romance foi também aclamado pela crítica ocidental, que o classificou como um poderoso conto de terror, nos moldes dos clássicos góticos.          

Naufrágios, porém, é muito mais que uma história arrepiante: é um retrato da miséria e da crueldade, ou da crueldade que deriva da absoluta miséria. Elegante, Yoshimura descreve situações altamente dramáticas numa linguagem simples, seca, contida.

A ação se passa no Japão medieval, numa aldeia de pescadores. Muitos dos moradores do lugar vendem-se, a si e a seus familiares, como escravos por período determinado; é o que fez o pai do pequeno Isaku, deixando para o garoto a incumbência de sustentar a mãe e os três irmãos menores. Convivendo com a fome e a morte, Isaku tem de crescer rápido; o reconhecimento de sua maturidade vem quando ele é designado para cuidar do fogo que alimenta os grandes caldeirões onde os moradores da aldeia destilam sal. O menino sente-se honrado.

A atividade do sal tem uma função crucial no povoado: as chamas atraem os barcos da costa, que batem nos rochedos e naufragam lentamente, fornecendo víveres para a aldeia faminta; os moradores não hesitam em matar os tripulantes.

Quando, após muito tempo de penúria, uma nova embarcação surge no horizonte, Isaku acredita que terá dias de fartura. Ávidos, os pescadores alcançam o barco e deparam-se com uma cena aterrorizante: todos os passageiros estão mortos, os corpos cobertos de pústulas. É o começo do fim - do menino, de sua família, de toda a aldeia.

 

 

NAUFRÁGIOS

 

 

  ... o encontro dos maiores autores da Literatura Mundial