Sites Grátis no Comunidades.net
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

  

 

Planeta Criança



Poesia & Contos Infantis

 

 

 


Pearl S. Buck
Pearl S. Buck

Pearl S. Buck

 

 

PEARL SYDENSTRICKER BUCK nasceu em Hillsboro, Estados Unidos, a 26 de junho de 1892. Ainda criança, foi levada para a China, por seus pais, missionários presbiterianos. Durante os anos que passou em Tchin-kiang, sobre as margens do Rio Yang-tse, não teve contato senão com os filhos de seus vizinhos chineses. Começou a ler Dickens aos 7 anos e a es­crever muito cedo. Seus primeiros trabalhos fora enviados a um jornal de Xangai. Depois, transferiu-se para a América, onde prosseguiu seus estudos, graduando-se no Randolph-Macon Woman's College da Virgínia.

Regressando à China, casou-se, em 1917, com o missionário americano John Lossing Buck, em cuja companhia percorreu durante cinco anos as regiões da China setentrional, sofrendo fome e sob a ameaça de bandoleiros. Mais tarde, passou a lecionar na Universidade de Nanquim.

Seus artigos e histórias sobre a vida chinesa co­meçaram a aparecer em revistas americanas a par­tir de 1923, mas só em 1931, Pearl S. Buck conseguiu tornar-se famosa com a publicação do romance A Boa Terra, em que descreve as lutas dos campone­ses e de suas mulheres-escravas para a conquista da terra e de melhor situação social. Esse romance va­leu-lhe o prêmio Pulitzer de 1932 e foi traduzido para todas as línguas modernas, sendo lançado no Brasil pela Editora Globo. Seguiram-se-lhe Os Filhos de Wang Lung, A Casa Dividida, O Patriota, A Estirpe do Dragão, Debaixo do Céu, Pavilhão de Mulheres, Vozes na Casa. Escreveu também novelas autobio­gráficas, em que conta a vida de seu pai (O Anjo Combatente) e de sua mãe (A Exilada), assim como o notável livro de memórias Minha Vida. Conquis­tou, em 1938, o máximo galardão a que pode aspirar um escritor em nossos dias: o Prêmio Nobel de Literatura.

 

 

   

 

   

   

   

 

 

 

 

  ... o encontro dos maiores autores da Literatura Mundial