Sites Grátis no Comunidades.net
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

  

 

Planeta Criança



Poesia & Contos Infantis

 

 

 


Proust, Marcel
Proust, Marcel

Marcel Proust

 

 

Marcel Proust, filho do médico Dr. Adrien Proust, e de sua esposa Jeanne Weil, de origem judia, nasceu em Paris a 10 de julho de 1871. De compleição frágil, asmático desde os nove anos, a mãe o cercou de cuidados excessivos na infância. Fez seus estudos no Liceu Condorcet, entre 1882 e 1889, e depois estudou Direito e Ciências Políticas. Colaborou no jornal do liceu, La Revue Lilas (A Revista Lilás), e principiou a freqüentar os salões da Sra. Émile Straus e da Sra. Madeleine Lemaire à mesma época.

            Publicou seus primeiros trabalhos literários nas revista Le banquet (O Banquete), de que foi um dos fundadores, e Littérature et critique (Literatura e Crítica), no ano de 1892.

            Estreou em livro em 1896 com Les Plaisirs et les jours (Os Prazeres e os Dias). O volume foi prefaciado pelo escritor Anatole France, com ilustrações de Madeleine Lemaire e música de Reynaldo Hahn. Era uma miscelânea de crônicas, contos, poemas em verso e prosa; embora as peças já mostrassem algo do futuro escritor de Em Busca do Tempo Perdido, revelavam sobretudo a influência de Anatole France e um certo simbolismo decadentista, próprio da época.

            De qualquer modo, a questão do tempo e das inversões sexuais já se tornam suas principais preocupações. Entre 1895 e 1899, Proust escreveu um longo romance, Jean Santeuil, que deixou inacabado e só foi publicado em 1952. Neste esboço de Em Busca do Tempo Perdido, já estão delineados não só aspectos de sua obra-prima como até cenas inteiras retomadas posteriormente. Mas Proust ainda não é o analista profundo que se revelará depois. Está apenas tateando o assunto e a linguagem. O descobrimento da obra do ensaísta e esteta inglês John Ruskin (1819-1900) foi fundamental: Proust traduziu a Bíblia de Amiens deste, e assumiu o gosto de Ruskin pelas catedrais góticas-cuja arquitetura basicamente simétrica lhe dará a estrutura de sua obra-prima.

 

 

Em Busca do Tempo Perdido

 

NO CAMINHO DE SWANN

A SOMBRA DAS MOÇAS EM FLÔR

O CAMINHO DE GUERMANTES

SODOMA E GOMORRA

A PRISIONEIRA

A FUGITIVA

O TEMPO RECUPERADO

 

 

  ... o encontro dos maiores autores da Literatura Mundial