Sites Grátis no Comunidades.net
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

  

 

Planeta Criança



Poesia & Contos Infantis

 

 

 


Fiodor Dostoiévski
Fiodor Dostoiévski

Fiodor  Dostoiévski

 

 

As obras do romancista russo Dostoiévski foram  das mais fluentes de seu tempo e a que mais fascínio despertou, quer pelos conflitos de seus personagens quer por seus temas invulgarmente complexos e, sobretudo, pela intensidade passional da ação que se desenrola em seus enredos.

Fiodor Mikhaílovitch Dostoiévski nasceu em Moscou em 11 de novembro (30 de outubro segundo o calendário juliano) de 1821. Mikhail Andreievitch, seu pai, era médico do Hospital dos Pobres, onde residia com a mulher, Maria Fiodorovna Netchaiev. O futuro escritor cresceu nesse ambiente. Em 1831 a família mudou-se para Tula, perto de Moscou, onde Fiodor e seus quatro irmãos desfrutaram de vida mais livre do autoritarismo paterno.

Começava nessa época a projetar-se nos meios culturais e a freqüentar um círculo de socialistas.

Preso em abril de 1849, em dezembro se viu condenado ao fuzilamento. Já sob a tensão dos preparativos, recebeu a notícia da comutação da pena pelo czar. Lembranças angustiadas desse episódio doloroso povoariam toda sua obra posterior. A sentença foi transformada em exílio na Sibéria, com trabalhos forçados, e Dostoiévski ficou preso na fortaleza de Omsk por quatro anos. Sofreu então o primeiro ataque de epilepsia, doença que o perseguiu por muito tempo. Libertado em 1854, retomou a atividade literária e fundou, com o irmão Mikhail, a revista Vremia, suspensa depois pelo governo.

A prosa de ficção dostoievskiana parece ter percorrido um roteiro inverso ao de sua vida, pois se tornou progressivamente mais intrincada. Seu interesse primordial era traçar um painel realista das paixões e misérias do povo russo.

 

 

 

Coração Debil  

Crime e Castigo  

Humilhados e Ofendidos 

O Eterno Marido

O Idiota

O Senhor Prokhartchin 

O Subsolo

Os Irmãos Karamazov

Uma Árvore de Natal e um Casamento 

Uma Criatura Dócil

Noites Brancas

 

 

 

 

  ... o encontro dos maiores autores da Literatura Mundial