Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

  

 

Planeta Criança



Poesia & Contos Infantis

 

 

 


A VASSOURA ATRAS DA PORTA / Eddie Van Feu
A VASSOURA ATRAS DA PORTA / Eddie Van Feu

                                                                                                                                                   

                                                                                                                                                  

 

Biblio VT

 

 

 

 

Você já ouviu a expressão “colocar a vassoura atrás da porta”? É uma tradição popular para espantar visitas chatas. Por algum motivo, acredita-se que colocando a vassoura atrás da porta, as visitas indesejáveis irão embora. Toda superstição tem uma história. Algumas possuem uma origem mística, outras não, e cada região possui as suas. Gato preto, por exemplo, que para alguns dá azar, na França é sinal de sorte. Passar debaixo de escada não dá azar, é apenas uma medida de segurança, pois onde há uma escada, há uma obra e possivelmente alguém lá em cima com martelos e latas de tinta que podem muito bem cair na cabeça do distraído que passar por baixo dela.
Mas antes de espantar uma visita mala com a vassoura, vamos dar uma olhada mais atenta sobre isso. A vassoura atrás da porta veio das antigas tradições européias de bruxaria, hoje conhecida como magia natural e que encontra na Wicca sua vertente mais popular. As antigas bruxas, chamadas de feiticeiras e curandeiras, trabalhavam com instrumentos simples que tinham em casa, como o caldeirão (ou panelas), a varinha (um pedaço de madeira ou graveto) e a vassoura. A vassoura se tornou um símbolo da bruxa e as pessoas acreditavam que essas mulheres poderosas podiam voar montadas em suas vassouras para seus encontros noturnos e demoníacos, os sabats. Os encontros raramente eram demoníacos e as bruxas não voavam montadas em suas vassouras. A maioria eram vizinhas carrancudas, velhinhas ranzinzas ou pessoas míopes que precisavam apertar os olhos para ver melhor, o que dava a impressão de estarem sempre zangadas. Mas isso não quer dizer que a vassoura não tivesse poder.
Mas não é qualquer vassoura. Ela precisa ser devidamente encantada, como qualquer instrumento mágico e não pode ser de plástico. Quando a vassoura é encantada, ela tem o poder de proteger a casa, além de limpar energias negativas, conhecidas como miasmas e larvas astrais. Ela costuma ficar na cozinha ou, preste atenção, atrás da porta, onde pode tomar conta de quem entra. Ela não espanta visitas. Espanta visitas com intenções duvidosas! Há pessoas que frequentam nosso lar que não são o que parecem. Mostram sorrisos, mas por trás há sentimentos nebulosos, como inveja, rancor, desejo de vingança, ciúme, etc. Há também as pessoas que são legais, mas estão mal acompanhadas, espiritualmente falando. A vassoura encantada fica de olho e emite vibrações hostis para esses seres, que são então proibidos de entrar na casa.
Claro que se os seres forem muito poderosos, ou se o dono da casa insiste em convidar aquela pessoa toda hora, a vassoura não poderá fazer muito mais do que deixar a visita desconfortável sem que ela saiba porque. Mas aí nós temos outros métodos, como guardiões, animais de poder, escudos, espadas, símbolos mágicos... Também temos as limpezas místicas que podemos fazer na nossa casa de tempos em tempos para limpar a energia e deixá-la sempre saudável e gostosa.
Há muito a saber sobre sua casa e há muito o que fazer para torná-la cada vez melhor. São métodos simples.Tão simples que eram usados por pessoas comuns no passado e agora essas técnicas voltam às nossas mãos. Seu problema pode não ser visitas inconvenientes. Pode ser vizinhos quizumbeiros, feitiços, problemas financeiros ou de relacionamento, depressão e ansiedade, doenças e obras infindáveis. Não importa o problema. Você pode resolvê-lo. E o melhor lugar pra começar a buscar a solução é na sua própria casa.
Se você tem um teto sobre sua cabeça, saiba que este pode ser o melhor lugar do mundo pra você. Como dizia o Pica-pau, por mais humilde que seja, não há lugar como o lar. Sua casa pode ter problemas de infiltração, não ter a cor que você queria ou não ser tão grande e confortável quanto você gostaria, mas se é a sua casa, se é onde você mora, ela tem muito de você e, como você, tem um potencial infinito para se tornar tudo o que você imaginar. A partir de agora, aprenda a conhecer melhor sua casa e saiba como transformar uma casa infernal num lar ideal. E aí você me convida pra tomar um café com bolo, como nos velhos tempos de nossos avós, quando as casas eram lares e não um lugar cheio de defeitos pra onde a gente fugia depois de um dia cansativo de trabalho, um happy hour e uma noitada com muito barulho.

 



 

 


Capítulo 1

A Casa Monstro


Você se lembra qual foi a última vez que alguém te convidou para tomar um chá com biscoito? Ou para um almoço entre amigos? Possivelmente, se você recebeu esse tipo de convite recentemente, foi de avós ou sogras, pessoas de uma geração em que a casa era mais do que um teto sustentado por paredes.

Hoje, as pessoas combinam saídas. Se encontram em bares, restaurantes, clubes, fazem qualquer coisa para sair de casa. Se alguém confessa que passou ou passará um fim de semana em casa, recebe aquele olhar de piedade dos colegas que parecem pensar “Coitado de fulano!... Está no fundo do poço!... Passou o fim de semana inteiro em casa...”. Se o episódio se repetir, os amigos podem até fazer uma intervenção, tentando resgatar o pobre amigo de sua casa deprimente. O que aconteceu para mudarmos o relacionamento com nossas casas desse jeito? O que exatamente transformou nosso lar em uma simples casa?

Provavelmente nós mesmos. Somos uma sociedade gregária, um jeito mais polido de dizer que somos Maria vai com as outras . Seguimos a moda, obedecemos padrões, fazemos tudo para sermos parte do todo. Assim, nos acostumamos a morar num ovo e passar o maior tempo possível fora de nossas casas.

Mas vamos ser sinceros. A maioria de nós tem motivos genuínos para tentar fugir de casa todo dia. Desarmonia, bagunça, caos e desequilíbrio são apenas algumas das coisas que nos faz querer ficar fora de casa. Mas em determinado momento, temos que voltar. E é quando começamos a ser contaminados por ela. Nossa casa é um reflexo nosso e o inverso é verdadeiro. Você também é reflexo da sua casa.

Uma casa fria e dura é o reflexo de moradores igualmente frios e duros. Uma casa caótica passará confusão mental aos seus moradores. Estamos falando sobre mais do que simples decoração, estamos falando de energia.

Há muitas razões para uma casa se desequilibrar energeticamente. O problema é que quando ela começa a se desequilibrar, parece a gente caindo escada abaixo. Não para. Por isso, precisamos cuidar da energia da nossa casa antes que ela se transforme numa casa monstro. Precisamos diagnosticar os possíveis problemas e saná-los o mais rápido possível, porque quando uma casa vira uma casa monstro, ela sempre termina devorando seus moradores...

 

 

Os problemas mais comuns: Porque uma casa se revolta


A intenção deste livro é fazer você se sentir em casa. Lar é o lugar pra onde você pode voltar quando tudo dá errado e também quando tudo dá certo. É o lugar pra você relaxar e se sentir seguro e confortável, pra receber amigos e reunir sua família. Sua casa deve ser bela, inspiradora, tranquila e feliz. Mas o que acontece quando a casa é um caos de energias? Ela se revolta. Algumas vezes, o morador não tem nada a ver com isso. Mas na maioria das vezes, sempre há uma parcela desse latifúndio que nos cabe...

Como assim? Quer dizer que se sua casa está sugando a energia de tudo que entra a culpa é sua? Talvez seja. Na magia, temos uma lei máxima: semelhante atrai semelhante. É a Lei da Ressonância. Basicamente, ela diz que atraímos situações e pessoas semelhantes a nós. Se vivemos num caos, vamos atrair situações e pessoas caóticas. Se você chega chateado todo dia em sua casa porque pegou trânsito, porque seu chefe é mala ou porque o mundo é mau, está levando pra dentro da sua casa esse tipo de energia negativa e aborrecida. Todos os problemas dos quais você tenta fugir passarão a habitar suas gavetas de cabeceira. A energia de seu lar começa a ficar poluída simplesmente porque você não soube manter o lixo da porta pra fora.

Vamos descobrir aqui como equilibrar as energias do seu lar, como movimentar essas energias e tirar o melhor de cada recanto de sua casa. Você poderá comprar algumas coisas, reformar outras ou simplesmente mudar uns bagulhos de lugar, mas no final, você sentirá a diferença.

 

 

Por que não mudamos?


A ideia de morar num lugar confortável, bonito e que corresponda a todas as nossas expectativas parece ser, constantemente, algo projetado sempre para o futuro. Todos sonham em ter “seu canto”, mas o que mais vemos são pessoas insatisfeitas com seus lares e sem nenhuma perspectiva de mudar isso. Muitas não estão insatisfeitas, mas agem com indiferença quanto ao lugar em que moram. Em ambos os casos, acabamos negligenciando um lugar que deveria ser nossa fortaleza, nosso templo para recarregar as baterias.

Quando nos abrimos para a magia, estamos aprendendo a reconquistar aqueles conceitos básicos de felicidade: harmonia, equilíbrio, saúde, prosperidade, amor, realização e alegria. Sabia que sua casa pode interferir em TUDO isso? Vamos lembrar que estamos tentando resgatar conhecimentos muito antigos que foram atropelados pela era moderna. Vivemos num mundo sintético e prático, fundamentalmente, e acabamos esquecendo que não é bem aquilo que queremos. Somos constantemente influenciados por propagandas, hábitos e ideias alheias que acabam transformando nossa casa em um lugar estranho, frio e, por vezes, até hostil.

Há muitas dicas mágicas interessantes para quem vai construir, comprar ou alugar um imóvel, mas sei que não é o caso da maioria dos leitores. A maioria precisa mesmo é transformar as energias de sua casa, sem precisar demoli-la e construí-la de novo. Assim, esse livro se concentrará em casas que já existam, com todos os seus problemas e esquisitices, dando soluções fáceis, práticas e baratas para ativar seus aspectos positivos. Lembremos também que há casas cujas histórias trazem atrás de si um peso espiritual difícil de ser retirado (casas construídas sobre cemitérios, presídios ou locais que testemunharam crimes violentos, por exemplo). Esse são casos especiais dos quais falaremos adiante. Não é o caso da maioria das pessoas, que enfrentam na verdade simples miasmas, larvas astrais e bloqueios de energia.

 

 

As Larvas Astrais


Você sabe o que são larvas astrais? São fragmentos de energia que assumem com facilidade a forma que desejarem. Basicamente, podem se formar a partir do pensamento (nesse caso, são larvas mentais) ou de emoções. Por isso, é comum que elas surjam em locais que presenciaram muita tensão. São como pedaços de sentimentos que se grudam nas paredes. Nossos olhos físicos não podem ver, mas nós podemos sentir.

Já teve a experiência desagradável de entrar em um lugar que foi palco de cenas fortes, como brigas ou até crimes? É como se algo continuasse ali, espreitando, pronto para aproveitar uma brecha para se alimentar novamente daqueles sentimentos. Esses pedaços, que, se você pudesse ver, pareceriam uma geleca, é que ficam grudados nas paredes. Com o tempo, essas larvas se acumulam, como musgo, e retiram energia das pessoas que frequentam o local. As pessoas começam a se sentir cansadas, desanimadas e não têm disposição para nada. Aí começam a tomar vitaminas, que funcionam enquanto estão na rua, mas assim que pousam novamente no local, sentem o cansaço se abater sobre elas. Isso na melhor das hipóteses.

Larvas astrais tendem a provocar emoções que as alimentem. Se são larvas astrais que se alimentam de tristeza, é este o sentimento que vão provocar em quem se aproximar. Há larvas astrais de todo tipo, incluindo de bons sentimentos, e se parecem com o sentimento que as originou. Há larvas astrais em forma de coração, borboletas, flores, etc... As negativas possuem uma aparência desagradável, enquanto as positivas assumem a forma mais próxima de sua essência.

Assim, você já pode imaginar que, se certas emoções são constantes na sua casa, certamente suas paredes estão repletas de larvas astrais formadas por esses sentimentos e ávidas por se alimentar deles novamente. Semelhante atrai semelhante. Jamais se esqueça disso.

 

 

Espíritos


A presença de espíritos também atrapalha a harmonia de uma casa. Ou não? Peraí, primeiro, vamos estabelecer de que espíritos estamos falando. A princípio, tudo o que não for físico é espírito. Isso vai incluir anjos, fadas, gnomos, animais de poder, dragões e fantasmas. Mas nem todos são prejudiciais. Pelo contrário, alguns espíritos nos ajudam no nosso progresso, nos protegem na nossa estrada e nos aconselham e orientam. Esses espíritos não são negativos. Eles são necessários e nossos amigos. O problema são os espíritos de porco! Eles nos seguem até em casa, entram, sentam no nosso sofá e começam a dar pitaco em nossas vidas. Parecem cunhado. Alguns espíritos já estavam na casa quando você chegou lá e acreditam que você é um invasor. Por isso querem que você saia. Outros espíritos aparecem depois, seja porque acompanharam um membro da família, seja porque foram enviados num pacote...

Pois é, pode acontecer de você receber um Sedex, um pacote. Essa é a forma que dizemos em magia que você recebeu uma bomba, ou seja, um feitiço. No Brasil, a grande maioria dos feitiços se utiliza de seres desencarnados que topam qualquer coisa por uma cachacinha básica.

A origem do espírito tem pouca importância. Se ele foi mandado por um desafeto, se já estava lá ou se foi entrando sem ser convidado porque a porta estava aberta, não importa. Ele tem que sair. Há métodos muito eficazes para nos livrarmos de espíritos negativos, ou frios, como os chamamos (também são muito conhecidos como obsessores). No geral, espíritos frios não devem ficar, porque sugam energia. Além do mais, eles não contribuem com a compra do mês e nem pagam aluguel!

 

 

Elementais


Você já deve ter ouvido falar deles. São fadas, ondinas, nereidas, gnomos, salamandras... Todos nos remetem a seres belos, amigáveis e defensores da natureza. Alguns são belos e amigáveis, mas outros não. Elementais são seres da natureza e também existem em casas, especialmente quando estão em lugares verdes. Quando eles estão bem com a casa e seus moradores, o lar prospera, tem fartura e os animais e pessoas são saudáveis. Quando eles não estão felizes, o leite azeda, a comida estraga, a prosperidade se esvai. E isso é só o começo. A tendência a partir daí é piorar, com efeitos na casa que se parecem muito com poltergeists, como batidas nas paredes, incêndios inexplicáveis e golpes de vento.

O problema com elementais numa casa é geralmente ignorado por alguns motivos simples. A maioria das pessoas não tem noção de que eles realmente existem. Quando as coisas começam a ficar difíceis em casa, acreditam que é simplesmente uma maré de azar, a crise econômica ou que é culpa do governo. Quando os efeitos físicos começam a ocorrer, acreditam então que a casa é assombrada e chamam um padre, um pastor, um grupo de oração. Nada disso funciona, claro, já que elementais são seres da natureza e não atendem a uma linguagem que não é a deles. Por isso em alguns casos um exorcismo padrão ou um grupo de oração surte efeito, mas outras casas se mostram inexorcisáveis, não porque o exorcismo feito não tivesse poder, mas porque estão usando a linguagem errada. Não são fantasmas, são elementais.

Saiba agora um pouco sobre o que o excesso de um elemental pode causar:

 

 


Ondinas: Elementais da água


Os elementais da água agem sobre o lado emocional. A maior parte do corpo do homem é composta por água, assim como o planeta. É natural que essas criaturinhas exerçam um considerável poder sobre nós. Já teve aqueles dias em que você chora sem mais nem menos por uma bobagem? Ou aquele dia em que tudo dá errado e você se mantém tranquilo olhando as nuvens lá fora? Pois é, tudo isso é influência dos elementais da água. O equilíbrio com estes seres traz a serenidade e autocontrole. O desequilíbrio, por outro lado, aumenta a sensibilidade e induz à depressão. Como a água sobre a terra, esses elementais nos ajudam a assimilar as experiências de vida, tornando-as férteis. O reino dos sonhos é muito visitado por ondinas. Quando sonhamos com água em abundância ou temos sonhos muito sensuais, é um indício de que ondinas estão agindo em nossas vidas e que poderemos contar com uma onda de criação e imaginação, além de forte emotividade.


Falta de ligação:

Se estivermos em desequilíbrio com nossa ondina pessoal ou com os elementais da água em geral por falta de ligação, sofreremos uma série de distúrbios psicológicos, emocionais e até psíquicos. A pessoa que sofre essa falta de ligação torna-se um tanto cruel, não tem empatia nem compaixão pelos outros. A intuição desaparece ou a pessoa passa a não confiar mais nela e um terrível medo da dor assombra seus momentos. Pode não acarretar a total perda da sensibilidade, mas o fará parecer frio aos olhos alheios e até antipático. A ruptura com esse equilíbrio harmônico aumenta a presença de toxinas no organismo, pois o elemento água já não flui livremente para desempenhar sua função purificadora.


Excesso de ligação:

Por outro lado, uma ligação exagerada com tais elementais pode nos afogar em emoções, tornando-nos contraditórios nos sentimentos. Nós nos emocionamos com qualquer coisa, fazemos tempestade em copo d’água, exageramos e choramos com propaganda de sabonete. É como se vivêssemos numa constante TPM e as pessoas à nossa volta ficam muito confusas a nosso respeito. A retenção de água no organismo é um bom indício físico de que isto está acontecendo. Quando isso acontece, passamos a maior parte do tempo perdidos em nossos pensamentos. A imaginação torna-se muito mais acentuada e nossos sentimentos se tornam extremados. O excesso do elemento água nos torna compulsivamente passionais (somos capazes de lutar até a morte pelo último bolinho!), além de gerar exagerada sensualidade, medo e isolamento. Passamos a dedicar grande parte do tempo a anseios e delírios emocionais, em detrimento de ações concretas. Disso resulta a sensação de vulnerabilidade. Escritores e artistas não podem ter pouca energia das ondinas em sua vida, pois perderiam a imaginação, mas devem controlar este elemento ou podem ficar malucos e deprimidos.


Equilíbrio perfeito:

Através dos elementais da água entramos em contato com nossos sentimentos e emoções mais profundas e despertamos para a unicidade da criação. Elas são capazes de nutrir nossa capacidade de sustento e suprimento e nos ensinam a lidar com emoções, acentuando a compaixão e o poder de cura. Por causa de sua natureza fluídica, a melhor maneira de controlar as ondinas é por meio da firmeza.


Na casa:

Em geral, sentimos o excesso ou carência de um elemento num local pela maneira como este local influencia as pessoas. Uma casa com excesso de elemento água torna as pessoas que a habitam muito emotivas, preguiçosas, sensuais e muito ligadas aos prazeres pessoais, como comer e dormir. Uma casa com falta deste elemento torna seus moradores frios e distantes, impassíveis diante das necessidades alheias e inclinados à apatia e ao excesso de rigidez. Lugares assim não inspiram as pessoas à criação e imaginação, fazendo com que dêem murro em ponta de faca, insistindo em agir sempre da mesma maneira e não encontrando soluções para os problemas por causa de sua inflexibilidade.

Quando o desequilíbrio já é grande numa casa, ela pode apresentar umidade, problemas com infiltração e tendência a alagamento. Quando isso acontece, revela excesso da energia do elemento água e deve ser combatido com o elemento contrário (Terra). Sua carência num lar acarreta falta de água e problemas relacionados a isso.

 

 


Salamandras: Elementais do Fogo


Responsáveis pelo calor, pela iluminação, pelas explosões e pelo funcionamento dos vulcões, elas habitam toda parte, sendo intensas no subsolo e no interior do organismo. É sempre bom lembrar que o ser humano é um espelho do planeta e nosso relacionamento com os elementos é parecido com o relacionamento que o planeta tem com eles.

Existe um pequeno lagarto chamado salamandra, mas não devemos confundi-lo com os elementais do fogo. O movimento serpenteante dos elementais dentro das chamas lembravam o rabo de um lagarto e por isso às vezes são representados como esses animais.

As salamandras são responsáveis por despertar poderosas correntes emocionais no homem. São elas que dão aquele famoso brilho em idealistas, empreendedores, pessoas valentes que almejam ardentemente alguma coisa. Os elementais do fogo alimentam a chama do idealismo espiritual e da percepção. Sua energia, assim como o fogo, pode ser usada tanto para a destruição como para a construção. Depende de como cada um irá usar sua força.

Trabalhamos com os elementais do fogo através do calor, do fogo e das chamas, seja a chama de uma vela, sejam chamas etéreas, seja a luz do Sol. São muito eficientes nos trabalhos de cura, ajudando a desintoxicar o organismo, especialmente em situações críticas. Mas devem ser contatadas com muito cuidado, pois são de difícil controle. Quando a cura está próxima, há salamandras presentes, como que atiçando a faísca da vida, através da saúde.

Enquanto as ondinas ajudam a cuidar de nossos corpos, os elementais do fogo ajudam na preservação de nosso corpo espiritual, sendo as intensificadoras da fé, da espiritualidade elevada e do entusiasmo, ajudando no discernimento, pois é muito fácil corromper um sentimento, especialmente um tão poderoso como a fé.

Assim como cada um de nós é acompanhado durante a vida por uma ondina, uma salamandra foi designada para nos acompanhar também. Ela ajuda na manutenção do corpo físico, mantém a temperatura adequada do corpo, estimula o metabolismo orgânico e ajuda a circulação. Um dos sintomas de uma salamandra preguiçosa ou com problemas é o lento metabolismo do corpo. É possível que pessoas com metabolismo lento sintam os outros sintomas de desequilíbrio da salamandra, como falta de entusiasmo e ceticismo exacerbado.


Falta de ligação:

Quando perdemos a ligação com nossa salamandra pessoal, perdemos também a ligação com os outros elementais do fogo, já que é nosso elemental pessoal que faz a ligação com os outros habitantes do reino. Sentimos então falta de ânimo, um horrível esmorecimento diante da vida, pessimismo e falta de fé de que as coisas vão mudar. Simplesmente não conseguimos nos levantar do sofá, nem pra mudar de canal, pois nos falta energia, combustível. Sem ânimo, tudo fica muito mais difícil.


Excesso de ligação:

Conectar-se demais com as salamandras assemelha-se a aproximar-se do fogo para se aquecer e perder a noção de que ele também queima. Pessoas com excesso de conexão com esses elementais perdem o auto controle, ficam irrequietas, impacientes, ansiosas e se tornam insensíveis. Podem se entregar a um excesso de atividade que leva ao desgaste físico e mental. Lembre-se de que nada demais presta. Devemos sempre nos manter em equilíbrio, mesmo quando parece tentador se entregar ao entusiasmo. O excesso deste elemento torna você uma bomba ambulante, prestes a estourar com o marido, a esposa, o açougueiro e a mulher do cozinheiro.


Equilíbrio perfeito:

Uma boa conexão e relacionamento com nossa salamandra pessoal estimula a franqueza e a vitalidade. Além de nos ajudar a desenvolver vontade própria e firmeza no que dizemos e sentimos, dando-nos determinação e força de vontade, elas alimentam nossa auto-estima. Uma pessoa com baixa auto-estima atrai para si e para os outros uma série de problemas, que seriam facilmente resolvidos se ela simplesmente se desse conta de que o problema (e a solução) residem nela mesma e não nos outros. As salamandras também ajudam a manter as aspirações em alta e nos impulsionam a fazermos diferença no contexto em que vivemos.

As salamandras são os elementais mais difíceis de controlar e compreender e, justamente por isso, é muito complexa a harmonização com elas. Um bom começo é parar de lutar contra o que não podemos mudar ou contra o que não temos controle e aceitar as coisas como elas são. Comece com as pessoas. Algumas pessoas insistem em mudar tudo à sua volta ao invés de simplesmente aceitar e amar as pessoas como elas são. Conquiste essa postura mais calma e tranquila em relação à vida e já estará mais próximo de conquistar a harmonia com as salamandras. Em rituais, aja serenamente e com tranquilidade. Se você é do tipo que explode fácil, deve cultivar a calma em todas as áreas da vida. Você deve controlar as salamandras e não o contrário.

Salamandras adoram música, como a maioria dos elementais, e sentem-se fortemente atraídas por ela, especialmente quando está sendo composta. Sua energia é vibrante e quem aprender a controlá-las produzirá obras artísticas com rapidez e habilidade. Compositores, escritores, poetas e artistas em geral devem cultivar um bom relacionamento com as salamandras, para uma melhor produção e um melhor resultado. Nossa salamandra pessoal também fortalece nossa aura e nos ajuda a reconhecer as forças invisíveis que atuam em nossas vidas.


Na casa:

Salamandras em desequilíbrio numa casa são um pesadelo! As pessoas que passam muito tempo em um lugar com excesso deste elemento são explosivas, brigam por qualquer coisa, gritam e agem como loucas. Literalmente! Muitas vezes, o excesso de fogo torna as pessoas malucas, casos de internação imediata mesmo! Elas também se tornam muito impulsivas, fazendo as coisas sem pensar e, claro, cometendo muitos erros. A casa geralmente apresenta um clima quente e é propensa a acidentes com fogo, curtos-circuitos, pequenos e grandes incêndios, além de ser excessivamente quente. Quando há carência desse elemento numa casa, ela se torna muito fria e escura e seus habitantes se tornam manipuláveis, lentos, sem energia e sem disposição para fazer nada.

 

 


Silfos: Elementais do Ar


Os silfos são seres belos e etéreos, habitantes do ar. Ficaram populares como fadas e por vezes são confundidos com anjos. Como tudo na natureza, estão tanto na brisa leve quanto no furacão que devasta cidades.

Sintonizar com os silfos é fundamental para nosso equilíbrio. Precisamos do ar em todos os sentidos. A maioria dos silfos vivem no ar. Alguns são evoluídos e trabalham para criar correntes de ar necessárias à vida na Terra. Muitos silfos desempenham funções específicas ligadas à atividade humana, como no alívio de dores e sofrimento e no estímulo da inspiração e criatividade. Acredita-se que eles sejam os responsáveis no apoio às crianças que desencarnam e, os mais preparados, atuam como anjos, o que facilita a confusão entre eles.

Cada um de nós recebe um silfo que nos acompanha ao longo da vida. Sua função é conservar e desenvolver o corpo, além de estimular o crescimento dos processos mentais. Lembremos do poder de nossos pensamentos! Os silfos ajudam a conferir esse poder e são eles que nos estimulam a aprender coisas novas e a nos inspirarmos. Além de trabalharem para elevar nossos pensamentos e aumentar nossa inteligência, atuam no equilíbrio entre raciocínio e intuição.

No plano físico, nosso silfo pessoal atua em nosso relacionamento com o ar, tanto no corpo quanto no meio ambiente. A poluição e a fumaça alteram a aparência do silfo e afetam seu trabalho.

Os silfos são assexuados e quando predominam na vida de uma pessoa, ela assume essa mesma assexualidade. São pessoas que não se importam muito com sexo e nem entendem porque todo mundo faz tanto estardalhaço com a sexualidade. Essas pessoas direcionam sua energia sexual para outras áreas da sua vida, como a criatividade e o próprio trabalho.


Falta de ligação:

Quando negligenciamos este elemental, perdemos o bom senso. Nossa capacidade de percepção fica comprometida e ficamos burros. Ficamos o tempo inteiro no olho do furacão, envolvidos demais no trabalho ou em emoções, a ponto de perdemos completamente o foco, a noção do que é importante. Isso acontece quando perdemos a conexão com nosso silfo pessoal. Perdemos o caminho para nós mesmos. Nos perdemos totalmente. Essa falta de visão debilita o sistema nervoso, podendo provocar graves doenças nessa área, além de afetar a curiosidade e a imaginação que se tornam escassas, a ponto de desaparecer por completo.


Excesso de ligação:

Uma conexão exagerada com elementais do ar podem deixar uma pessoa zuretinha. Ela fica curiosa demais, ao ponto de se tornar inconveniente e sem noção. A mente entra num furacão de ideias que giram sem controle e acabam não se fixando em coisa alguma. A pessoa pode também se tornar analítica ao extremo, não tomando atitude nenhuma, pois sua análise mental a paralisa completamente. Fisicamente, pode super estimular o sistema nervoso. A pessoa pode também exagerar em esquisitices, tornando-se excêntrica e fanática. Outro sintoma é o desinteresse por coisas materiais. Desprendimento é bom, mas estamos nessa vida para aprender a viver, inclusive, com as coisas materiais, então não é um grande momento para ignorar emprego, dinheiro, contas e coisas assim.


Equilíbrio perfeito:

Responsáveis pela inspiração, os silfos também afetam as faculdades mentais. A ligação saudável com nosso silfo pessoal facilita o aprendizado e o aumento da sabedoria. Protegem o lar e propriedades em geral, pois possuem a faculdade de confundir as mentes de possíveis invasores, dando-lhes preocupação e receio de invadir seu território.

Quem sintoniza bem com os silfos domina o reino dos arquétipos. Isso é excelente para escritores, roteiristas, compositores e coreógrafos, pois os arquétipos verdadeiros tocam fundo na alma e tornam uma obra verdadeiramente inesquecível. Eles também nos ajudam a coordenar e verbalizar o que vemos, sentimos e ouvimos. A ligação com os silfos estimula a liberdade, o equilíbrio mental e uma curiosidade saudável.

A constância é o segredo para fortalecer a conexão com os silfos. Procure realizar rituais, mesmo que simples, como acender um incenso, com sinceridade e constância. Silfos precisam sentir que você está sempre lá, para confiarem em você.


Na casa:

A presença de elementais do ar numa casa em equilíbrio torna o lugar agradável e fresco, com correntes de ar e perfumes. As pessoas da casa se sentem sempre inspiradas, do momento em que acordam ao momento em que vão dormir, sentindo também um impulso para a criação, seja de uma poesia, seja de um prato diferente para o almoço. A decoração é sempre bela, com muita atenção para as flores, verdadeiras ou não, quadros e música. Quando há carência deste elemento, a casa se torna inexpressiva, parecendo um cenário, e seus moradores não se sentem inspirados a criar, seguindo apenas a rotina. O excesso deste elemento num local torna as pessoas aéreas, avoadas e dispersas, provocando pequenos acidentes pela falta de atenção. Nada do que se começa é terminado, a mente está sempre confusa e não consegue se focar em nada.

 

 

Gnomos: Elementais da Terra


Você deve conhecê-los como gnomos, seres pequenininhos que usam gorros, mas os elementais da terra são bem amplos e podem ser encontrados nas mais variadas formas e tamanhos. Geralmente parecem rústicos e de aparência terrosa. Alguns estudiosos acreditam que eles vivam tanto quanto o homem, mas outros autores dizem que eles podem viver muito mais. É ponto comum que eles envelhecem e morrem. Muitos morrem de morte matada, por animais e pela destruição de seu habitat. Outros morrem de doenças. Outros ainda morrem de tristeza.

São responsáveis pela manutenção da estrutura física da Terra e nos ajudam na percepção das cores. São eles que nos ajudam também a sentir as energias telúricas e nos assessoram no uso da magia e do ocultismo.

Algumas de suas tarefas consistem em dar cores às plantas e flores, criar minerais e fazer crescer árvores e plantas em geral. A criação de cristais e a conservação do planeta também fazem parte de seu trabalho.

São rápidos, mesmo que pareçam inicialmente lentos e pesados. São os guardiões dos tesouros da Terra (os naturais, não os que mortais deixaram para trás. Estes são guardados por espíritos). Em sintonia com gnomos, pode-se encontrar veios de riquezas. A cada cristal, conferem sua própria individualidade e energia característica. Por isso, cada pequeno ser na natureza, seja uma flor, seja uma pedra, é diferente.

Os gnomos atuam na preservação do nosso corpo físico, atuando diretamente na sua composição, na assimilação de minerais, etc. Um elemental da terra é designado para acompanhar cada um de nós. Essa conexão conosco, permite que evoluam. É claro que se falharmos, eles falham também. É importante que conservemos nossos corpos da melhor maneira possível, pois todo desequilíbrio físico afeta o nosso elemental.

Entre as funções do nosso elemental da terra pessoal estão o bom uso dos sentidos físicos como: consciência, cautela e prudência.


Falta de ligação:

Quando perdemos a conexão com este elemental, vivenciamos a experiência da carta de tarô A Lua. Perdemos o contato com a realidade, ficamos distraídos a ponto de perder o caminho de casa, nossa mente flutua e não conseguimos concretizar nada. Passamos então a ignorar as regras mais básicas de sobrevivência, perdemos bens, descuidamos do corpo e, num caso mais grave, perdemos completamente a noção de viver num mundo material. Drogas afetam profundamente nosso elemental da terra pessoal, deixando a pessoa à um passo da loucura. Muitos mendigos que vagam pelas ruas, falando com suas canetas Bic, são pessoas que perderam totalmente a conexão com os elementais da terra.


Excesso de ligação:

Pessoas ligadas demais aos elementais da terra se tornam tacanhas. A praticidade e o ceticismo se tornam excessivos, a ponto de atrapalharem. Tudo, no mundo dessa pessoa, recebe uma visão cínica. O excesso desse elemental pode nos tornar conservadores demais, desconfiados, cautelosos em demasia e sem imaginação. Seu excesso também torna as pessoas avarentas e mesquinhas, apegadas e com problemas nos ossos.


Equilíbrio perfeito:

Quando estamos em equilíbrio com o elemental da terra, temos determinação e pés no chão. Nos tornamos prestativos e humildes. A maneira mais eficaz de controlar e direcionar a energia dos elementais da terra é cultivar a generosidade espontânea.


Na casa:

A presença destes elementais num lar em equilíbrio o torna próspero e farto. Há sempre comida em abundância, o trabalho flui e os alimentos dificilmente estragam. No entanto, quando há carência deste elemento numa casa, a prosperidade vai embora, as coisas estragam, as plantas murcham e nada anda pra frente. Num nível mais grave, esses elementais em desequilíbrio podem provocar efeitos sobrenaturais, como batidas nas paredes e portas, passos e desaparecimento de objetos.

 

 

 

Outros problemas comuns


Você já percebeu que terá que ter muita atenção com sua casa para que ela não entre em desequilíbrio com os elementais. Agora vamos falar de outras coisas que podem afetar a harmonia e prosperidade do seu lar.

 


Feitiços


Apesar de viver a magia praticamente minha vida inteira, levei muito tempo para acreditar que pessoas podiam lançar feitiços em outras ou em suas casas. Primeiro, porque sempre soube da Lei do Retorno, segundo a qual tudo o que fazemos retorna para nós de uma maneira ou de outra. Segundo, porque eu sempre achei muito mais interessante construir do que destruir e não entendia o conceito de alguém lançar uma energia ruim para outra pessoa.

Mas o fato é que acontece e numa proporção muito maior do que eu gostaria de lhe dizer. A intenção aqui não é que você fique com medo, olhando por cima do ombro, achando que todo mundo vai te jogar uma uruca, mas que você fique atento. Nem todo mundo é o que parece ser.

Eventualmente, e eu espero que isso seja quase nunca, você vai irritar alguém. Você pode estar na sua, levando sua vidinha, simplesmente respirando, e, mesmo assim, vai irritar alguém. Pode ser alguém que quer o que você tem, que acha que você é o inimigo, que quer a sua vaga na garagem, ou que simplesmente não gosta de você. Pois é, acontece. Essa pessoa pode escolher atacar você, lançando-lhe um feitiço, o que pode ser feito em praticamente qualquer corrente de magia. Isso significa que algo vai procurar atrapalhar você, afetar sua saúde, provocar sua ruína e afastar as pessoas e a prosperidade.

Quando isso acontece, sua casa será a primeira a dar os sinais. E você precisará observar esses sinais para tomar as devidas providências, pois em casos de feitiços, quanto antes você agir, melhor.


1. Insetos astrais:

Quando se tem a impressão de ter visto insetos grandes como baratas e lacraias em vultos ou em sensações, mas não se encontra nada por mais que se procure, pode ser um sinal de que algo muito errado está acontecendo. Insetos astrais surgem como um reflexo da casa no astral, onde ela já está sendo atacada. Depois deles, os insetos físicos começam a aparecer.


2. Insetos físicos:

Criaturinhas nojentas que invadirem sua casa são um sinal bem claro de que a energia não está boa. Baratas, lacraias, cupins, moscas e bichos peçonhentos em geral são verdadeiras pragas que podem causar muitos danos e devem ser imediatamente banidos. Formigas e aranhas não entram nessa equação, pois estão em outro nível, a menos que se tornem prejudiciais.


3. Infiltrações e umidade:

Como a maioria das magias negativas feitas aqui no Brasil utilizam seres desencarnados, é comum que alguns deles estejam morando com você sem que você perceba. É preciso notar então os sintomas. Como seres frios, eles tornam a casa mais fria e costumam ficar no banheiro, na cozinha e em lugares úmidos e escuros. Ondas de frio e calafrios devem ser observados, assim como comportamento estranho de animais e crianças muito pequenas, pois eles são capazes de ver presenças do mundo invisível. Eles também provocam infiltrações e umidade.


4. Vozes:

Cuidado máximo se você ouvir alguém chamando seu nome e não for ninguém. Não responda. É uma situação relativamente comum (praticamente todo mundo que eu conheço já passou por isso), não precisa se apavorar, mas pode ser um sinal de feitiço.


5. Comida que estraga:

Este é um sintoma muito comum e fácil de perceber, pois ele é físico e muito evidente. Comida que estraga com rapidez e facilidade é geralmente um sinal de feitiço.


6. Casa que suja à toa:

Se sua casa parece estar resistindo à faxina e sujando com muita rapidez, desconfie. Já vi casos em que, assim que a faxineira terminava o serviço e fechava o quarto, onde ninguém mais tinha entrado depois, surgiam marcas de pés de fuligem no chão.


7. Prejuízos generalizados:

Coisas que quebram, aparelhos eletrônicos que queimam, tentativas de furto ou assalto, tudo isso é sinal de que energias invasoras estão atuando no local.


8. Problemas para dormir:

Quando o feitiço está localizado na casa, todos os moradores sentem dificuldades para dormir, insônia ou sofrem com pesadelos. Quando o feitiço está focado num indivíduo, somente ele sente tudo isso.


9. Sensações estranhas:

Eu sei que isso parece muito vago, mas um lugar enfeitiçado dá sensações estranhas, passando para os moradores ideias e sentimentos que não são deles. Pessoas comuns se vêem às voltas com pensamentos mórbidos ou violentos, sentimentos de pânico e ira inexplicáveis, tristeza e medo.


10. Doenças:

Um lar saudável tem moradores saudáveis. Quando uma energia negativa está atuando numa casa, seus moradores mais vulneráveis podem sentir na pele as consequências, literalmente. Geralmente, animais domésticos são os primeiros. Peixes e pássaros não são muito resistentes e é preciso correr se quiser salvá-los. Cachorros e gatos são muito mais resistentes. Alguns são mais sensíveis que outros. Tenho uma cachorra que é uma antena parabólica de macumba. Sempre que tem uma energia pesada no ambiente, ela fica subitamente doente, melhorando imediatamente após uma limpeza mística ou uma quebra de feitiço.

 

 


Portais abertos


Você sabe o que é um portal? É a maneira que dizemos que naquele lugar há uma passagem para outras dimensões. O conceito de dimensões é antigo, mas era muito restrito. Hoje, está mais fácil e quem se interessar poderá se deparar com portais para reinos elementais, reino dos dragões e mundos superiores. Infelizmente, nem toda porta abre para um lugar legal. Algumas casas possuem portais abertos para dimensões superiores, enquanto outras possuem portais abertos para regiões do umbral, o que permite a passagem de espíritos desencarnados e até demoníacos. É o caso da famosa casa de Amityville. Esses portais podem ter sido abertos há muito tempo e, como nunca foram fechados, se fortaleceram, se tornando agora um poço de problemas para o morador, pois por mais que ele tente controlar os efeitos negativos da casa, eles sempre retornarão. Esse casos são mais raros e envolvem casas, apartamentos e terrenos realmente assombrados. A única solução para esse tipo de local problemático é o fechamento desse portal, o que pode ser feito com pessoas preparadas através da magia.

 

 

Lugar carregado


Um lugar carregado é aquele que traz uma carga negativa muito forte, tornando muito difícil a mudança energética dele. Um exemplo é a casa do filme Poltergeist, construída em cima de um cemitério. Outro exemplo é o Edifício Jurema, que já tinha uma história muito complicada anterior e, depois de um dos piores incêndios do Brasil, se tornou um prédio assombrado.

Em geral, é muito difícil consertar um lugar com histórico tão ruim. O melhor que se pode fazer é construir algo no local que possa mudar aquela energia com o tempo, como foi o caso do antigo presídio Carandiru, palco de uma chacina horrorosa, que foi transformado num parque para crianças.

Geralmente, quando é este o caso, minha primeira sugestão para a pessoa é que ela procure um lugar melhor para viver, pois podemos levar anos ou até décadas tentando mudar o padrão energético do local.

 

 

Mito ou Verdade


Algumas coisas estão enraizadas no imaginário popular e se transformam, com o passar do tempo, em superstições. Algumas possuem algum fundo de verdade místico, enquanto outras são apenas bobagens. O problema é que nós temos um poder mental enorme, especialmente juntos. Quando mentalizamos uma coisa, ela se torna verdade. Se milhões de pessoas mentalizarem que choverá quando a cigarra cantar, isso realmente vai acabar acontecendo. Então, tome cuidado para não entrar em vibrações negativas de superstições, tenham elas fundamento ou não. Faça como eu! Eu acredito em toda e qualquer superstição que me traga uma consequência positiva! A seguir, selecionei algumas para tentar esclarecer seus fundamentos mágicos, só pra você ficar por dentro.


Vassoura atrás da porta espanta visita chata


Essa nós já explicamos. Não exatamente, embora a vassoura, devidamente encantada, possa trabalhar na proteção do lar contra energias e presenças mal intencionadas.


Gato preto dá azar


Essa é a campeã das superstições cretinas e vale uma explicação. O gato ficou associado à bruxa na Idade Média porque era comum que curandeiras e feiticeiros em geral tivessem um bichano por perto. Quando o animal sumia, eles sabiam que havia perigo e podiam fugir também. Além disso, o gato (independente da cor) é um animal naturalmente místico, capaz de proteger a casa e transmutar energias negativas. Nenhum gato, seja qual for sua cor, dá azar. Ele era inclusive um animal cultuado no antigo Egito, sendo considerado sagrado.


O grasnar do corvo anuncia morte


Olha, se for assim, a população inteira da Irlanda está condenada, porque não há um lugar por lá onde não se ouça um corvo grasnando. Mais uma superstição cretina que se origina da ideia de que o corvo é um animal agourento, par das bruxas. Essa ideia nasceu do Cristianismo que tentou demonizar todas as divindades celtas durante a dominação cristã. A deusa Morrigan tinha como seu símbolo o corvo como tudo o que não era cristão era do demônio, os corvos foram perseguidos como tal.


Chinelo virado de cabeça pra baixo e roupa do avesso faz a mãe morrer


Essa foi inventada por mães que não aguentavam mais arrumar a bagunça dos filhos. Não tem fundo místico.


Olhar no espelho de alguém que morreu atrai morte


Por incrível que pareça, esta superstição tem um fundo de verdade, do ponto de vista místico. Espelhos são portais e podem se abrir para qualquer dimensão, superior ou inferior. Há de se ter muito cuidado ao comprar espelhos usados, pois eles podem se abrir para muitos mundos e você será atraído para essas dimensões durante o sono, quando seu corpo astral se desprende do corpo físico. Uma pessoa que morreu pode ficar ligada aos seus objetos e se um deles for o espelho, é possível que ela possa atrair o novo usuário para sua nova dimensão. Por isso, quando os velórios eram realizados em casa, os espelhos da casa eram cobertos.


Passar por baixo de escada atrasa a vida do passante


Essa é uma corruptela de uma medida de precaução. Onde há escada, há obra e se cair um balde de tina na cabeça de alguém lá embaixo, certamente vai atrasar sua vida... Misticamente, não quer dizer nada.


Quebrar espelho causa o fim do amor / dá sete anos de azar


Essa é uma superstição plantada pelos senhores de escravos há muito tempo e pelos nobres que tinham seus serviçais na Europa. Espelhos costumavam ser caríssimos e se um escravo ou serviçal quebrasse um deles, nada poderia ser feito além de se lamentar. Então, criou-se o mito de que dava azar, ou que acabava com o amor, para que eles tivessem mais cuidado. Misticamente falando, o espelho quebrado fecha o portal, caso estivesse aberto.


Queimar ou cortar árvore de Natal traz má sorte


Quando queimamos, cortamos, jogamos fora ou destruímos um símbolo de alegria e união da família, estamos de fato atraindo esse resultado na nossa vida prática. Misticamente, você estaria queimando os momentos felizes com a família.


Quem come cantando morre chorando


Essa eu não conhecia! Não vejo fundamento místico nem possibilidade física. Quem é que consegue comer e cantar ao mesmo tempo???


Galinha assustada sem motivo anuncia visitas e boas notícias


Essa também é nova. Como os animais possuem uma sensibilidade maior, é possível que a galinha nervosa anuncie mesmo alguma mudança. Ou ela só precisa de um pouco de terapia.


Moça que varre bem a casa casará com homem bonito


Essa daí foi inventada por mães preocupadas em desencalhar suas filhas, destino certo se estas não fossem prendadas nas tarefas do lar.


Bater três vezes na cabeça do gago com uma colher de pau cura gagueira


Não faz sentindo nenhum, misticamente falando. É provável que o gago fique tão nervoso com essa agressão que acabe dando uma surra no agressor. Enquanto ele estiver ocupado batendo no outro, a gagueira nem será percebida.


Coar café em meia usada pelo namorado dá em casamento


Desde que ele nem a saúde pública descubram. Essa superstição de origina de antigas magias de amarração. Como sempre digo, magias de amarração devem ser evitadas, pois mexem com o livre arbítrio do outro.


Cura-se o soluço bebendo a água em que se pôs uma faca


Essa faz sentido do ponto de vista mágico. A água recebe facilmente influências e intenções. Se a intenção é interromper o soluço, a faca funciona como um potencializador da intenção.


Derramar água na mesa do almoço ou jantar festivos atrai felicidade para os donos da casa


Essa provavelmente foi inventada por visitas desastradas, mas é comum que tudo o que é derramado seja um sinal de fartura e prosperidade numa casa, especialmente açúcar e água. Já o sal é sinal de perigos a vista.


Pôr sal no fogo faz com que a visita maçante se retire logo


O sal é um instrumento de purificação. Assim como a vassoura, ele não espanta simplesmente uma visita mala, mas espanta coisas negativas (isso inclui visitas, desde que sejam realmente negativas e não apenas chatinhas).


Virar as cadeiras de pernas para o ar faz com que a visita maçante se retire logo


Isso só funciona com garçons tentando ir pra casa depois das duas da manhã e que precisam se livrar dos últimos clientes sem noção de tempo ou realidade.


Se na hora do jantar uma aranha descer pelo fio, sobre a mesa, é sinal de esperança e felicidade


Aranhas são símbolos de planejamento e boa sorte, o que torna essa superstição válida do ponto de vista mágico.


Ter em casa ferradura(usada) atrai boa sorte


Essa vem da tradição cigana, que considera o cavalo o melhor amigo do cigano e símbolo de trabalho e lealdade. Sobre a ferradura, falaremos mais adiante.


Trevo de quatro folhas dá boa sorte


Não só o trevo de quatro folhas, mas o de três também, trazem muita sorte para quem o traz e para o lar. O de quatro folhas atrai o equilíbrio dos quatro elementos e quatro pontos cardeais, enquanto o de três trabalha com a Tríplice Deusa e a Santíssima Trindade, sendo um símbolo da divindade.


A presença de borboleta dentro de casa atrai felicidade


Procede e funciona. A borboleta é símbolo de renovação, leveza, graça, beleza, transmutação e renascimento, além de alegria. Também indica presença de fadas. Isso também vale para suas representações.


Contar história mentirosa durante o dia faz criar rabo


Essa é outra criada por mães preocupadas que não queriam que seus filhos fossem mentirosos. Infelizmente, essa não tem nenhum fundo de verdade mística. Uma pena, pois seria ótimo ver políticos com seus enormes rabos presos por aí!

 

 

 

 

Capítulo 2

Conversando com sua casa: sinta a energia de cada cômodo.


Antes que você pergunte o que você fez pra merecer morar numa casa complicada, pergunte-se o que você NÃO fez. Como disse, a maioria das pessoas não liga para suas casas. Com o corre-corre do dia, a casa é só um lugar onde você dorme e passa algumas horas. Afinal, o que é uma casa? Um amontoado de tijolos, portas e janelas, certo? Errado!!! Uma casa é um prosseguimento de você mesmo. Ela é seu reflexo e, como todas as coisas, tem energia, respira, pulsa e vive. Assustador? Nem tanto! Você já deve saber que as coisas possuem uma “alma” que você pode despertar num ritual ou com o sopro mágico.

Sopro mágico é um termo que uso para descobrir quando uma coisa se torna viva. Coisas industriais, por exemplo, são mortas, não possuem a energia de uma coisa artesanal que adquire a energia de quem a fez. Mas quando compramos uma coisa industrializada, ela pode se tornar viva e até mágica. Em algum momento, ela recebe o “sopro”, algo que desperta sua essência. Isso geralmente acontece com o uso constante ou com um ritual. As coisas ganham vida quando você lhes dá atenção. Como as pessoas.

Bom, voltando à sua casa. Ela estava lá e você chegou. Colocou todos os seus cacarecos dentro dela e começou sua vida. Algumas pessoas nasceram nela ou chegaram depois com a mesma indiferença. A casa está lá, mas ninguém liga pra ela, ninguém a enxerga de fato. Então ela começa a se vingar. Luzes que queimam, pedaços de parede que caem, infiltrações, problemas no esgoto e aparelhos eletrônicos que pifam são alguns sinais de que sua casa está ligeiramente chateada com você. Outro sinal é como as pessoas se sentem dentro da casa, tanto visitas quanto moradores. As pessoas se sentem bem na casa? Se sentem preguiçosas? Ou agressivas? O tipo de estado de espírito que a casa provoca está intimamente ligada ao tipo de energia que ela está transmitindo.

Mas como consertar uma casa que provoca energias contrárias ao que você deseja? Sabemos que tudo é energia e o sucesso ou fracasso de qualquer coisa está ligado ao tipo de energia envolvida e em COMO você vai utilizá-la. Basta aprender a controlar as energias da casa, utilizando antigos conhecimentos da magia. Lembre-se! Magia é energia e tudo é energia. Não importa se o conhecimento veio da China ou da Gália, se chamam de magia ou pomposamente de “técnica holística de harmonização de ambientes”. No fim, é tudo energia, não importa o nome que você dê.

 

 

O que esperar de sua casa?


Eis algo que você deve ter em mente. Sua casa pode ajudá-lo – e muito! – a conquistar tudo o que você deseja. Mas você terá que se conscientizar de que sua casa é mais do que uma construção de tijolos! Ela é seu castelo, um lugar especial, o melhor lugar do mundo! Cabe a você transformá-la nisso. Claro que a casa em que vivemos não atende ao sonho que temos de uma casa ideal. Isso é até muito bom, pois impulsiona você a conquistar a casa dos seus sonhos. Mas isso não impede que você transforme sua atual moradia em um lugar para o qual você fique ansioso por voltar ao fim de cada dia.

Praticamente todas as casas podem se tornar melhores com artifícios muito simples. Pessoas com intuição aguçada talvez nem precisem mudar muito, mas algum conhecimento sempre vem a calhar. As coisas descritas aqui servem tanto para sua casa quanto para a casa de um parente ou amigo, pois qualquer um pode realizar essas pequenas grandes mudanças. Agora, se você vive na casa de outra pessoa (a de seus pais, por exemplo), e essa pessoa não compartilha as suas crenças, não há razão para brigas. Muitas das técnicas aqui ensinadas podem ser vistas como mera decoração e as pessoas que vivem na casa nem precisam saber que são métodos de magia. Evite brigar com as pessoas que você ama, especialmente por causa de crenças. Esse é um desserviço das religiões em geral. Lembre-se: cada um tem seu tempo e seu ritmo e não há certos e errados nessa história. Quando você tiver sua própria casa, poderá fazer o que desejar, mas enquanto isso não acontece, adapte-se. Magos e bruxas, pessoas encantadas e mágicas em geral, são criativas e sabem fazer isso muito bem!

 


Um passeio mágico


Muitas coisas na magia acontecem com a ajuda da visualização. Este é um artifício excelente do qual me utilizo frequentemente e que é o cerne da magia, do Segredo e da Física Quântica. É preciso um pouco de concentração e alguma persistência para os que não estão acostumados, mas os resultados são evidentes, além de ser um ótimo ativador da magia interior de cada um.

Nesse exercício, você precisará estar em casa. Tome um banho e coloque uma roupa clara. Roupas claras facilitam a abertura para mensagens e visualização. Saia de casa e respire fundo, diante de sua porta de entrada. Agora, entre na sua casa, observando-a como se estivesse entrando pela primeira vez. Imagine que você é um comprador e que essa é a casa de outra pessoa. Sinta como é entrar nessa casa. Veja o que lhe agrada e o que não lhe agrada. Veja as mensagens que ela lhe passa. Pare no primeiro cômodo e sinta o ambiente. De olhos fechados, sinta a energia deste ambiente. O que ele lhe passa? Tristeza? Sono? Vontade de ir embora? Alegria? Vontade de relaxar? Qualquer coisa é importante nesse ponto. Você precisa se comunicar com a casa. Vá para o próximo aposento e faça isso com toda a casa, seguindo um caminho natural, sem pular aposentos.

 


Utilizando o pêndulo


A radiestesia é muito interessante para detectar o que nossos olhos físicos não conseguem. Se você possui um pêndulo e sabe como utilizá-lo (e não é difícil), use-o nesse processo para analisar a energia da casa, aposento por aposento. Observe como ele se move em cada aposento ou em cada canto. Como sempre, girar em sentido horário é positivo, em sentido anti-horário é negativo e balançar significa ligação ou separação. Se o pêndulo balançar de forma que corte você e o que está adiante, quer dizer que aquele aposento (ou objeto, depende da sua pergunta) não tem uma boa ligação com você, vocês não são afins, não há harmonia entre vocês. Isso pode explicar um determinado lugar da casa no qual você não se sente bem, por exemplo.

Uma vez que você percorreu toda a casa, incluindo jardim, quintal, áreas, varandas e garagem, acenda um incenso de sua preferência com um copo de água e sente-se no meio do aposento mais importante da casa. Em geral, a cozinha é considerada o coração da casa, mas você pode escolher a sala, onde as pessoas se reúnem. Feche os olhos, respirando profundamente e comece a conversar com a casa. Peça-lhe ajuda para torná-la mais produtiva. Diga-lhe que vai trabalhar para torná-la uma boa e bonita casa e que lhe mostre quais os problemas. Você pode ficar espantado, mas é bastante provável que você ouça reclamações sobre anos de negligência, sobre paredes que não são pintadas há décadas, tapetes que estão ali desde que Noé desceu da Arca e falta de capricho em coisas que você simplesmente nunca notou. Neste momento, todos os defeitos vão parecer maiores e vão se destacar para que você os veja.

Mentalmente, visite cômodo por cômodo, ouvindo as reclamações e se conscientizando dos problemas que a casa enfrenta. Quando terminar, diga à casa que vai trabalhar para torná-la uma casa feliz e espera que ela faça o mesmo por você. Deixe o incenso queimar até o fim e encerre sua meditação. Faça isso, porque pode ser desagradável se sua casa continuar falando com você depois de encerrado o ritual. Muita gente se assusta e é melhor controlar o abrir e fechar das cortinas místicas.

Agora que já sabe que tem que fazer algo, arregace as mangas e se prepare para o trabalho. Não espere terminar tudo num dia, longe disso. Esse será um processo que levará o tempo que você decidir. Algumas pessoas resolverão tudo em um mês ou menos. Outras levarão um ano. Depende de quanto tempo você vai dedicar a isso e quanto tempo você tem disponível, claro. O ideal é que seja o mais rápido possível, pois os efeitos são notórios assim que se efetua as mudanças necessárias.

 


Portas e Janelas


Vamos começar abrindo algumas portas. E janelas! Portas da frente devem abrir para dentro, para permitir que a energia positiva entre. Portas dos fundos devem abrir pra fora, para deixar que a energia que já circulou por toda a casa saia. Lembre-se de que a energia deve estar sempre em movimento. Não tente manter a energia da riqueza dentro de casa sempre. Procure atraí-la e fazê-la circular livremente, atraindo mais energia da riqueza. Se ela ficar estagnada, pode assumir uma de suas facetas negativas, como ganância e avareza.

Uma casa é como um ser vivo. As portas e as janelas a fazem respirar. Uma casa ou apartamento com boa circulação de ar possui também uma boa circulação de energia. Se sua casa tem janelas que nunca são abertas por causa de velhos hábitos, adquira o novo hábito de abri-las com mais frequência, para deixar o ar circular e a energia se mover.

Voltando para as portas, o que tem diante da sua porta de frente? Tome cuidado com coisas que assumem a posição de obstáculos, como árvores, postes, hidrantes ou outras coisas parecidas. Diante da sua porta de entrada não deve haver nada, ou os moradores da casa terão problemas com dinheiro (ele não entra) e riquezas em geral. A energia não encontra passe livre para entrar na casa. Uma boa solução é redirecionar a entrada da casa para os fundos, ou retirar o obstáculo.

Outra coisa importante. Se você tem um portão, verifique se ele dá direto para sua porta de entrada. Vamos lembrar que não tem só energia positiva nas ruas, mas também negativa e ela também vai entrar na sua casa. Esse tipo de energia negativa é comumente chamada de “flecha” e pode ser provocada por fatores determinantes do local, como delegacias de polícia, presídios, hospitais, igrejas e, claro, cemitérios. Para driblar essa energia negativa, basta fazer o caminho entre o portão e a porta de entrada se tornar sinuoso, o que pode ser feito com um jardim ou com pedras. A energia positiva assim encontra o caminho, mas a casa fica protegida das flechas. Se você tem um jardim, melhor ainda se colocar plantas conhecidas pelas suas propriedades mágicas específicas, como a fortuna, a mirra, a arruda e a verbena. Elas atraem energias semelhantes à energia delas, como tudo em magia.

Já nos fundos, não é bom ter córregos, estradas de ferro ou mesmo estradas comuns. Elas levam embora as coisas boas da casa e as pessoas não conseguem manter o que conquistam. Se sua casa tem vista para algo assim, faça um muro de álamos ou plantas altas que ocultem a vista da estrada ou rio e que barrem a energia, impedindo-a de seguir direto, dissipando-a suavemente.

Nas janelas, a vista também é importante. Vistas feias, além de deprimentes, podem atrair energias negativas para casa. Se tiver oportunidade, escolha uma casa com linda vista, pois é mais importante do que se imagina. Agora, se a vista de sua janela já não é grande coisa, tudo bem, sem pânico. Você não precisa ir lá na rua fazer as pessoas deixarem suas casas mais bonitas, mas pode fazer algo para barrar a energia dessa vista. Uma boa saída é vaso de plantas no batente ou jardineiras de janela. Se você é uma pessoa que precisa de muita energia, escolha um aposento que tenha vista para o leste, onde o Sol lhe trará as energias revigorantes da manhã. Se você já é do tipo que prefere a segunda metade do dia para produzir, escolha um aposento que dê para o Oeste, onde o Sol poente lhe trará uma energia tranquila que se estenderá até mais tarde, durante a noite.

Certas coisas não atraem bons fluídos para sua casa. Prédios muito altos, torres de igrejas, tetos muito baixos ou terrenos planos atraem energia negativa e desequilibram seu lar, assim como caixas d’água e torres de alta tensão. Quer uma dica pra saber se sua vista afeta negativamente sua casa? Veja se ela é bonita. A beleza é um sinal de harmonia. Coisas bonitas são harmônicas e, por isso mesmo, inspiradoras.

Casas socialmente desniveladas (uma pobre, uma rica, uma pobre de novo, uma mais ou menos...) são ruins para um lugar. A energia de uma atrapalha a da outra. É impressionante a capacidade de algumas pessoas de enfearem o lugar onde moram com tamanha persistência. Onde eu morava tinha uma casa que chamávamos de “A Casa da Família Addams”. A casa já estava num estado avançado de abandono e os moradores, sei lá por que, ainda mataram uma amendoeira enorme que tinha no terreno e dava sombra para a casa. Mataram, mas não cortaram e então a casa ganhou uma árvore de filme de terror com seus galhos secos tentando agarrar as nuvens negras que nunca mais vão sair dali de cima. Não bastava ser feia, tinha que ficar horrorosa! Uma casa dessas enviará flechas para as casas mais bem apanhadas, ao mesmo tempo em que atrairá as flechas dos vizinhos, causando uma sensação de opressão. Moradores sem senso cometerão atrocidades em seus lares, calçadas e em seu espaço em geral, porque são burros. Você não precisa pagar pelas burrices deles. Proteja sua casa dessas energias e vá em frente, porque é pra frente que se anda.

Outras coisas que podem ajudar a proteger seu lar é pendurar espelhos ou talismãs do lado de fora da janela, como pantáculos, filtros dos sonhos, sinos de vento e pentagramas. Cristais pendurados nas janelas e nas portas também anulam a energia negativa que tenta entrar. Claridade em excesso não é bom. Controle isso com cortinas ou toldos.

Outros talismãs podem ser pendurados na porta, tanto do lado de dentro quanto do lado de fora. A Mão de Deus, um poderoso talismã hebraico, protege a casa de espíritos e energia negativa e pode ser pendurada tanto do lado de dentro quanto do lado de fora. Uma vassoura mágica atrás da porta também ajuda a tomar conta, evitando visitas perigosas e falsas que fatalmente se sentirão incomodadas e não retornarão com frequência. Note que a vassourinha só varre as pessoas que podem prejudicar os donos da casa. Para os chatos, você terá que usar outro artifício.

Sininhos de vento presos à porta também equilibram o ambiente e seus sons atraem energias positivas, principalmente as da alegria. Pantáculos diversos podem ser colocados acima do batente da porta, como o pantáculo de Salomão.

Outro artefato muito interessante de se ter acima da porta de entrada da casa é a espada mágica. Note que todos os instrumentos mágicos possuem uma essência e personalidade própria. Algumas espadas são sisudas e querem ficar guardadinhas, sem que ninguém as toque. Outras gostam de aparecer e de ser o centro das atenções. Cada mago terá a espada que sua energia pessoal atrair. Se sua espada não é do tipo que gosta de ficar exposta, compre outra para isso. Encante-a e coloque-a para proteger seu lar. O metal expulsa espíritos e o fato de sua espada ser encantada a torna uma guardiã implacável e incansável de seu lar, “cortando” o mal, atacando inimigos. Ladrões nem chegarão perto de sua casa, mas se eles se arriscarem, o assalto dará todo errado e eles não voltarão. A espada pode ficar na bainha, sem problema e pode ser qualquer tipo de espada, desde que feita de metal (não serve madeira ou plástico, por exemplo).

Para as pessoas que não se identificam com a espada (geralmente, só os guerreiros curtem esse artefato mágico e poucos a usam), podem fazer o mesmo com seu cajado mágico. O cajado deve ficar então ao lado da vassoura, ou, se achar que fica “over”, pode colocar a vassoura na cozinha, um lugar onde ela geralmente se sente muito bem e renova seu poder constantemente.

Cuidado com escadas inconvenientes! Se, assim que abrimos sua porta da frente, damos de cara com uma escada para o segundo andar, a energia subirá direto e não circulará pela casa toda. Resolva isso arrancando essa escada com os dentes daí e substituindo por uma escada de cordas! Brincadeira!!! É mais fácil que isso. Coloque uma cortina de contas diante da escada, ou um biombo, se preferir. A cortina é fácil de fazer, baratinha e ainda dá um ar gracinha pra sua casa, além de impedir que a energia suba direto.

Que mais?... Perto da porta é sempre bom ter guardiões. Você pode usar seu animal totem ou animais amigos. Como é isso? Simples. Procure, encontre e encante esculturas de animais que tenham ligação com você (pode ser seu animal totem, ou o animal totem de alguém que viva na casa, por exemplo). Se preferir, faça um ritual simples com incenso, vela, um cristal e um copo d’água dizendo à divindade mais próxima que você está à procura de um guardião para seu lar. No dia seguinte, ande o dia inteiro com o cristal. Fique atento aos sinais. Você verá que determinado animal aparecerá constantemente pra você. Circule e acabará encontrando o animal ideal para guardar sua casa. Essa técnica funciona bem com quem ainda não conhece seu animal totem. O processo de encantamento da escultura é o ritual básico de purificação e consagração de objetos, que você confere mais adiante, no capítulo sobre proteção.

 


A Sala


Então, entramos na sua casa! E aí? Não vai servir um cafezinho, não? Nem uns biscoitinhos??!... Então vamos ver quais os problemas da sua sala. Em primeiro lugar, se você tem sofás ou forros rasgados, está na hora de expulsar esses móveis de casa. Se não puder comprar outro no momento, faça uma reforma. Se souber costurar, talvez você mesmo possa fazê-lo. Na pior das hipóteses, bote esse sofá velho porta afora e compre um monte de almofadas. E como está o chão? O tapete ainda é aquele que presenciou o primeiro ácaro sobre a terra? Está na hora de mudar também... Retire tudo o que estiver rasgado, capenga, velho e puído. Renove!

Se preferir fazer isso depois que seu salário sair do buraco, tudo bem. Há outras coisas que você pode fazer antes. A primeira coisa é a disposição dos móveis. Note se há poltronas ou cadeiras de costas para a janela. Isso não é bom, pois as pessoas que sentarem ali, com frequência tenderão a perder o apoio para seus projetos ou negócios. Nada de sofás de costas para a porta. Isso atrai falsidades e traições, além de surpresas desagradáveis. Não tenha números ímpares de cadeiras ou sofás na sala. Tenha sempre números pares. Isso ajuda a equilibrar a energia positiva e negativa, o ying e yang. Alimentando a dualidade, combatemos o desequilíbrio. É simples como matemática.

Use a magia simbólica para escolher seus quadros. Tudo tem simbolismo e tudo pode influenciar em seu ambiente. Em meu antigo quarto, eu tinha um quadro de um incêndio numa floresta de onde cavalos selvagens fugiam. Eu não faço ideia de porque comprei aquele quadro, mas a verdade é que eu o adorava. Anos depois percebi que ele representava o fogo e me dava energia extra. Quando colocar um quadro na sua parede, procure ver o que ele realmente simboliza, qual a verdadeira energia dele. Além do simbolismo do próprio quadro (cenas de Jesus crucificado não são indicadas, pois remetem à dor e ao sofrimento, além da injustiça e violência descabida. Se você é católico, prefira imagens de Jesus ressuscitado, que elevam o espírito e o ânimo, além de fortalecer a fé), veja qual o elemento do quadro. Por exemplo, eu tinha quadros de animes na minha sala. Os três quadros principais eram de grupos de heróis de desenho animado. Todos os grupos e seus componentes se dividiam claramente entre os elementos. Em cada quadro, temos os representantes de água, fogo, ar e terra. No primeiro quadro, quatro personagens estão em posição de prontidão, prontos a iniciar um combate, com alegria em estar ali prontos para mais uma luta. No quadro seguinte, os personagens estão saltando, em movimento. No terceiro quadro, outro grupo de heróis está apenas parado, posando pra foto. Em cada quadro, os quatro elementos estão em posição de batalha, em movimento e em repouso. Sua casa não precisa parecer uma loja esotérica, se você não quiser. Pode manter seu estilo e seus gostos. É você quem torna as coisas mágicas!

A cor das paredes também faz uma grande diferença. A escolha da cor vai variar. Ela depende da energia das pessoas da casa. Uma pessoa agitada, por exemplo, deve evitar uma sala vermelha, que vai deixá-la super ativa (lembre-se de que buscamos o equilíbrio e que qualquer coisa em excesso é ruim). Veja mais adiante a conotação de cores que podem ajudar, dependendo do que você deseja atrair. Se quiser, pode fazer combinação de cores, usando pátina ou outro método de decoração criativa. Procure em revistas, há coisas que você pode fazer sozinho ou com ajuda de amigos, com pouco dinheiro e um pouco de boa vontade.

Para você não ficar perdido, use as cores de acordo com os planetas que elas representam. Sabendo quais planetas influenciam na sua vida, quais estão em excesso e quais deseja atrair, você pode escolher as melhores cores para suas paredes, janelas, portas e decoração em geral. Lembre-se de que cores muito fortes, como o vermelho por exemplo, só caem bem em locais amplos e iluminados, Lugares pequenos pedem cores mais claras, para não se tornar um ambiente opressor. Não quer dizer que você não possa usar vermelho, ou a cor que queira! Como já disse, divida as paredes e trabalhe com pátina ou outros artifícios de decoração.

Outra dica interessante é a posição dos móveis. Evite criar flechas com eles. Os móveis devem estar bem harmônicos, mas não devem formar uma seta para nenhuma direção, pois sobrecarregam o aposento apontado com energia, especialmente se apontarem para um quarto. Esse é um problema de fácil resolução, pois basta reorganizar os móveis.

Mesas redondas são melhores que as quadradas ou retangulares, pois remetem à perfeição. Saiba que coisas com pontas sempre acumulam energia (deve ser por isso que uma canelada numa quina dói tanto!). Quanto mais coisas curvas e redondas tiver, melhor. Coisas triangulares são bem estilosas, mas representam o elemento fogo, então é bom mantê-las em equilíbrio para não atrair salamandras. Ah, sim! Janelas triangulares, nem pensar! Você está fazendo um convite perigoso às salamandras e sua casa vai correr sérios riscos de incêndio.

 


O Quarto


O quarto é o local onde você repõe suas energias, descansa, relaxa. Mas não é só isso! É no quarto que você reorganiza suas ideias, viaja pelo plano astral, aprende e assimila conhecimentos que lhe são passados através dos sonhos. Também é onde você liberta sua mente e deixa voar seus sonhos mais malucos. Para os que já têm um par, é um momento mágico onde você divide seu mundo com outra pessoa. Por isso tudo, seu quarto deve ser o seu santuário, seu local de repouso onde nada poderá aborrecê-lo, sua fortaleza, onde nada poderá atingi-lo.

A primeira coisa que você deve combater no seu quarto é o caos. Toda casa tem seu canto do caos, um lugarzinho que parece atrair toda espécie de quinquilharia, como bolsas, sapatos, balas com prazo de validade vencido, frascos de desodorante vazios, papel e canetas sem carga. Você deve manter o canto do caos sob controle, para que não se espalhe pelo resto da casa e torne sua vida um inferno. Deve evitar também cultivar um canto do caos dentro do seu quarto, mesmo que seja dentro de armários e gavetas. Seu quarto deve ser ventilado e arejado, o que deixa livre o fluxo de energia. Bagulhos pelo chão, pelos cantos ou em cima da cama impedem que a energia circule livremente, assim como bagulhos entulhando seus armários e gavetas são um foco de energia estagnada. Procure sempre manter suas coisas circulando. Colchas, edredons e roupas de cama em geral devem ser usadas e lavadas constantemente, assim como substituídas. Muitos de nós têm um hábito herdado de nunca usar coisas finas, a não ser quando se recebe visitas. Essa atitude faz com que você se desvalorize, dando-lhe a ideia inconsciente de que você não merece a roupa fina, pois a visita é sempre mais importante que você. Valorize-se! Você merece o melhor o tempo todo!

A cama não deve ficar voltada para a porta. Era assim que os mortos eram retirados de casa antigamente e acredita-se em várias culturas que essa posição da cama é aziaga. O fato é que a porta dispersa a energia produzida na cama, levando embora a tranquilidade e o amor. A pessoa que dorme na cama e cuja energia é retirada por causa da posição, geralmente desenvolve artrite. A roupa de cama só deve ter cores fortes se você precisar. Por exemplo: lençóis vermelhos para quem se sente sem energia ou sem coragem, azuis escuros para quem quer deseja se aprofundar em algum tipo de estudo, etc.

Uma coisa maravilhosa para os quartos são os travesseiros de ervas. Você mesmo pode fazê-los ou pode comprá-los em casas esotéricas. Certas ervas são conhecidas pelos seus efeitos relaxantes (como a camomila, por exemplo), proporcionando um sono tranquilo, mas a maioria delas ajuda o corpo astral a curar-se ou a se desprender do corpo físico com mais facilidade.

As paredes devem ter cores de tons claros, ou você pode estar se sobrecarregando de energia. O violeta ajuda na evolução espiritual, o amarelo ajuda nos estudos, enquanto o rosa aumenta o amor. Tons claros são sempre relaxantes, mas evite o cinza, o chumbo ou mesmo o castanho, pois quando claros podem deprimir um ambiente. Cuidado com paredes irregulares. Elas desequilibram tudo no quarto, pois exercem pressão de maneiras diferentes. Cuidado também com paredes rachadas, pois a energia do amor vaza através deles, além de dar a impressão de que a relação está rachada.

Para escolher os símbolos que decorarão seu quarto, procure imaginar quem seria uma boa companhia pra você durante as horas em que descansa e viaja por outros mares. Pássaros, por exemplo, ajudam na elevação do espírito e da mente, enquanto lobos são guias do mundo espiritual, assim como os gatos. Estrelas são sempre inspiradoras e ajudam a realizar desejos, enquanto a Lua é uma representação da Grande Mãe. Qualquer um desses elementos fica bem em cortinas, quadros e decoração em geral. Basta um estudo simples de simbologia para ter algumas ideias legais. Se já tem algo em mente, procure saber o que significa o tema que você tem em mente para decorar seu quarto e tome sua decisão ANTES de comprar aquele lindo papel de parede que viu numa loja com um desenho que achou legal, mas não sabe o que é.

Na janela do quarto, deixe um cristal guardião. Ele protegerá não só seu sono, mas atrairá a energia que ele representa. Geralmente, quartos pedem quartzo rosa, quartzo branco ou uma pedra da Lua na janela. Pode colocar vasinhos de plantas também, de preferência com plantas que sejam perfumadas (mirra, hortelã e dama-da-noite são opções interessantes).

Um sino dos ventos é sempre bem-vindo, assim como o filtro dos sonhos, um artefato indígena que filtra os sonhos, prendendo os pesadelos e deixando passar os sonhos bons. Na verdade, o que este artefato faz é puxar energias negativas que tentem se aproximar, incluindo seres desagradáveis, como larvas astrais.

Se houver uma viga exposta no teto, não posicione sua cama debaixo dela, pois vigas são problemáticas. Caso não possa retirar aquela viga, pendure um cristal. Cristais são ótimos para equilibrar energias e você pode abusar deles, pendurando inclusive nos cantos, pois cantos acumulam energia com facilidade.

Espelhos no quarto devem ser limpos constantemente com poções para que não abram portais para dimensões inferiores. Eles também rebatem energia do que vêem (encantados ou normais), trazendo essa energia para dentro do quarto. Um espelho na frente de uma janela com vista, por exemplo, vai trazer para o ambiente a energia do que ele reflete. Se a vista tiver muitas torres de igreja (torres em pico ou em cone), vai estar trazendo energia do elemento fogo, o que pode desequilibrar a calma do aposento. Falaremos mais adiante sobre espelhos mágicos na casa e, em especial, no quarto.

Quartos de frente um para o outro, cujas portas se abrem diretamente de frente, provocam brigas entre seus ocupantes. Portas de quarto que se abrem para uma escada que desce também leva a energia embora. Como é muito difícil arrancar uma escada do lugar, você pode pendurar acima da porta um espelho côncavo. Se a porta se abre para uma escada que sobe, pendure um espelho convexo.

Aqui no Ocidente é muito comum termos suítes, mas não é bom ter um banheiro no quarto, pois a energia do banheiro é de eliminação, não tem nada a ver com a energia de restauração que o quarto possui. Caso já exista uma suíte no quarto, separe-a do aposento com uma cortina ou com um biombo, dando a impressão de que ele está num outro cômodo. Se a porta do banheiro se abre diretamente para uma pessoa que dorme num lado da cama, ela tenderá a sofrer de infecções no sistema urinário. Um banheiro acima do quarto (no piso superior), também traz energias ruins para o aposento. O problema pode ser resolvido com um espelho no teto, que interrompe a realidade do banheiro, duplicando a imagem do quarto. Cuide para que a visão do seu quarto seja bela, pois um quarto muito bagunçado ou feio vai deprimi-lo sempre que olhar para o espelho.

Por fim, deixe sempre uma coisa bonita à vista. Seu dia será guiado pela primeira coisa que você vir quando acordar e, é claro, que seja guiado então por algo belo, que o inspire e alegre assim que abrir os olhos.

 


O Banheiro


Eis um lugar que possui uma energia à qual uma pessoa não deve ser muito exposta. O banheiro é o local de limpeza, onde retiramos tudo o que não nos é mais útil. Um bom banho retira de nossa aura as placas de energia negativa que porventura tenham se grudado em nós durante o dia. É um local dominado pelo elemento Água e sua posição na casa deve ser um motivo de atenção. A Tabula Smaradigma, ou Tábua de Esmeralda, é uma clavícula mágica de grande poder utilizada pelos místicos de várias escolas mais antigas e um de seus trechos deve ser lembrado quando você olhar para sua casa com olhos místicos:


“O que está em cima é como o que está embaixo”.


Essa verdade ocultista está presente em todos os aspectos do mundo e da vida do homem. No caso de um lar, ela se aplica à localização de certos cômodos e objetos. Um banheiro não deve ficar em cima do fogão, seja no segundo piso da casa, seja no apartamento do andar de cima. Se o vaso sanitário estiver exatamente em cima do fogão, vai afetar diretamente a fortuna da família, que entrará em dívidas e decadência. Um vaso também não pode fica em cima de uma cama ou um altar. Um vaso acima da mesa de jantar também é um desastre. Em todos esses casos, o problema é resolvido com a mudança de posição dos objetos. Tome cuidado também com vasos ao lado ou por trás de camas, fogões, altares, mesas de jantar ou mesas de escritório.

Por ser o local que recebe os dejetos, o vaso é rico em energia negativa, energia do que não presta e deve ir embora. Por isso sua tampa deve ficar sempre fechada – a menos que alguém esteja usando, claro! – e não se deve cultivar o hábito de passar horas sentado nele lendo jornal, revistinhas, livros ou olhando para os azulejos procurando formas engraçadas.

Outra coisa que você deve notar são seus pensamentos quando está sentado no troninho. Em que você pensa? No que vai fazer? No que está por vir? Nos seus projetos? Quando elimina resíduos do seu corpo você deve pensar em coisas que não lhe servem mais. Por exemplo, pense nas suas dívidas, ou em pessoas desagradáveis. Por incrível que pareça, este é o local em que você pode pensar em todas as suas preocupações e neuroses, pois você está eliminando essas coisas da sua vida.

Muito cuidado ao dizer ou pensar coisas enquanto dá descarga. Se estiver pensando em coisas boas, a água poderá levar isso embora. Lembre-se de que você tem poder, suas palavras e pensamentos têm poder e isso não pode ser negligenciado, ou será você a pagar por isso.

Há coisas que amenizam a energia do sanitário. Mantê-lo limpo é uma delas. Peixes também ajudam a limpar a área e podem ser fartamente usados em decoração (tapetes, cortinas, bibelôs, saboneteiras...). Um cristal pendurado no teto ou de frente para o espelho também ajuda a filtrar a energia do local. Incensos e velas perfumadas também são indicados para este ambiente, especialmente se você for tomar um banho de ervas ou de sais. Apague as luzes e deixe as velas e incensos, se possível com uma música relaxante tocando. Você limpa sua aura e o ambiente ao mesmo tempo.

No banheiro, devem ser evitadas figuras de cunho religioso, representantes de entidades, deuses ou anjos, assim como plantas. Também evite deixar roupas penduradas, especialmente pretas ou escuras, pois pegam energia com facilidade. Toalhas devem estar lá, sempre secas. Úmidas devem sair pra tomar Sol e só voltar quando forem usadas de novo.

 


A Cozinha


Chegamos ao local mais poderoso da casa. Magos e bruxas de novas e antigas tradições consideram a cozinha o “coração da casa”, pois é nela que o elemento fogo age com o elemento terra e o elemento água para alimentar a família, enquanto o elemento ar inspira todos na casa a se fortalecerem.

Alguns autores consideram o coração da casa o local estrategicamente colocado no meio da construção, seja ele um aposento ou não. Por exemplo, um vão no meio da casa com um bonito jardim pode interferir na unidade familiar, tornando a família desagregada. O mesmo acontece com casas de forma irregular que formam um pátio ou átrio bem no meio. É como se a casa não tivesse coração, tornando a família distante emocionalmente. Um corredor ou um hall vazio como o coração da casa também não ajuda. O ideal para esta posição seria a sala de estar ou de jantar, onde a família passa mais tempo junta, ou a própria cozinha, o que aumentaria a fortuna da família. Um banheiro no centro da casa deve ser banido imediatamente, pois vai minguar as riquezas da família. O quarto dos donos da casa deve ficar próximo do coração, pois isso ajuda a manter a família unida.

A cozinha é o símbolo da alquimia. Muitos instrumentos mágicos são típicos da cozinha justamente porque os bruxos usavam a cozinha como laboratório. Isso não só ajudava a disfarçar, como era mais prático. Lembremos que bruxos preferiam se manter discretos não só pelo péssimo hábito que as pessoas tinham em certas épocas de transformá-los em churrasquinho, mas também para não serem assediados com pedidos constantes de poções mágicas e nem se tornarem alvos de outros bruxos ambiciosos que desejavam obter seu conhecimento.

Eu admito que sou um desastre na cozinha, mas sempre foi meu lugar favorito na hora de fazer uma alquimia. Você não precisa ser um gourmet, basta ter um pouco de boa vontade. A Providência me mandou aqui para falar com vocês por um motivo, é uma mensagem simples: “Se este ser ignóbil consegue, vocês também conseguem!”. Portanto não fique preocupado com seus dotes culinários. Você só precisa prestar atenção em alguns simples detalhes que farão toda a diferença.

O fogão é o representante da fortuna e riqueza da casa. Ele não deve estar exposto, estando de frente diretamente para uma entrada, pois além de expor a fortuna para outras pessoas, ele recebe cargas diretas de energia, o que pode ser ruim. O fogão também não deve ficar ao lado de elementos opostos, como a geladeira, a pia ou a máquina de lavar, pois isso mina a fortuna e a energia da família. Uma solução seria um murinho que separasse o fogão da máquina de lavar, por exemplo. O fogão também não pode ficar de frente para a pia, geladeira ou máquina de lavar, pois vai provocar desequilíbrio na casa, causando brigas tolas que podem acabar em separação. Uma solução simples, caso não possa mover nenhum dos eletrodomésticos, é girar o fogão, deixando-o em diagonal e tirando-o da linha de confrontação com os representantes da Água.

Você pode aumentar a fortuna da casa colocando um espelho atrás do fogão, pois ele vai duplicar o fogo. Para realizar feitiços, pratos encantados ou mesmo pratos do dia-a-dia, prefira sempre colheres de pau, pois o metal pode quebrar a energia do alimento. Da mesma forma, panelas de ferro são ideais para o preparo de alimentos, mas são difíceis de achar em algumas regiões e terrivelmente difíceis de lavar, graças ao seu peso horroroso. Nesse caso, prefira ágata, cerâmica ou vidro.

Temos o hábito de colocar tudo na geladeira. No caso das frutas e legumes, isso diminui a energia dos alimentos, pois quando chegam até nós, trazem a energia do Sol, que é diminuída na geladeira. Procure consumir os alimentos frescos sempre que possível, pois assim retirará deles o maior nível de energia possível.

A cozinha é mágica. A energia de quem cozinha interfere diretamente em quem vai comer. Se é você quem cozinha, procure estar sempre bem na hora de manipular os alimentos. Se chegou da rua (no caso, da cidade, do trânsito, do trabalho ou de algum lugar em que esteve exposto à energias tumultuadas. Não falamos aqui de uma ida à padaria da esquina, por exemplo), tome um banho, coloque uma roupa confortável e somente então comece a manusear os alimentos.

Muitos bruxos e bruxas, especialmente wiccanos, são vegetarianos. Este é um caminho bonito, pois milhares de animais morrem todos os dias para nos alimentar. Mas nem todos estão nesse nível de evolução e muitos de nós ainda precisam de carne para sobreviver. Sempre respeito muito a intuição e imagino que muitos de nós precisem da carne pela sua energia predadora, que nos dá força, coragem, persistência e um preparo maior para lidar num mundo de predadores.

Não viole sua natureza. Se você não se sente pronto para assumir uma dieta sem carne, não force. Vá aos poucos. Isso não quer dizer que você não respeita os animais. Prefira carnes vindas de fazendas ecológicas, que criam os animais livres, sem hormônios, e os sacrificam sem crueldade. Quando for preparar o alimento, agradeça aos animais que deram sua vida para que você pudesse se alimentar e deseje que eles estejam felizes nos campos além de nossa visão, e que tenham uma próxima vida longa e feliz. Experimente comer uma carne preparada assim e outra que não tenha sido preparada desse jeito. Os mais sensíveis perceberão a diferença. Até a digestão fica mais fácil.

A cozinha deve estar sempre limpa e ela pode abrigar alguns dos seus instrumentos mágicos, como a vassoura encantada e o caldeirão de alimentos. O caldeirão de alimentos é um instrumento usado especialmente para comidas encantadas. Você deve ter um (que pode ser pequenininho, para melhor transporte) para realizar rituais, onde você queima incensos, folhas, etc... e outro para preparar poções e alimentos. Este último deve ser consagrado como todos os outros instrumentos, mas fica na cozinha. Você pode também encantar uma colher de pau com o mesmo propósito.

É na cozinha que você tem também seus temperos e ervas mágicos. Guarde tudo em potes de vidro, com tampa de rolha (de preferência, se não tiver, use o que tem). Etiquete tudo e vá usando conforme a necessidade. Todos os alimentos têm propriedades mágicas, de acordo com sua influência planetária e as divindades a que estão relacionadas. Como são muitos alimentos, você terá que estudar bastante até saber pra que serve cada coisa. Mas não se desespere, ninguém precisa saber tudo de uma vez! Aproveite a viagem e vá aprendendo uma coisa por vez!

Sinos de vento, plantas e incensos são indicados na cozinha, assim como bibelôs que atraiam a fartura e prosperidade. Certos talismãs de proteção também são muito bem-vindos, pois a cozinha é um lugar constantemente atacado por energias negativas como inveja.

Mais uma vez, cuidado com vigas expostas. Elas provocam uma espécie de pressão e se houver uma sobre o fogão, a fortuna da família estará prejudicada e o orçamento estará sempre apertado. A solução é rebaixar o teto, fazendo a viga desaparecer, mover o fogão de lugar ou pendurar um cristal na viga, para amenizar seus efeitos.

 


Corredores


Seus corredores devem ser iluminados e arejados. Nada daqueles corredores parecendo masmorras de castelo do Conde Drácula! Mas se quiser, pode dar um clima. O importante é que seja bonito e livre de empecilhos. Se você pode passar tranquilamente, a energia também pode. Se tiver um janelão no final do corredor, coloque uma planta grande no local, ou a energia que entrar sairá direto pela janela sem passar pelos outros cômodos.

Sinos de vento e luminárias grandes e coloridas fazem do corredor um lugar bom para a energia passar. Tapetes podem ser usados e, se usar boas cores, melhor ainda. Quadros nas paredes podem ser ótimos inspiradores ou guardiões. Fica a sua escolha.

 


Capítulo 3

Resolvendo o problema: É hora de uma faxina astral


Você têm condições de manter sua casa ou seu ambiente de trabalho sob vigilância. Se algo não vai bem, fique de olho. Algumas entidades negativas fazem tudo para nos cegar, pois se as descobrirmos, qualquer uma de suas manhas perde o efeito. No caso das larvas astrais, elas não parecem possuir a consciência de alguém em especial e algumas correntes religiosas, como o espiritismo, acreditam que elas são desprovidas de qualquer consciência. Eu tenho dúvidas.

Nossa espécie é um tanto quanto arrogante. Já afirmamos antes que pessoas negras não possuíam alma, que índios não passavam de animais e que animais não sentiam dor, por serem desprovidos de alma, consciência ou raciocínio. Algumas pessoas ainda pensam assim, por incrível que pareça. Estudiosos de anjos acham que eles são desprovidos de vontade própria e que seguem apenas as ordens de Deus. Mas os anjos usam as teias de coincidências para promover suas ações. E por que Deus iria querer um exércitos de zumbis sem vontade e sem capacidade de criar e decidir por conta própria? Minhas fontes espirituais (as Vozes...) me esclareceram que anjos têm livre arbítrio sim e que por isso tiveram um tremendo quebra-pau lá em cima. Mas Deus prefere continuar confiando em seus anjos, assim como continua confiando em nós.

Com tudo isso, tenho minhas dúvidas se larvas são desprovidas de consciência. São como amebas, mas sei lá se a ameba tem alguma noção de existência! Eu não estou dentro da cabeça de uma ameba pra saber, metaforicamente falando. Erramos tantas vezes antes, por que acreditar que estamos certos agora? Assim, acredito que larvas sejam realmente fragmentos, mas que algo as anima, algo lhes dá poder e que elas tenham consciência de que são alguma coisa, senão não agiriam como seres imitativos.

De qualquer forma, com consciência ou não, com personalidade ou não, larvas astrais negativas são desagradáveis e devem sumir. São como baratas (que, como diz Ricky Nobre, um grande amigo escritor, barata não é bicho, é escama do diabo). Você deve fazer uma constante manutenção de seu lar para que larvas não se grudem em suas paredes e não suguem sua energia.

 


Como se livrar de larvas astrais


A limpeza física é um ótimo começo! Nossa realidade física interfere no tipo de ser que atraímos. Mantenha sua casa limpa e seres nojentos, como insetos, não aparecerão com tanta frequência. O mesmo acontece para larvas astrais. Dar uma boa esfregada nas paredes, no chão e até pintar tudo depois é um excelente artifício para se livrar de larvas astrais. Depois, faça um pequeno ritual de limpeza e deixe música agradável rolando sempre que possível. Larvas odeiam música clássica. Tem a ver com as vibrações.


Fórmula geral de limpeza


Há uma pá de rituais de limpeza. Se observar bem, todos possuem os mesmos elementos, variando de acordo com as crenças de cada um. Os rituais católicos popularizaram o famoso exorcismo, um ritual de expulsão de um ou mais seres desagradáveis e sem noção que invadiram uma casa ou um corpo. Muitas linhas evangélicas possuem rituais de expulsão de espíritos, que para muitas religiões cristãs, são o mesmo que demônios. Este livro não está preso a nenhuma religião e você pode fazer pequenas adaptações se sentir que ficará mais a vontade assim. Como eu costumo dizer com frequência, a Divindade não se importa em como você a chama.

Esta é uma fórmula simples que pode ser feita sempre que desejar.


Primeiro passo: encantamento.

Depois do ambiente devidamente limpo, diga quatro vezes com sua mão dominante (a que escreve) dirigida para a primeira parede:


Minha força está na Divindade

No amor incondicional

Na luz soberana

Nas forças do Bem

E com esta força eu despeço as energias negativas que aqui estão

Em nome da Terra, do Ar, da Água e do Fogo, eu os dispenso

Em nome da Trindade Sagrada, eu os dispenso

Que as forças do Bem ajam através de mim

Para que haja a purificação deste local

Que se cumpra este encantamento em luz e graça,

Assim seja, assim se faça!

Assim seja, assim se faça!

Assim seja, assim se faça!


Segundo passo: selando o local com um pentagrama ou cruz

Depois de dizer isso para cada parede, junte os dedos de Júpiter e Saturno (indicador e maior-de-todos) da mão dominante e concentre-se por alguns instantes, focando em puxar e receber energia divina através da respiração e dos pés (se puder ficar descalço, melhor ainda). Quando se sentir cheio de energia, desenhe um pentagrama OU uma cruz celta (uma cruz de braços iguais dentro de um círculo) em cada parede. Estes símbolos são muito poderosos e podem ser usados sempre que você desejar proteger ou mesmo limpar um local ou objeto. Lembre-se de que o mais importante é que você deve visualizar o desenho conforme desenha. A visualização vai variar de pessoa pra pessoa, pois depende muito do tipo de energia com que a pessoa está sintonizando naquele momento. Eu costumo pensar em uma luz azul, mas sempre surge um fogo avermelhado no lugar. O efeito é bonito! Faça isso em todas as paredes, no teto e no chão. Isso não só banirá as larvas mais teimosas como impedirá que outras entrem. Funciona como um portal que queima os seres negativos que tentarem entrar. Renove sempre que achar necessário. Ah, sim! O pentagrama que funciona deve ter as duas pontas para baixo.

 


Espantando as larvas com água benta


A água benta é muito poderosa para expulsar as larvas mais teimosas e você pode respingá-la com as mãos enquanto fala a fórmula geral. Você mesmo pode tornar sua água benta. Pegue água mineral e verta num recipiente de vidro. Concentre-se com as duas mãos em concha sobre ela diante de uma vela e um incenso acesos enquanto pede às divindades da luz que iluminem aquela água através de você, tornando-a pura e poderosa contra seres negativos. Por alguns minutos, visualize uma poderosa e crescente luz que desce do alto sobre sua cabeça (chakra da coroa) e sai pelas mãos. Sintomas típicos dessa operação são arrepios, euforia e perda de equilíbrio (faça sentado). Verifique com seu pêndulo se a água foi devidamente consagrada. Em geral, o pêndulo responde muito rápido a esse tipo de pergunta. Guarde sua água benta em um recipiente de porcelana, vidro ou cerâmica com tampa de rolha. Evite plásticos. São estéreis, diminuem o poder da magia com o tempo.

 


Dica mágica de moda


Quando for fazer esse tipo de limpeza num local, preste atenção em sua roupa. É melhor que ela seja branca, para que as larvas não se grudem em você com tanta facilidade. Se for preta, você agirá como uma esponja, o que pode ser uma excelente armadilha, mas você tem que segurar o tranco. Tonturas, cansaço e sonolência são comuns nesse tipo de limpeza se o ambiente estiver carregado. Se você leva fé no seu taco, use a roupa preta como armadilha. Assim que terminar, retire a túnica preta e mergulhe-a em água consagrada, o que queimará as larvas que tenham se grudado. Outra alternativa é colocar tudo num saco e amarrar com uma fita vermelha. Queime tudo ao sair (de preferência, num local seguro que não ameace a propriedade de ninguém, ou as pessoas podem ficar chateadas com você).

A roupa branca requer uma lavagem imediata, mas se você se sentir muito pesado e, mesmo com roupas claras, sentir o mal estar que mencionei, é porque o lugar estava carregadíssimo. Nesse caso, é melhor se livrar da roupa de vez, com fogo.

Mas não se desespere! Não precisa se livrar dos seus modelitos favoritos cada vez que for fazer uma limpeza. Compre tecido barato (o mais barato que você encontrar – menos filó, senão as larvas vão rir de você!) e corte um buraco para a cabeça. Coloque por cima de uma roupa limpa (caso não tenha sua roupa ritualística). Então, na hora de queimar, queime apenas esse pano barato e lave suas roupas como de costume.


Atenção: este é o procedimento padrão para locais carregados de larvas e – acredite – tem MUITO lugar cheio de larvas astrais por aí. As larvas não oferecem perigo imediato e uma pessoa comum não corre nenhum grande risco aqui. Mas pode ser que você tenha descoberto apenas a ponta do iceberg e o local tenha mais que larvas. Enfrentar outro tipo de entidade pode ser mais perigoso e, se você desconfiar que o local é habitado (assombrado), é melhor chamar ajuda. Busque sempre um número ímpar de pessoas, preferencialmente com mais experiência e espírito forte, como bruxos, magos e médiuns: três, cinco, sete, nove ou treze são os melhores números. Quanto mais, melhor. Se houver algum médium presente, podem travar contato. Esteja preparado.

 


Como saber se não é uma furada


O pêndulo é sempre um artifício interessante se você não tem a intuição tão afiada quanto gostaria. Vá levando o pêndulo pelos locais e perguntando onde estão seres invisíveis negativos. Assim, você identifica direto os focos pra atacar com mais afinco aqueles pontos. Pergunte se são larvas ou outra coisa. Vá perguntando até identificar seus hóspedes. O que acontece é que os sintomas ligados ao local são determinantes. Observe: você fica sonolento naquele local ou na presença de outra pessoa ? Você pode estar lidando com um vampiro de energia e não sabe. A observação vai lhe dar as dicas para agir corretamente, não se preocupe.

Outro método para identificar os focos de larvas é acender uma vela para este fim. Compreenda que os sinais que a vela der nesse caso possuem um significado específico do que se ela estiver simplesmente acesa num ritual comum.

 


A vela como radar


Escolha uma vela branca e unte-a com um óleo. O ideal é que seja um óleo consagrado, mas se não tiver, serve óleo mineral, óleo de cozinha, enfim, o óleo que você tiver. O óleo ajuda a dar poder à vela. Faça suas orações e, com a vela entre suas mãos em concha, sussurre para ela sua missão:


Vela sagrada, luz de poder

Ilumine agora o que estiver nas sombras

Mostre-me o que meus olhos mortais não podem ver

Acuse e aponte qualquer ser

Que neste lar estiver a se esconder.

Fiat! Fiat! Fiat!


Caminhe com a vela e aproxime-a de todos os pontos que puder da casa, incluindo cantos, porões, sótãos, quintal e até armários pouco usados. Aposte em especial em lugares úmidos, frios e escuros. Se a chama tremular, há larvas no local. Se a chama ficar azul, ou há muitas larvas ou um ser frio (um espírito ou fantasma) presente. Se a chama apagar com corrente de vento inexplicável, os seres que ali habitam estão cientes de sua presença e do que você está fazendo, e não estão muito satisfeitos. Se a chama ficar grande e houver faíscas, há a presença de fadas. Fadas podem ser vampíricas, mas podem também ajudar um lar. Procure conversar com elas e ver se estão insatisfeitas para estarem drenando energia ou causando confusão. Muitas vezes, uma simples conversa coloca as fadas de volta ao nosso lado e elas podem ser grandes aliadas.

 


Abrindo um portal


Outro método interessante é banir as larvas por um portal. Você precisará de uma chave limpa e consagrada e de um pouco de glitter. Diga a fórmula de limpeza descrita acima e escolha um local para abrir uma porta invisível. Se desejar, use o pêndulo para escolher o melhor local, mas você pode soltar uma pequena pena, soprando-a pra cima e pedindo-lhe que mostre o melhor local para abrir a porta para outro plano. Onde a pena cair, será seu portal. Jogue um punhado de glitter no local. Ajuda você a delimitar as dimensões da porta. Abra os braços e movimente-os criando a porta com sua visualização. Então, gire a maçaneta e abra a porta, dizendo:


“Que todas as larvas astrais aqui presentes sejam atraídas para esta porta, em nome da Luz e de tudo o que é sagrado!”


A porta fará um efeito de sugar as larvas. Elas já estavam mais desgrudadas da parede por causa da fórmula de limpeza. Agora serão sugadas por uma espécie de aspirador de pó criado por você. Sua intuição dirá quando todas já partiram. Feche a porta e tranque-a com a chave consagrada.


Atenção: jamais saia sem fechar a porta ou outros seres desse outro plano podem aparecer para tomar um chazinho com você. Pode até vir a ser uma boa história para contar para os amigos, mas é melhor não arriscar.

 


Festa!


Há algo que irrita larvas e espíritos negativos em geral: risadas, crianças, sentimentos puros. Muita gente pode até achar que é difícil encontrar sentimentos puros por aí, mas estão enganadas. Há muitos sentimentos verdadeiros e bonitos dentro das pessoas que conhecemos, só que não lhes damos muitas chances de aparecerem. O lado bom é que uma vez que trazemos esses sentimentos à tona, eles retornam a nossa vida com mais frequência.

Falei desses sentimentos porque algumas festas conseguem despertá-los. Essas festas são excelentes métodos de faxina para retirar as larvas astrais, pois reciclam a energia estagnada do local e os bons fluidos das pessoas ajudam a limpar o local de larvas. Uma gargalhada genuína é tão poderosa que tem o poder de quebrar uma maldição e festas são excelentes ocasiões para rir. O problema é que algumas pessoas têm uma noção meio distorcida do que é uma “festa”. Muitos acham que festejar é beber até cair, comer feito um porco, ouvir música mais alto do que o ouvido humano aguenta e dar em cima de alguém porque tem que marcar pontos em sua cartelinha de conquistas. Bom, esse tipo de festa alimenta as larvas, ao invés de expulsá-las.

As festas que limpam a casa são as que refrescam a alma. São as que promovem risadas sinceras e sentimentos bonitos. Como fazer isso? Com brincadeiras interessantes, com sentimento de união, com um presente que mostre às pessoas como você se importa com elas e com um sentimento de amor genuíno. Se você acha que não é possível fazer uma festa assim com as pessoas que você conhece, então está na hora de conhecer outras pessoas. Outra coisa: bebida alcoólica não é proibida, mas se alguma das pessoas não souber beber, prefira retirar completamente a bebida do cardápio. Os irmãos das sombras só precisam de UMA pessoa disposta a ajudá-los. Não dê mole pra Mané. Já cigarros e drogas estão fora sem direito à negociação. Não ajudam em nada e ainda atrapalham os outros.

 


Incensos e outros artifícios


Algumas coisas funcionam bem na manutenção da limpeza do local. Incensos e sinos de vento são ótimos depois que a limpeza já terminou, pois mantêm afastados seres negativos enquanto atrai seres positivos. Podemos conhecer uma pessoa pelos seus gostos. Da mesma forma, podemos conhecer a natureza de um ser pelo que o atrai. Sinos de vento soam numa vibração muito elevada, atingem os chakras superiores e provocam uma profunda paz em espíritos evoluídos. Incensos adequados em áreas arejadas também são ótimos. Lembre-se de que excessos nunca são bons. Um sino de vento na frente de uma corrente de vento é de enlouquecer qualquer um. Incensos demais em um lugar fechado também não ajudam.

 


Vassourando as larvas


Se você já possui sua vassoura mágica, use-a para limpar energias estagnadas. Basta passar a vassoura, sem encostar, nas paredes, teto e chão, varrendo tudo para fora. Se você não possui sua vassoura mágica, pode fazer uma com ervas. Junte ramos de arruda, aroeira e feto. Se não encontrar essas ervas, pode fazer com outras que sejam usadas em limpeza astral. Seguindo a antiga tradição, use sempre números ímpares para o ramalhete: um, três, cinco ou sete são os números mais indicados.

Feito o ramalhete, amarre com uma fita vermelha e peça às Bruxas Ancestrais que lhe confiram o poder daquelas ervas para expulsar do local energias negativas. Vá batendo nas paredes (de leve) e em todos os recantos suspeitos, enquanto recita uma oração ou um cântico. Pode usar a fórmula de limpeza descrita neste livro ou inventar a sua própria.

Quanto mais carregado estiver o local, mais murcho seu ramalhete ficará. Esse é um método que pode ser usado também em pessoas. É uma forma de benzer, que nossas avós conheciam profundamente em sua sabedoria do povo. As orações mudam de acordo com as crenças, mas o processo é basicamente o mesmo.

 


A espiral do caos


Outra coisa que pode facilitar o acúmulo de larvas astrais é a espiral do caos. Eu explico. Nossa memória é mais antiga do que podemos imaginar. Nós nos lembramos de tudo que por ventura nos traumatizou, inclusive coisas que tenham acontecido com nossos ancestrais ou em vidas passadas. Todo mundo teve um momento de pobreza ou privação na família, em alguma época, nesta ou em outra vida. Esse período causou um trauma que foi passando de geração a geração e até hoje nos pegamos guardando coisas e cacarecos inúteis na possibilidade remota dele vir a ser útil algum dia. Com isso, entupimos armários, gavetas e até criamos cômodos inteiros para não nos livrarmos do bagulho que não encontraremos se por ventura realmente precisarmos.

Voi lá! Está criada a espiral do caos. Todos esses cacarecos que guardamos vêm impregnados de energia. Estamos apegados a esses objetos e essa ligação nos impede de nos separarmos deles. Quando os reunimos, criamos um ótimo ambiente para as larvas astrais. Além disso, esse amontoado de coisas sem utilidade acaba interrompendo o fluxo de energia da casa, criando desequilíbrio.

Esse caso é diferente do “canto do caos”. Costuma-se chamar de canto do caos a parte da casa que parece atrair o caos. Olhe ao redor. Há sempre um lugarzinho em que todo mundo parece jogar bolsas, sapatos, casacos ou amontoar livros e cadernos. Esse é o canto do caos. Toda casa tem. Não é um problema, desde que você aprenda a conviver pacificamente com ele. O caos tem seu lado bom, ajuda a relaxar essa vontade de domínio e controle que a maioria de nós tem. Mas o canto do caos não deve se alastrar para o resto da casa, pois causa o mesmo desequilíbrio que o excesso de ordem, só que com efeitos reversos.

 


Onde houver trevas...


Larvas astrais não gostam de luz, o que as fará procurar sempre locais longe da luz direta. Se, mesmo depois de lavar ou pintar as paredes, você sentir que as larvas voltam para aquele local específico, experimente criar algo que as afaste definitivamente. Quadros bonitos e sinos de vento são ótimos, mas você pode criar um foco de luz, seja através de uma lâmpada, seja através de um espelho que reflita a luz de uma janela, por exemplo. Lembre-se sempre de que coisas bonitas são a manifestação da harmonia e um ambiente bonito é sempre desagradável para esses seres que preferem as trevas e a sujeira. Abuse de flores e boa decoração.

 


Limpando com o Caldeirão


Se seu lar ou local de trabalho anda meio estranho, você pode estar abrigando um inquilino que não paga aluguel e ainda rouba sua energia. Uma boa forma de dar um fim nisso é fazendo uma boa limpeza. Você usará seu caldeirão neste caso como uma espécie de vórtex, um ralo que puxará as entidades negativas que estiverem presentes. O fogo assumirá um comportamento agressivo e você ouvirá estalos. Se você não tem um caldeirão, pode usar um pote de barro vendido em qualquer casa de artigos religiosos (e é baratinho).


Para esse tipo de limpeza, você vai precisar de:


13 varetas de incenso

(mirra, arruda, ou qualquer um de proteção e defesa espiritual)

Seu caldeirão ou um pote de barro

Ervas de Marte (veja adiante a lista)

Álcool

Um copo de água

Sal grosso


Tome um banho de ervas, coloque uma roupa clara e uma música relaxante. Peça a força do Alto para realizar a limpeza astral, sentindo uma energia descendo sobre seu chakra da coroa e irradiando você por inteiro. Quando se sentir pronto, comece os serviços.

Coloque as ervas no caldeirão e molhe com álcool. Faça suas invocações. Coloque a água sobre a mesa e o sal grosso. Chame os elementais e os guardiões. Chame sua Divindade e, com a permissão de Djinn e proteção de Mikhael, acenda o caldeirão jogando nele um fósforo (aceso, claro!). Diga alto:


“Salamandras, com a permissão de Djinn e com a proteção de Mikhael, peço-lhes que me ajudem a limpar este local de toda influência negativa.”


Acenda as treze varetas de incenso no fogo do caldeirão, dizendo:


“Paralda, com tua permissão, que as sílfides guerreiras se apresentem e limpem este local de todo ser intruso e negativo, em nome da Divindade.”


Saia pela casa com este molho de varetas acesas, recitando uma oração forte de sua escolha e dando ordens para que tudo o que for negativo, saia. Depois de passar por todo o local, incluindo cantos, volte para o caldeirão. Coloque as varetas de incenso dentro do caldeirão (quebre-as, se necessário), dizendo:


“Com o poder do três vezes três, o mal que residia nessa casa é agora atraído por este fogo sagrado! Pela Tríplice Deusa, que as salamandras puxem tudo o que for negativo e levem para outros planos, para serem transmutados! Eyah! Eyah! Eyah!”


Note que a chama do caldeirão vai apresentar mudanças. Observe por alguns minutos, dando poder às salamandras, recitando palavras de poder ou concentrando-se fortemente, puxando tudo o que estiver errado, tudo o que for negativo, para o caldeirão.

Pegue o sal grosso e jogue no copo ou taça de água. Vá para todos os cômodos e cantos, aspergindo a água purificadora e abençoando em nome da Divindade. Ao terminar, retorne ao caldeirão e salpique com os dedos um pouco dessa água, dizendo:


“Fogo sagrado, eu te abençoo e purifico, para que possas purificar também todo este lar.”


Observe por mais alguns minutos. Pegue um pouco de sal grosso e jogue no caldeirão, dizendo:


“E com o poder da Tríplice Sagrada Mãe, peço que Chobb e seus elementais da Terra tranquem esses seres negativos, que Djinn e as salamandras queimem quem tentar voltar, que Paralda e os silfos soprem para longe qualquer inimigo com a força das ventanias, que Niksa e as ondinas lavem e limpem este local com a força do maremoto! Que este decreto se cumpra agora em luz e graça, assim seja, assim se faça! Assim seja, assim se faça! Assim seja, assim se faça!”


Deixe o fogo se acalmar e tampe o caldeirão, agradecendo a todos os elementos e entidades que participaram deste ritual com você. É bem capaz de você sentir uma fome de leão depois disso, pois rituais assim consomem muita energia. Assim, deixe um lanche preparado e, depois que guardar seus instrumentos, ataque a geladeira sem remorso.

 


Ervas de Marte


Ervas de Marte são as que sintonizam com a energia guerreira dos espíritos de Marte e são frequentemente usadas em rituais de limpeza, proteção e defesa. Eis uma listinha para que você possa usar. Lembre-se de que se for queimá-las, elas devem ser sempre secas.


Absinto

acanto

agárico

agrião-mastruço

aipo

alcachofra

alho

alho-poró

ameixeira brava

arão

artemísia

aspargo

bardana

beladona

briônia

canela

cânhamo

cardo

cebola

cebolinha

cinoglossa

colocíntida

corniso

diabelha

dormideira (papoula)

espinhosa

eufrásia

fava,

feto

giesta

gladíolo

goiveiro

hortelã

manjericão

mostarda

noz-moscada

orelha-de-urso

pimenteira

rábano silvestre

ruibarbo

taioba

urtiga

urze

verônica

videira

 


Purificando o lar


Para purificar seu lar, prepare um mistura de água da fonte (mineral) com sal e essência de alecrim ou arruda. Introduza uma rosa vermelha na mistura e borrife com ela todos os cantos da sua casa. Quando terminar, jogue o conteúdo fora e coloque a rosa em um vaso. Faça isso a cada dois meses.

 

 

Com a ajuda dos anjos


Esse ritual de proteção conta com a ajuda dos anjos das nove hierarquias angelicais.


Você vai precisar de:

1 vela branca

1 vela amarela

1 vela rosa

1 vela vermelha

1 vela azul clara

1 vela azul escura

1 vela verde

1 vela laranja

1 vela violeta

9 incensos de sua preferência


Esse ritual deve ser feito ao meio-dia e você deve ter tomado um banho de limpeza antes. Caso você não conheça nenhum, utilize o banho de rosa branca com perfume de alfazema. Basta colocar pétalas de rosa branca num recipiente com água e colocar um pouco do perfume, rezando suas orações. Tome este banho do pescoço pra baixo (se desejar, vaporize-o no ambiente também). De banho tomado, coloque uma roupa clara e comece o ritual.

Unte cada uma das velas com um óleo consagrado ou um perfume de sua preferência. Acenda os incensos e acenda a vela branca. Vá passando com ela em todos os cômodos da casa, não esquecendo atrás das portas, recitando a seguinte oração.


Oração aos Anjos pedindo proteção contra doenças, desastres e inimigos


Sinal da Cruz.


Senhor, concedei a paz aos que têm fé, para que se cumpram as palavras do profeta: ‘Ouvi as orações do Vosso servo e do Vosso povo de Israel.’

Santos Anjos, que estais eternamente cantando as glórias do Altíssimo Senhor Deus! Arcanjo Miguel, que triunfastes e vencestes potências infernais! Anjo São Rafael, previdente guia do jovem Tobias, no deserto! Anjo São Gabriel, que anunciastes à Virgem Maria a concepção do Filho, Verbo de Deus Pai!

Luminares acesos, por todos os séculos dos séculos, em volta do Trono do Altíssimo, que para sempre seja louvado. Anael, Asrael, Gamaliel, Samuel, Zacariel, Uriel, Sete Espíritos Puros, Sete Luzeiros, Hierarquias celestes, sede minha luz, minha proteção, minha coragem, para que enfrente todos os males, todas as adversidades, todos os inimigos.

Afugentai de mim, de minha casa, da minha família os espíritos do mal, os invejosos, os malfeitores, os hipócritas, os interesseiros.

Serafins, Querubins, tronos, Dominações, Potestades, Arcanjos e Anjos, afastai de mim, de minha família, de minha casa os espíritos enviados pelos inimigos, desta ou de outras vidas, desta ou de outras dimensões, os espíritos tentadores, que nos desviam do caminho do bem e nos arrastam à perdição eterna.

Assim seja, assim se faça.


Terminando de percorrer a casa, volte e coloque a vela branca em um castiçal ou pires. Pegue a vela seguinte (escolha qualquer cor), acenda e percorra a casa com ela, recitando a oração. Faça isso com todas as velas, colocando uma ao lado da outra conforme for terminando. Quando terminar todas as velas, faça seus pedidos para que os anjos limpem sua casa de todo o mal e tragam a luz divina para seu lar através daquelas velas sagradas. Respire profundamente de olhos fechados e visualize sua casa inteira sendo banhada por luz. Arrepios e cansaço são normais nesse tipo de ritual. Ao terminar, agradeça e deixe as velas queimarem até o fim. Se sobrar algum resto de vela, pode jogar no lixo.

 


Capítulo 4

Protegendo sua casa


Depois que você limpou seu lar, procure protegê-lo para que as influências negativas não voltem. Algumas dicas simples têm sua origem em antigas tradições, enquanto outras são mais elaboradas. Você pode fazer algumas delas, todas ou apenas uma. Depende do quanto seu lar precisa de proteção. Algumas casas estão estrategicamente construídas num local complicado e precisam de constante atenção, enquanto outras são naturalmente tranquilas energicamente.

 


A Proteção das Rosas


Você vai precisar de:

7 rosas brancas

um jarro com água

7 incensos

4 velas, sendo uma amarela, uma vermelha, uma azul e uma verde.


Essa limpeza de casa é muito sutil, porém eficiente. Pegue sete rosas brancas e coloque-as num vaso com água. Acenda quatro velas em volta do jarro e os sete incensos. Com os incensos na mão, passe a fumaça nas rosas, fazendo a seguinte oração, muito utilizada pelos ciganos para se defender de seus inimigos:


Oração de Nossa Senhora do Socorro


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (fazer o sinal da Cruz com os incensos sobre as rosas três vezes).

Eu, diante de Deus e coberto com o manto poderoso de Nossa Senhora do Socorro, andarei e não serei visto. Passarei pelos meus inimigos que nenhum mal me farão, mas poderei atingi-los.

Um Anjo me acompanhará e sua espada ceifará aqueles que virem minha sombra ou

meus passos na poeira da estrada.

Cegos ficarão, mudos quedarão, imóveis cairão pelo braço onipotente que se abaterá sobre quem quiser me fazer mal. Em pedra se transformará e seus olhos serão estrelas para enfeitar o manto de Nossa Senhora, que me protege com seu poderoso manto e me manda seu Anjo.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (repetir três vezes o sinal da Cruz com os incensos sobre as rosas).

Que estas rosas sejam como espadas das santas guerreiras que protegem nosso lar e nossa família pelo Norte, Sul, Leste e Oeste, pela Terra, Fogo, Ar e Água. Nada de ruim poderá se abater sobre esta casa ou esta família, pois estamos sob a proteção divina de nossa Mãe.

Assim seja, assim se faça.


Vá andando pela casa com os incensos, fazendo o sinal da cruz nas paredes com a fumaça e recitando a oração. Quando terminar, volte e pegue uma rosa por vez. Repita a operação com cada rosa por todas as paredes da casa, por todos os cômodos, recitando a oração e pedindo a proteção de Nossa Senhora, rezando também o Glória ao Pai e uma Salve-Rainha. Quando terminar, pegue as rosas e deixe-as em um jardim bonito, agradecendo pelo seu serviço.

 

Protegendo o lar com uma drusa


Se você possui um móvel com muitas fotos da família, aproveite para colocar também esse interessante cristal mágico. Pegue uma drusa de cristal (aqueles grupamentos de pequenos cristais irregulares sobre uma base única e lave-a em água corrente. Deixe cerca de meia hora dentro de um pote com leite e volte a lavar em água corrente, dessa vez visualizando luz. Deixe secar naturalmente ao sol. Coloque-o no meio das fotos e visualize uma forte luz sendo projetada de cada ponta do cristal e alcançando a imagem de um membro da família.Toda quinta-feira, passe um incenso no cristal e reforce a programação. A drusa tem o poder de enviar energia através de suas pontas e isso também ajuda a equilibrar um ambiente. Nesse caso, nós a programamos para enviar energia de proteção a cada membro da família através da magia testemunhal (é a magia com o uso de um testemunho, como foto, fio de cabelo, nome completo, etc...).

 

Proteção contra mau-olhado


Guarde pregos, agulhas e outros objetos pontiagudos dentro de um pote fosco e feche-o muito bem fechado. Coloque-o em um lugar bem visível da sua casa, de preferência na cozinha, o coração da casa, mas nunca revele seu conteúdo. Este é um dos mais potentes amuletos contra mau-olhado para nosso lar ou ambiente de trabalho.

 

Contra as forças das trevas


Dois pedacinhos de canela colocados em forma de cruz na porta ou atrás da escrivaninha formam um bom amuleto protetor para seu local de trabalho. A canela é consagrada ao Sol e esta afasta as trevas.

 

Uma armadilha em espiral


Uma boa maneira de afugentar as energias negativas de sua casa é colocando na porta de entrada o desenho de uma espiral ou pendurando uma espiral de prata. A espiral é um símbolo presente em diversas culturas, sendo uma representação da Deusa e da magia dos dragões. Ela funciona como uma armadilha que aprisiona todas as forças negativas.

 

Livre-se das energias exteriores


Uma prática centenária de proteção ao lar consistia em lavar as mãos assim que chegasse da rua. Isso não é apenas um medida higiênica, mas um ritual que marca a passagem do espaço profano para o sagrado. Se você veio de um dia de trabalho ou um dia inteiro na rua, vá direto para o banho e coloque as roupas para lavar. As energias da rua ficam impregnadas em você. Se esteve em locais carregados, como hospitais, delegacias ou cemitérios, não entre com os sapatos, que devem, se possível, ser lavados imediatamente. Se você trabalha ou tem que frequentar um desses locais frequentemente, aconselho um pantáculo de proteção, banhos de limpeza sempre que possível, orações e talismãs.

 

Atraindo os espíritos guardiões


Para atrair os espíritos guardiões, costuma-se enfeitar a casa no último mês do ano com um arranjo feito com todos os tipos de conchas. Coloque no centro do arranjo uma vela verde. Quando o final do ano se aproximar acenda a vela e peça que seus guardiões mágicos protejam seu lar durante todo o ano que se inicia. Esta oração mágica tem o poder de atrair os espíritos guardiões do nosso lar. Faça-a sempre que se sentir desprotegido:


“Pequeninos guardiões

Seres da luz infinita

De dia me tragam a paz

De noite os dons da Magia

Invisíveis guardiões

Protejam os quatro cantos da minha alma

Os quatro cantos da minha casa

Os quatro cantos do meu coração!”

 

Um guardião na sala de estar


Uma marionete de madeira pendurada na sala de estar pode ser um ótimo guardião mágico segundo a tradição mágica germânica. Dizem que esses bonecos carregam consigo a alma da madeira com que foram feitos e têm a capacidade de harmonizar e trazer boas energias para seu lar.

 

A espiga de milho na porta


Para proteger seu lar contra a inveja, pegue uma espiga de milho com a casca por fora, amarre-a com um laço de fita vermelho e pendure-a na porta de entrada do lado de dentro. É um poderoso feitiço de proteção.

 

Feitiço de proteção de Lugh


Numa terça-feira de Lua minguante, pegue um vidro com tampa, pintado de preto, vários objetos de ferro pontiagudos (que possam caber dentro do vidro), uma turmalina negra, uma obsidiana, uma ônix e uma vela preta. Coloque todos os objetos dentro do vidro, menos a vela. Feche-o. Acenda a vela sobre a tampa e recite:


Eu, (diga aqui seu nome)

peço aos Espíritos de Marte

Para que estejam comigo

Que este feitiço seja atado

Para proteger minha casa

Que o mal seja lacrado

Que a inveja sobre mim vire fumaça

E todos que vivem comigo

Vivam em paz e harmonia

Que este lar seja um seguro abrigo

Que haja sempre saúde e alegria

Pelo poder de 3 vezes o 3

Que assim seja

Que assim se faça!


Coloque o vidro em cima da porta de entrada de sua casa e jamais revele o que há dentro dele para não quebrar o feitiço.

 

Outro feitiço de proteção


Este feitiço deve ser feito para proteger a casa e os negócios. Coloque uma comigo-ninguém-pode em casa e enterre nela três moedas, fazendo um triângulo em volta da planta e dizendo:


Que a Trindade Poderosa do Alto proteja meu trabalho

Que meus negócios fluam bem

Que o dinheiro se multiplique

E que o mal jamais atinja este lar

Assim eu digo, assim o é!

Pois minhas palavras se cumprem em luz e graça,

Assim seja, assim se faça!


A comigo-ninguém-pode é muito forte e dificilmente morrerá. Se ela estiver murchinha, tente revigorá-la, mas saiba que seus negócios e seu lar estão sob muita inveja. A planta atrai para si as energias negativas como um para-raio.

 

A Espada de São Jorge


Assim como a comigo-ninguém-pode serve para proteger, a Espada de São Jorge serve para defender. Tenha sempre uma em sua casa, seja em terra, seja em água, para que haja uma espada santa a defender você e seu lar contra todos que te quiserem mal.

 

Sinos de vento


São ótimos brinquedos para silfos e fadas! Tenha-os sempre! Seu tilintar também dispersa energias negativas e relaxa a mente tensa. O pin entra numa categoria parecida. Esses sons possuem uma vibração celestial, o que incomoda seres trevosos de todos os tipos. Procure mantê-los em sua casa e permitir que seu som invada o ambiente sempre que possível.

 

Falando com o espírito da casa


Procure meditar em contato em um lugar tranquilo da casa. Pode ser um quintal, jardim ou sua sala. Nessa conversa, procure ouvir o espírito da casa. Essa é uma boa maneira de manter a conexão com a casa e saber como vai sua energia.

 

Totens


Lembre-se de que semelhante atrai semelhante. Sempre que comprar uma decoração para sua casa, o objeto poderá atrair um espírito semelhante a ele. Assim, belas esculturas de fadas, dragões ou animais podem se tornar bons guardiões do lar, mantendo a harmonia e a proteção, enquanto esculturas ou quadros que lembram agonia ou dor (como o quadro “O Grito”, por exemplo) podem atrair seres de baixa vibtação.

 

Músicas


Certas músicas possuem uma vibração elevadíssima e fazem muito bem para a energia da casa, evitando também que seres de baixa vibração (encarnados ou não) permaneçam nela. Procure tocar sempre que possível esse tipo de música para manter a energia da casa em alta e afastar possíveis inimigos astrais. Muitas dessas músicas são clássicas ou as chamadas músicas da Nova Era, mas você pode usar também músicas bonitas de diversos outros estilos. Procure prestar a atenção na letra e em como você se sente quando a ouve. O efeito será parecido na casa.

 

O Olho de Brighid


Este é um artefato muito comum entre os antigos celtas na época do Imbolc, onde festejava-se Brigit (Santa Brígida, para os cristãos), uma tríplice deusa muito querida. A confecção é muito parecida com o Parshell.


Pegue um graveto de aveleira com no máximo 60 cm de comprimento e 1 ou 2 cm de espessura. Cruze os dois gravetos e una-os em cruz com lã. Vá enrolando o centro da cruz no sentido horário até uma boa parte. Corte a lã e comece a passar outra lã, de cor diferente. Você pode usar até oito cores de lã diferente, dando um resultado final muito bonito. Este talismã pode ser colocado em qualquer parte da casa para atrair a alegria e os bons pensamentos, além, é claro, da proteção de Brighid, que ficará de olho bem aberto contra energias indesejáveis.

 

A Cruz de Canela


A canela é consagrada ao Sol e é muito poderosa em muitos sentidos. Com ela, realizamos ótimos feitiços, como este de proteção. Num dia de Marte, numa hora do Sol, pegue dois pedaços de canela em pau (eles devem estar com o cheiro forte ainda). Com uma faca afiada, faça ponta nas extremidades, como se fossem lanças.


Pegue uma fita vermelha e junte os dois pedaços em forma de cruz. Acenda uma vela vermelha, coloque a cruz sobre a chama e diga:


“Eu invoco os espíritos de Marte para que ergam seus escudos e protejam meu lar e minha prosperidade, em nome da Tríplice Deusa, com o poder do três vezes três.”


Repita três vezes e está pronto seu bruxedo. Esta cruz deve ser colocada em qualquer lugar da casa, em especial na cozinha, onde flui a prosperidade. Se desejar, esse mesmo talismã pode ser colocado atrás da sua escrivaninha, para proteger sua área profissional de influências negativas, como inveja e olho gordo.

 

Uma vela de proteção para o lar


Esse é um bom feitiço de proteção para momentos em que você suspeitar de qualquer desequilíbrio na sua casa. Diante de um cristal e uma taça de água, acenda um incenso e pegue uma vela vermelha. Faça as invocações ou suas orações e chame seus guardiões. Magnetize a vela com as mãos (pode passar óleo, se tiver), enquanto repete palavras de proteção (pedidos ao Alto para proteger sua casa de inimigos, falsidades, ladrões, prejuízos, espíritos negativos, feitiços, etc...). Com a ponta de uma faca, escreva a palavra “PROTECTUS” na vela. Então, com a vela entre suas mãos, diante do plexo solar, mentalize a força do Alto descendo sobre seu chakra coronário e diga:


“Com o poder do Alto, com a essência divina que em mim reside, eu fortaleço esse ritual e concretizo esta proteção. Assim seja, assim se faça.”


Acenda a vela e deixe-a queimar até o fim. Este é um ritual que pode ser feito todas as terças-feiras, até que a sensação de perigo passe.

 

Ritual de Quebra


Se sua casa estiver enfrentando uma onda de azar (coisas que quebram, brigas, doenças, etc...), faça o seguinte. Pegue uma vela preta e concentre nela seus azares. Diga alto:


“Que a força dos meus inimigos se quebre, assim como eu quebro esta vela!”.


Quebre a vela em três pedaços e jogue em água corrente. Se não tiver um lugar com água corrente, acenda um pote de barro com álcool e algumas ervas secas (quiné, arruda, sálvia). Jogue a vela quebrada dentro do pote e depois que ele apagar, coloque tudo dentro de um saco preto e jogue num lixo longe da sua casa, num lugar onde você não costuma passar muito.

 

Ritual de Quebra 2


Outro ritual de quebra é feito com uma vela acesa. Pegue um copo de água com sal e diga alto:


“Assim como a água apaga o fogo e o sal purifica a terra, eu apago as ações dos meus inimigos e soterro suas más intenções! Fiat! Fiat! Fiat!”


Jogue a água com sal sobre a vela, apagando o fogo. Depois, quebre a vela em três pedaços e jogue-a fora.

 

Um feitiço de proteção contra inimigos


Se você se sente perseguido por pessoas ou entidades, faça esse feitiço de defesa. Pegue uma garrafa branca e redonda de vidro. Com verniz de vidro, pinte a garrafa de vermelho e desenhe uma espada nela. Dentro da garrafa, coloque uma foto da sua casa com o endereço no verso e/ou das pessoas que deseja proteger que habitam a casa, 13 folhas de louro, 13 pedaços de canela, 13 cravos da índia, 13 sementes de girassol, 13 nozes-moscadas e uma espadinha de metal (pode ser uma bijuteria, um chaveiro, algo pequenininho. Se não encontrar, faça uma de durepox ou desenhe num papel). Consagre tudo num ritual numa terça-feira, invocando as entidades protetoras e divindades de sua devoção. Diga:


“Que a proteção da Divindade esteja sempre neste lar! Que meus inimigos jamais me alcancem! Que seus pés se percam ao tentarem me achar, que seus olhos ceguem ao tentarem me ver, que seus braços não me alcancem jamais, que suas intenções nefastas batam de frente contra o escudo de luz que me protege! Que nenhuma coisa negativa possa entrar nessa casa, por cima ou por baixo, pela direita ou pela esquerda, pela frente ou por trás, pois ela está agora protegida e defendida pelas espadas flamejantes dos espíritos guerreiros. Assim seja, assim se faça, pelo poder do três vezes três!”


Sopre dentro da garrafa e tampe com uma vela vermelha. Acenda a vela e deixe-a derreter até o fim. Acenda quantas velas forem necessárias, até que a boca da garrafa seja lacrada com a cera. Como o seguro morreu de velho, esteja sempre atento à garrafa enquanto a vela estiver acesa, para ficar esperto caso as salamandras resolvam lhe pregar uma peça. Depois que a garrafa estiver lacrada, coloque-a num lugar algo em que ninguém a veja.

 

Chave


Quando encontrar uma chave bem antiga, use-a para realizar um bom feitiço de proteção. Coloque-a numa fita vermelha e pendure-a na porta de entrada de sua casa. Isso, segundo uma antiga tradição mediterrânea, protege seu lar quando você estiver fora.

 

Pote Mágico


Esta é outra boa receita para proteger o lar. Arrume um pote bonito que não seja transparente e que possa ser fechado. Arrume pregos, alfinetes, cacos de vidro e outras coisas cortantes e pontiagudas e coloque tudo dentro do pote. Tampe-o e coloque-o num lugar visível da sua casa. Não deixe que outros o toquem e jamais revele seu conteúdo.

 

A Espada


Todo uso de espada em um símbolo remete a defesa e proteção. A espada é um símbolo de nobreza e coragem e você pode tê-la como um pingente ou como um elemento de sua decoração. Quando desejar coragem e proteção para concluir algum tipo de trabalho ou missão, desenhe uma espada num papel e escreva na ponta da lâmina seu objetivo e na própria lâmina o nome de Mikhael, arcanjo que ajuda na iniciativa e no alcance de metas, por mais difíceis que nos pareçam a princípio.

 

Amuletos e talismãs


É antigo o uso de certos artefatos e elementos naturais para proteção e eles realmente funcionam. Cada um deverá usar sua própria intuição para escolher o melhor talismã de proteção, pois são muitos e de muitas linhas. Segue uma série de boas opções para você escolher. Talismãs podem ser feitos para terceiros, sem problemas.

 

Patuás


Os patuás são saquinhos que trazem a boa sorte através das energias que se unem em seu interior. Para fabricar um patuá de proteção, pegue um saquinho vermelho e coloque dentro sal grosso, seu nome e uma cruz de prata ou de aço. Costure e ande sempre com ele. Usamos saquinhos vermelhos porque representam os espíritos de Marte, que são muito eficientes na defesa contra inimigos.

Outra boa receita de patuá é usar um saquinho com uma oração de poder dentro dele, juntamente com alecrim, cravo e sementes de girassol. Há orações de poder muito boas, de variadas vertentes, e você deve escolher as que mais lhe agradam. Uma boa oração é a de São Jorge, um santo guerreiro da cultura cristã. Orações à Mikael (Arcanjo São Miguel) também são excelentes para proteção. Caso você não tenha acesso a nenhuma oração de poder, há a seguir uma boa opção, uma oração da linha angélica. Essa é uma das minhas orações favoritas e muito poderosa, que você pode decorar para casos de emergência.

Patuás podem ser usados como cordão, mas são muito eficientes na cabeceira da cama, em berços, atrás de portas e em outros lugares chave da casa.

 

Oração aos Anjos pedindo proteção contra doenças, desastres e inimigos


Sinal da Cruz.


“Senhor, concedei a paz aos que têm fé, para que se cumpram as palavras do profeta: ‘Ouvi as orações do Vosso servo e do Vosso povo de Israel.’

Santos Anjos, que estais eternamente cantando as glórias do Altíssimo Senhor Deus! Arcanjo Miguel, que triunfastes e vencestes potências infernais! Anjo São Rafael, previdente guia do jovem Tobias, no deserto! Anjo São Gabriel, que anunciastes à Virgem Maria a concepção do Filho, Verbo de Deus Pai!

Luminares acesos, por todos os séculos dos séculos, em volta do Trono do Altíssimo, que para sempre seja louvado. Anael, Asrael, Gamaliel, Samuel, Zacariel, Uriel, Sete Espíritos Puros, Sete Luzeiros, Hierarquias celestes, sede minha luz, minha proteção, minha coragem, para que enfrente todos os males, todas as adversidades, todos os inimigos.

Afugentai de mim, de minha casa, da minha família os espíritos do mal, os invejosos, os malfeitores, os hipócritas, os interesseiros.

Serafins, Querubins, tronos, Dominações, Potestades, Arcanjos e Anjos, afastai de mim, de minha família, de minha casa os espíritos enviados por Satanás, os espíritos tentadores, que nos desviam do caminho do bem e nos arrastam à perdição eterna.

Assim Seja, assim se faça.”

 

Carrancas, máscaras e guardiões


Outra prática para proteção e defesa de antigos povos de várias regiões é o uso de máscaras assustadoras para espantar o mal. Em geral, essas máscaras possuem olhos ferozes, dentes pontiagudos e aparência horripilante. Não é aconselhável usar em sua casa uma máscara que você não sabe direito de onde veio, já que elas também podem ser amaldiçoadas e atrair todo tipo de azar. É mais seguro fabricar sua própria máscara, com argila, durepox ou outro material qualquer. O segredo é colocar pimenta malagueta por traz da máscara e colocá-la virada para a porta. Quem preferir, pode usar uma carranca de madeira, incrustando nela com seu athame símbolos de proteção (o pentagrama é um deles).

Particularmente, eu não gosto muito de uma coisa feia me olhando ou a minhas visitas, então prefiro colocar um guardião. Escolha um quadro ou uma imagem de algo que você considere um guardião (um lobo, um dragão, um guerreiro, um índio...). Consagre a imagem em ritual e peça para o espírito do guardião proteger seu lar, sua família e seus bens. Deixe-a na sala, ou o mais perto possível da entrada de sua casa. É normal em grandes casas termos dois leões guardando a porta da frente. Quem tem jardim, pode colocar uma escultura discreta de uma cobra ou de uma coruja ou águia, que podem observar e atacar inimigos com grande eficiência.

 


Poções que limpam o lar


Assim como banhos de magia são muito eficientes para cuidar da nossa energia, um banho de magia na casa pode retirar todas as suas coisas negativas. Você pode usar várias opções de poções em vaporizadores ou em um pano úmido.

 

Poção de Proteção para a casa 1


O sal expulsa o mal e o alho afasta obsessores, elementais vampíricos e outros seres indesejáveis. Coloque num recipiente um punhado de sal grosso e três dentes de alho pelado (sem a casca). Não precisa ferver, basta deixar descansar por alguns minutos. Acenda uma vela vermelha e peça que seus guardiões dêem poder e energia a esta poção para que ela possa retirar tudo que for ruim de sua casa. Vaporize a casa toda e depois abra as portas e janelas para que a luz e o vento possam entrar.

 

Poção de Proteção para a casa 2


Acenda incensos e coloque música cigana. Pegue três rosas vermelhas e coloque num vaso com água com um cristal dentro (granada, olho de falcão ou olho de tigre). Acenda três velas vermelhas em triângulo, em volta delas. Peça aos ciganos que protejam seu lar de toda a influência negativa, vinda desta ou de outra dimensão. Quando terminar de fazer seus pedidos, pegue as rosas e despetale-as suavemente em um recipiente com água. Acrescente um pouco de perfume e o cristal. Deixe descansar por cerca de meia hora. Coloque num vaporizador, retirando as pétalas. Vaporize por toda a casa essa poção, sem esquecer armários, atrás das portas, cantos escuros, etc... Coloque as pétalas num jardim ou lugar com verde.

 

Poção de Proteção para a casa 3


Faça um chá com guiné, arruda, sálvia, folhas de canela, catinga-de-mulata, cipó e cravo. Acenda uma vela branca e peça para que o Povo da Sabedoria Antiga ajude você a proteger sua casa de todo o mal. Coe o chá e vaporize-o por toda a casa. Agradeça às ervas e coloque-as em algum lugar com terra.

 

Chumbo grosso


O chumbo é usado para proteção contra a negatividade. Deixe um pedaço de chumbo perto das portas e janelas principais para afastar entidades negativas.

 

Escudo de Proteção com Sal Grosso


Esta é uma magia voltada para a proteção da família e dos amigos. Você vai precisar uma bandeja de metal (não serve plástico) e sal groso. Despeje sobre a bandeja o sal, desenhando uma cruz de braços iguais dentro de um círculo. Escreva num papel branco cortado em forma ovalada os nomes das pessoas da família. Se desejar, pode fazer isso em um alfabeto mágico, como o rúnico ou o alfabeto templário. Coloque o papel no centro da cruz e deixe tudo em algum lugar alto da casa. Pode ser qualquer móvel alto em qualquer cômodo, desde que não seja visto ou tocado por ninguém. Por causa da umidade do ar, com o passar do tempo, o sal virará água. Quando isto acontecer, jogue o sal fora e queime o escudo (o papel com os nomes) em uma vela branca. Lave a bandeja e refaça o feitiço.

 

 

Capítulo 5

Magias Infalíveis para transformar uma casa infernal num lar ideal


Agora que sua casa já está limpinha, cheirosa e devidamente protegida dos espíritos de porco, é hora de ajudá-la a trazer para você tudo o que você deseja. Todo mundo quer tudo e você merece tudo, mas saiba estabelecer suas prioridades. Se seu foco no momento é a saúde, faça tudo para que sua casa esteja afinada com a energia da saúde, fazendo com que seus habitantes curem-se mais rápido ou mantenham a saúde sempre forte. Se sua prioridade é dinheiro, trabalhe para que sua casa se torne um ímã de prosperidade. Fique atento para as dicas e aproveite os resultados!

 

Ouça sua intuição


Em primeiro lugar, preste atenção na sua intuição. Temos o péssimo hábito de não confiarmos nessa voz interior que todos conhecemos e acabamos nos dando muito mal. Quando sentir vontade de mudar alguma coisa na sua casa ou comprar uma coisa nova para a decoração, faça a mudança. É muito difícil que você seja traído por sua própria intuição, especialmente se você está estudando magia. Não adianta! As pessoas comuns podem reclamar que você tem mais sorte e se lamentar dizendo como isso é injusto, mas sua intuição é sua maior moeda. Você tem acesso à informação privilegiada, amigo! Use-a!

 


A importância das cores


A cromoterapia é o tratamento feito através de focos de luz colorida que possuem a finalidad e de harmonizar e equilibrar o campo energético do nosso organismo. Partindo-se do princípio de que tudo é energia (inclusive o nosso corpo), as cores também são e cada uma emite uma determinada frequência energética, que atua de maneira diferente em contato com o nosso organismo.

Os adeptos da cromoterapia acreditam que a doença é causada por um grande desequilíbrio energético no nosso corpo ou na região afetada. E, através da vibração das cores, é possível restabelecer a saúde. Também acredita-se que a doença se manifesta primeiro no campo energético antes mesmo de aparecerem seus sintomas no físico. Desta forma, é possível prevenir doenças futuras, equilibrando o campo energético do ex-futuro doente.

Quando falamos de cores, temos que lembrar de onde vivemos ou trabalhamos. Uma sala toda vermelha pode tornar as pessoas muito mais ativas, porém muito mais agressivas. Tudo deve ser medido, nada deve estar em excesso, pois é um desequilíbrio tanto quanto a carência.

Apesar da ciência comprovar que as cores possuem influência sobre os seres humanos, aam nível energético (como o fato de que uma pessoa cega ou de olhos vendados recebe a mesma influência que uma com os olhos abertos), a cromoterapia não é considerada uma alternativa oficial de cura, sendo mais utilizada por místicos.

Como todo tratamento, é necessário um conhecimento mais profundo sobre o tema para melhor utilizá-lo, especialmente pelo fato de que algumas cores possuem contra-indicações. Sem falar que o tempo de exposição também é importante para alcançar a cura. O excesso pode ocasionar distúrbios e, em vez de melhorar, poderá piorar. É importante obedecer o tempo necessário. No caso de doenças mais graves é melhor procurar um terapeuta especializado ou se aprofundar no assunto. Para uso de cores em móveis, decoração, iluminação e paredes, a cromoterapia pode ser usada sem susto, bastando apenas conhecer um pouco os significados das cores. Se você ou alguém da casa tem alguma tendência a certas doenças, você pode amenizá-las com o uso das cores.

 


Métodos para o uso da Cromoterapia


A cromoterapia pode ser aplicada através de focos de luz colorida (feitas com lâmpadas ou lanternas coloridas), água irradiada (que recebeu a luz do Sol através de copos coloridos) e mentalizações. É importante que durante as sessões de tratamento as preocupações cotidianas, os aborrecimentos e ansiedades sejam esquecidos. Se puder relaxar num ambiente que tenha essas cores e condições, beleza! Se não puder, opte pelas paredes brancas e use lâmpadas, que podem ser trocadas mais facilmente que as paredes.

 


As cores e suas influências


Apesar da grande quantidade de cores e variações de tonalidade disponíveis, a cromoterapia costuma limitar sua aplicação utilizando apenas as cores consideradas principais, que são as sete do arco-íris, mais o branco e o rosa. Apenas algumas possuem contra-indicação.


Branco:

É a reunião de todas as cores. Representa a inocência, a verdade e a integridade do mundo.

Indicação: cura em geral, purificação e harmonização do organismo.


Rosa

Junta a pureza do branco à força do vermelho. É a cor do amor universal.

Indicação: vitalizante de todo o sistema nervoso e desintoxicante dos centros nervosos.


Vermelho

É uma cor quente e revigorante. Estimula o sangue, dá mais vitalidade e atividade.

Indicação: nos estados de apatia, pressão baixa, anemia, paralisia, reumatismo e queda de energia vital.

Contra-indicação: não deve ser usado em pessoas muito idosas, com problemas sanguíneos, inflamações, febris, psicóticas ou agitadas.


Laranja

Também é uma cor quente e revigorante. Representa a expansão, a extroversão e também a alegria.

Indicação: é ótima para estimular o sistema endócrino de modo geral, principalmente a supra-renal. Ativa o funcionamento dos ovários e testículos. Combate a apatia causada por traumas no campo emocional.

Contra-indicação: essa cor deve ser evitada por pessoas extremamente emotivas.


Amarelo

É outra cor quente. Representa a mente desperta e a capacidade de análise, bem como a comunicação, a flexibilidade e o intercâmbio.

Indicação: estimulante das células nervosas do cérebro, ordenando pensamentos e melhorando a concentração. Muito boa contra as doenças do coração, problemas circulatórios, irritação dos brônquios, prisão de ventre, memória fraca e a preguiça funcional dos órgãos internos. Ótima para estimular o funcionamento correto do fígado e cérebro.

Contra-indicação: não deve ser usada por pessoas extremamente nervosas ou que sofram de insônia, delírios, demência ou diarréia.


Verde

É uma cor neutra. De todas as cores da cromoterapia é a mais harmoniosa e mais calmante. Representa as energias da natureza, a esperança e a satisfação.

Indicação: estimulante do crescimento da criança e restabelecedor do equilíbrio hormonal infantil. Restaura e ativa as funções do aparelho digestivo. Soluciona problemas estomacais, intestinais, pancreáticos, hepáticos e renais. Combate o diabetes, febre, pressão alta, convulsões nas crianças, insônia, alucinação, nevralgias do rosto, da cabeça e dos olhos.

Contra-indicação: não há.


Azul

É uma cor fria, tônica e suavizante. Representa a expressão criadora e a criatividade, conduzindo o intelecto e os sentimentos à harmonia.

Indicação: nos casos de insolação, membros inchados e vermelhos, tumores, tuberculose e problemas inflamatórios gerais. Traz equilíbrio, conforto, calma, relaxamento das tensões nervosas e vasculares. Harmoniza os processos físicos e mentais. Combate o nervosismo, a faringite, laringite, bronquite, os problemas pulmonares, os distúrbios da hipófise e da tireóide, além de problemas com as cordas vocais. Acalma acessos de loucura, espasmos e cãibras.


Azul índigo

É outra cor fria. Resultado da mistura do vermelho, amarelo e azul. Representa a consciência superior e as profundezas da alma.

Indicação: excelente para ser utilizada em pessoas muito idosas que não devem ser expostas ao impacto das cores puras que formam o índigo.


Violeta

É uma cor fria e purificante. Representa a energia cósmica, a inspiração e a experiência espiritual. Possui as propriedades do vermelho e do azul combinadas. É ótima para aumentar o magnetismo pessoal.

Indicação: para acentuar o efeito nos líquidos da coluna vertebral e no sistema nervoso simpático. Estimula e ativa o metabolismo do cálcio. Ativa a formação hormonal. Possui ação curadora, antiinflamatória, desinfeccionante, antiestresse. Combate o câncer e o nervosismo. Além disso, tem a função de purificação física, emocional, mental e espiritual.

 


Ouvindo os animais


Outra coisa em que devemos prestar atenção é no comportamento dos animais, sejam da casa, sejam silvestres. Pássaros são muito sensíveis e se você os vê morrer com facilidade nas proximidades, é melhor ficar atento, pois a área pode estar infestada de energia negativa. Os orientais têm um hábito interessante que é deixar o cão entrar primeiro na casa e observar onde ele se deita. O local escolhido pelo cão é o local mais auspicioso da casa e ali será a cama do chefe da família. Pode-se fazer o mesmo em cômodos.

Uma vez vi um casal de rolinhas passeando descaradamente no corredor da minha antiga casa enquanto escrevia no computador. Fui até a porta pra ver até onde elas iam e as caras-de-pau deram uma volta inteira na sala e voltaram pelo mesmo caminho, juntinhas como um casal de namorados. Passaram a alguns centímetros de mim e voltaram para a copa, onde tinha mais umas seis rolinhas procurando alpiste. Eu sempre criei rolinhas na janela. Colocávamos alpiste na janela e elas vinham aos montes, comer. Era ótimo vê-las! Veja que tipo de animal sua casa atrai. Pássaros e borboletas são sempre bom augúrio, trazem sorte e alegria para o lar, enquanto ratos e pragas de insetos como pulgas e carrapatos atraem doenças e morte. Quando uma casa atrai animais peçonhentos, ela está com energia negativa, porque na magia “semelhante atrai semelhante”. Não culpe os animais por invadirem sua casa. Ao invés disso, procure analisar porque sua casa está com esse tipo de energia. Se livrar dos animais peçonhentos vai combater o efeito, não a causa. Você deve até se dar por feliz, pois está tendo o benefício de um aviso.

Geralmente, animais domésticos escolhem um local específico para passar seus momentos de soneca. Estes são aposentos energizados e há boas companhias invisíveis nele. Se, no entanto, o animal recusa um determinado aposento, ou sai correndo, ou late para o espaço vazio, este é um lugar considerado “frio”. Verifique, pois há presenças de elementais, elementares ou mesmo espíritos.

Nem todos os animais tem a mesma sensibilidade. Tenho uma cachorrinha vira-latas chamada Mel. Ela pode ver o invisível e, por vezes, sai correndo desesperada do quarto vazio latindo. Quando isso acontece, já sei que alguém não convidado entrou. Vou até o quarto e Mel vem atrás de mim, aponta com o focinho pra onde o invasor está e sai correndo arrepiada. Faço um ritual de limpeza, dispenso o espírito e quando terminado, chamo Mel de volta, que entra desconfiada, procurando o invasor que já se foi. Como disse, nem todos os animais têm o mesmo nível de sensibilidade. Tenho outra vira-lata chamada Cacau que é uma imbecil completa, não veria um muro se ele caísse em cima dela. Se você não possui animais, pode ver se tem alguém no aposento pelas suas sensações. Calafrios são sempre indício de variação de energia ou presenças estranhas, assim como sono constante. Nem todas as presenças são más. Algumas vivem a nossa volta com o objetivo de ensinar, proteger, inspirar, etc. Seu cão pode por exemplo correr atrás de elementais da casa. Como saber a diferença? Use seus conhecimentos. Nada é preto no branco, você vai ter que aprender a analisar e confiar no seu julgamento. Use o pêndulo, peça ajuda a outros místicos, pergunte a oráculos, realize rituais de limpeza, enfim, use os métodos que estiverem ao seu alcance.

 


Observe as plantas


Árvores e plantas são ótimas para saber se uma casa ou um aposento é “quente”. Elas geralmente procuram o Sol, a energia positiva. Se as árvores de um terreno se inclinam em direção à casa, ela é rica em energia positiva. Se, pelo contrário, elas se afastam, essa é uma casa “fria”, com energia negativa em demasia. Se, mesmo à luz do Sol, a casa parece escura, ela com certeza é habitada por fantasmas e outros seres frios.

As plantas devem ser vivas e bonitas, seja no jardim, seja dentro da casa. Se não está tendo sorte, experimente mudar de lugar. Procure sempre tocá-las, acarinhá-las, falar com elas. As plantas sentem a energia que você emite. Certa vez, uma leitora me deu uma mirra quando eu estava num evento. A mirra viajou de trem uma enorme distância, chegou murchinha na minha mão. Colocamos a plantinha desmaiada num canto no chão e ficamos conversando. Quando nos despedimos, cerca de meia-hora depois, a plantinha estava viva de novo, com as folhas voltadas para minha direção. As plantas sabem que você tem energia e vão procurar justamente por isso. Plantas vivas são melhores que rosas de buquê, que apesar de serem lindas, murcham e morrem muito rápido.

 


Causas invisíveis


Se você já fez tudo pela sua casa e ainda não sabe o que há de errado nela, procure pesquisar a história do local, pois é bem possível que sua casa esteja carregando o karma do lugar. Como já dissemos, casas construídas em cima de cemitérios, locais de crimes violentos, delegacias, presídios, matadouros, hospitais e igrejas mantêm a energia do local por séculos. Cuidado também com poços. Quando localizados na frente da casa, mesmo que inativos, atraem espíritos. Casas construídas sobre um poço abandonado são cheias de fantasmas, atraídos pela energia da água, que funciona como um ralo para eles.

Outro problema invisível que pode causar doenças e mal estar nos moradores da casa é uma rede de esgoto que passe por baixo dela. Em qualquer um desses casos, a solução é se mudar. No caso do poço, é possível destruí-lo de vez, mas pelo trabalho que vai dar, é mais fácil encontrar um novo endereço, menos aziago.

 


Elefantes em casa


O elefante, montaria de reis e do deus Indra, a divindade das tempestades, é considerado em toda Ásia como símbolo de estabilidade e imutabilidade. Com seu poder real, uma vez que só nobres o montavam, era capaz de invocar a paz e prosperidade a todos os que precisavam. Por toda a Índia ecoa ainda hoje uma frase repleta de fé: “o poder do elefante proporciona àquele que o invoca tudo que se deseja”.

O elefante real carregava em sua cabeça, na altura do 3º olho, uma imensa jóia de grande valor. Acreditava-se que esta raridade possuía o brilho dos raios, uma vez que o animal é a montaria do deus das tempestades. Na Tailândia, por exemplo, o elefante branco é diretamente relacionado à chuva e à boa colheita.

Ganesha, o deus-elefante hindu, é representado por uma figura de ventre grande, dotado de quatro braços, com corpo de homem e cabeça de elefante. Na vida espiritual, Ganesha abre os caminhos e protege contra inimigos astrais e energias negativas. Na vida material, protege dos obstáculos que impedem o indivíduo de alcançar o sucesso. Por isso é sempre bom possuir uma imagem da divindade para a proteção da casa e de seus habitantes.

Mas não é apenas a figura de Ganesha que pode trazer bons fluidos para a sua casa. Possuir uma imagem de elefante também pode atrair fartura e prosperidade para os donos dela. Mas para isso é necessário que a imagem permaneça sempre com a parte traseira virada para a porta de entrada, senão a magia do elefante não funciona, tornando-se um mero objeto de enfeite. Já a cor, tamanho e material não influenciam na magia, podendo ficar à escolha de seu dono ou de acordo com a decoração da casa.

Uma das versões para o nascimento de Ganesha conta que ele era o filho do deus Shiva e da deusa Parvati, Ganesha nasceu quando o pai partira para uma longa batalha. Depois de muitos anos, Shiva retornou para casa. Quando estava há apenas alguns metros do lar, Shiva avistou Parvati brincando com um jovem bonito e forte na lagoa. Enciumado, desembainhou sua espada e cortou-lhe fora a cabeça. Ao ver o sofrimento da esposa, Shiva compreendeu o grande erro que acabara de cometer, pois acabara de matar o próprio filho que crescera enquanto ele estivera fora. Desesperado, olhou ao redor e avistou um enorme elefante. Sem pensar duas vezes, decepou-lhe a cabeça e colocou-a sobre os ombros do filho morto, fazendo-o voltar à vida. E assim o jovem Ganesha tornou-se o deus-elefante.

 


Plantas em casa


Junto com os animais, elas são as grandes equilibradoras de energia. Algumas plantas são excelentes para a proteção de um ambiente, seja uma casa, seja um comércio, como a espada de São Jorge e a comigo-ninguém-pode, mas outras plantas atuam também na energia da saúde, amor e prosperidade. Uma boa dica é ver qual a planta que mais atrai você, levá-la pra casa e descobrir depois quais são as suas propriedades mágicas.

 


Animais em casa


Ter um animal em casa é sempre aconselhável, pois eles ajudam no equilíbrio de energia. Antigos preconceitos nos afastaram de coisas que eram fundamentais para a nossa vida, como o convívio pacífico com os animais. Gatos são excelentes transmutadores de energia, assim como cães, e sempre ajudam a equilibrar um lar, uma pessoa e uma famílila. Acredita-se que animais negros possuam melhor poder de absorção de energia e facilidade de transitar entre dimensões, mas minha experiência diz que esse poder especial não tem nada a ver com a cor, mas com o animal em si. Um cachorro amarelo pode ter muito mais sensibilidade paranormal do que um gato negro. Acreditar que um gato preto tem mais poder que um gato branco ou amarelo é como acreditar que um homem negro tenha mais habilidades que um de outra cor.

Quem puder ter um animal em casa deve antes saber que animais são outros membros da família, outros habitantes da casa, e merecem atenção e cuidados. Quem não puder, paciência. O jeito é tentar buscar o equilíbrio através de outros métodos. Mas estará perdendo um bocado, pois como alguém já disse, não há problema digno de um terapeuta que um filhote de cachorro não possa curar.


Gatos


Ao pensarmos em bruxas, rapidamente vem à nossa mente a imagem de um gato negro as acompanhando. Mas por que justamente este animal? E por que a cor preta? Para a cultura católica é porque o diabo aparece para as bruxas na forma desse animal negro; Mas para a cultura católica, qualquer coisa podia ser o diabo! Nos antigos pensamentos cristãos, ter um gato preto ajuda a feiticeira a entrar em contato com as forças do mal. Mas na realidade o verdadeiro simbolismo não é esse.

O gato é associado à Grande Deusa (divindade principal da antiga cultura pagã de quem as bruxas são sacerdotisas), portanto, ao ciclo: Fecundidade – Fertilidade – Sexualidade – Água – Lua (base da religião da Deusa). Essa associação foi feita devido ao fato dos olhos dos gatos brilharem à noite, de eles conseguirem se deslocar sem ruído, copularem abertamente e da cor de seus pêlos variarem, como a cor da Lua, do branco ao vermelho e ao preto...

Dessa forma, ao possuir um gato, a feiticeira teria uma ponte com a Deusa que cultua. Para as bruxas, a cor negra, diferente do que os católicos pensam, não é uma cor negativa, nem tão pouco é a cor do mal. Ao contrário, o preto é a cor que melhor canaliza as energias criadoras e melhor concentra o poder. Assim, o gato preto é o mais poderoso entre os demais.

Mas essa predileção das bruxas pelos gatos, fez com que eles ficassem em uma situação complicada... Para acabar com o paganismo, que era muito forte em certas regiões, qualquer coisa relacionada àquela religião foi considerada uma prática demoníaca pelos católicos. E obviamente não foi diferente para os bichanos. Era comum queimarem feiticeiras com o seu mascote felino junto, ou mesmo queimá-lo sozinho, especialmente se fosse preto.

No Japão os gatos também eram odiados. Acreditava-se que eram capazes de matar as mulheres e tomar a sua forma. Para a cabala e o budismo, o gato é associado à serpente, e traz para o mundo o “pecado”.

Mas não eram só as bruxas que gostavam dos gatos. No Egito Antigo era considerado um animal sagrado, pois estava ligado à deusa Bastet, considerada deusa do amor e benfeitora da humanidade. Dessa forma, nenhum mal podia ser feito a este animal. Muitos eram mumificados depois de mortos e levados à Bubástis, a necrópole dos gatos. Conta uma lenda que os egípcios perderam uma guerra porque seus inimigos, sabendo deste amor pelos gatos, amarraram os bichanos em seus escudos e, por isso, não foram atacados.

Os gatos igualmente eram considerados sagrados na antiga religião germano-escandinava, pois a deusa Fréia (deusa do amor), possuía um carro puxado por gatos brancos. Na China os gatos eram considerados animais benfeitores, já que eram ligados a ritos agrários. Os celtas também possuíam um deus-gato. E Diana/Ártemis, da mitologia greco-romana, fugiu do Olimpo na forma de uma gata, por causa do ataque de Tifão.

O gato também é associado ao dom da clarividência e da divinação: talvez por isso as bruxas gostem de tê-los por perto, para que seus poderes se desenvolvam com maior facilidade. Partindo desse princípio, os senhores e senhoras das runas dos antigos povos nórdicos, usavam, durante sua função divinatória, sapatos de pele de gato e um gorro forrado de pele de gato branco.

Atualmente em nossa cultura o gato é visto como um animal positivo. É considerado o segundo animal de estimação preferido, perdendo apenas para os cães. Na França, alisar um gato dá sorte. E, ao contrário do que muitos dizem, o gato pode ser um grande companheiro de seu dono e trazer muito amor e alegria a uma casa.

Os seguidores da Deusa acreditavam que uma gata dentro do quarto de uma mulher que está tendo um filho ajuda no parto. Possuir um gato em casa traz equilíbrio à energia feminina e ao lado emocional e espiritual. Desta forma, caso não seja possível ter um bichano de verdade, uma representação já ajuda a obter os bons fluídos que este animal traz.

 


Planetas em sua casa


Já falamos das cores, mas seguindo a cromoterapia. Agora, vamos falar das cores relacionadas aos planetas. Recebemos influências de todos os planetas o tempo todo, desde o nosso nascimento. Essas influências podem ser equilibradas recebendo menos ou mais energia de determinados planetas que possuímos demais ou de menos em nossas vidas. Rituais e magias trabalham esse desequilíbrio, mas você pode fazer isso através das cores relacionadas a cada planeta. Você pode encontrar algumas diferenças de livro pra livro, há diferenças de livros muito antigos para os mais novos. Essa lista que preparei é uma espécie de “genérico” das cores e seus planetas, pois é usada por muitas tradições confiáveis. De qualquer maneira, sua intuição ainda é sua melhor amiga e pode usá-la, se sentir-se inseguro ao escolher uma cor para sua sala, quarto, roupa e cama ou tapetes.


SOL


Dourado, amarelo vivo e vermelho. O Sol atrai energia, trabalha a realização, riqueza, bens materiais, fama, brilho e reconhecimento. Seu excesso, no entanto, torna a pessoa orgulhosa e arrogante. Corresponde ao signo de Leão (o que não quer dizer que você deve usar se este for o seu signo! Use apenas se sentir falta de sua influência na sua vida).


LUA


Prateado, verde-esmeralda, branco, verde-escuro e cinza. Comanda o sonho, o relaxamento, as mudanças e o poder místico. Corresponde ao signo de Câncer.


MARTE


Vermelho, carmim, escarlate. Os tons mais escuros de vermelho são mais voltados para o signo de Escorpião, outro signo regido por Marte, conhecido por reger Áries. Suas cores atraem energia, vigor, saúde, coragem e espírito combativo. É indicado para pessoas muito moles, cuja vontade é sempre sobrepujada por vontades alheias.


VÊNUS


Do azul esverdeado ao azul turquesa, Vênus é muito ligada também ao rosa. Este planeta rege Touro e Libra e atrai amor, sensibilidade, beleza, vaidade.


MERCÚRIO


Ligado ao amarelo e laranja, algumas fontes também lhe atribuem o lilás. Este planeta rege Gêmeos e Virgem. O amarelo claro inspira a intelectualidade, inteligência, meticulosidade e apreço a detalhes. O laranja inspira saúde, comunicação e bem estar físico e mental.


JÚPITER


Púrpura, violeta e castanho avermelhado são as cores deste planeta, que rege o signo de Sagitário. O castanho remete a conforto e bens materiais (mais a mantê-los do que conquistá-los). É uma cor ligada às coisas da terra, a coisas físicas, indicado para pessoas que são avoadas demais e vivem com a cabeça na Lua. Essa cor vai fazer a pessoa ficar mais com os pés do chão. O púrpura e o violeta remetem à evolução espiritual, à transformação e mudança alquímica. Indicado para os que buscam equilíbrio e evolução da alma através do aprendizado e conscientização.


SATURNO


Verde-oliva, verde-escuro, cinza e, por vezes, o preto. Saturno rege Capricórnio, o trabalhador. Suas cores inspiram trabalho e bens materiais, praticidade.


URANO


Azul-metálico, verde-claro e citrino, sempre cores suaves. Rege Aquário e suas cores ativam ideias novas, improváveis e até brilhantes, apesar de geralmente meio malucas.


NETUNO


Regente do maluquete signo de Peixes, as cores que o representam são geralmente o índigo, o azul-escuro, o cinza e o verde. Algumas tradições lhe atribuem também o rosa e o coral. O azul profundo remete a realizações profissionais, ajuda financeira e também ao aspecto mais profundo das coisas. O verde atrai dinheiro e renovação, enquanto o rosa e o coral trabalham o aspecto mais avoado de Peixes, dando amor, cuidado com os outros, tranquilidade e índole sonhadora. Indicado para pessoas secas, que não se importam com os outros e só pensam em coisas materiais. Contra-indicado para quem já é altruísta e já é muito sonhador, ou essa pessoa vai se matricular nos missionários anônimos e ir salvar aquela criancinha faminta na África que assombrou a infância de todo mundo com mais de 25 anos.


PLUTÃO


Este é um “sujeito indeterminado”. Algumas tradições o representam com o amarelo, o verde-claro ou o azul-marinho, mas a cor que mais se ajusta a ele é o preto. Plutão é representado pela carta do tarot A Torre e traz a destruição definitiva e dolorosa do que não tem mais função. É uma energia destruidora e muito complicada de se trabalhar.


TERRA


Azul-lavanda ou branco. Essas são cores que inspiram paz e tranquilidade, ideias claras e suaves.


Atenção:

Lembre-se de que a intenção aqui é o EQUILÍBRIO. Se você já é uma pessoa muito criativa, não use cores que inspirem isso ainda mais, ou vai ter um monte de ideias legais, mas não vai concluir nenhuma. Nada em excesso presta. Procure ver o que habita seu território de carências. O que lhe falta? Invista nisso!

 


Um Parshell de Samhain


Um parshell era uma espécie de amuleto utilizado pelos celtas para os tempos difíceis de inverno. Como sábios que eram, os celtas sabiam que tempos difíceis vêm e vão e a única coisa a fazer era manter o equilíbrio, enquanto o barco balança. Uma hora ele para de balançar e somente os que conseguiram se equilibrar permanecem de pé.

O parshell representava o equilíbrio entre os quatro elementos e era feito na época de Samhain. Era colocado nas portas das casas, para atrair equilíbrio e harmonia. É muito fácil confeccionar seu próprio parshell. Você vai precisar de um graveto de uns 60cm de comprimento e 1cm de diâmetro e alguma palha ou fita.

Sente-se em um lugar tranquilo, ouvindo a natureza ou uma boa música. Respire profundamente três vezes antes de começar e limpe sua mente. Parta o graveto ao meio. Faça uma cruz com os dois gravetos e comece a enrolar o centro da cruz com a palha ou fita em sentido horário, enquanto mentaliza momentos felizes, campos, flores, liberdade, sinta-se em perfeita sintonia com um mundo maravilhoso. Faça isso até sobrar cerca de 7 ou 10 cm de cada lado da cruz. Enfie a pontinha dentro do rolo e coloque-o sobre sua porta com o firme pensamento que ele trará a força e beleza dos elementos para seu lar e sua vida, dando-lhe equilíbrio para superar qualquer situação.

 


Feitiço de prosperidade


Ingredientes:

Moedas (o mesmo número de cantos que você tem em casa)

Essência de canela

Uma vela amarela


Modo de usar:

Unte a vela com a essência de canela e acenda-a, cercando-a com as moedas. Peça aos deuses da prosperidade e da boa fortuna que abençoem sua casa, atraindo trabalho e fartura. Vá em cada canto da casa e jogue uma moeda. Deixe-as lá.

 

Encanto da alegria


Este encanto é muito simpático e atrai as forças das entidades infantis. Ela é indicada quando o clima em casa ou no trabalho está tenso, ou a tristeza se tornou uma companhia incômoda que já deveria ter isso embora.


Você vai precisar de:

Um bolo redondo

13 pratinhos coloridos de papelão (não serve plástico)

Guanará

13 copinhos de guaraná (de preferência de papel)


Faça um bolo você mesmo numa fôrma redonda. Quando o bolo estiver pronto, diga com as mãos sobre ele:


“A roda da fortuna gira e não para. A roda do Carro traz a conquista. A roda do Mundo traz a alegria. Que a roda que não para de girar recicle a energia deste lar e traga de volta a alegria e os sorrisos sinceros. Assim eu digo, assim o é! Assim seja, assim se faça! E eu concluo esta magia em pura luz e pura graça!”


Divida o bolo em três pedaços e separe o primeiro pedaço. Encha os copinhos de guaraná e separe o primeiro copo que você encher. Coloque em um local alto na casa e distribua o restante entre crianças (que podem ser de casa, conhecidas ou totalmente estranhas). A alegria voltará pra sua casa rapidinho.

 

Encanto da Boa Sorte


Este é para aquelas épocas em que você acorda com o pé esquerdo e já sai tropeçando logo de cara, o leite ferve e derrama, o telefone toca, o gato fica doente e todas as mulheres da casa parecem histéricas dizendo que você tem culpa de alguma coisa que você fez, não fez, ou fez, mas não fez direito. Esse banho encantado vai limpar sua aura e atrair entidades da boa sorte, ao mesmo tempo em que afasta esses duendes e espíritos de porco que estão se divertindo com a sua cara. Não se esqueça de reservar uma parte e colocar num vaporizador para passar em toda a casa.


Você vai precisar de:

2 litros de água

Um punhado de sal grosso

Um punhado de guiné

Um punhado de alecrim

Folhas de eucalipto

Um cristal de quartzo branco


Modo de uso:

Ferva dois litros de água com sal grosso e apague o fogo. Dentro de uma vasilha, jogue a guiné, a arruda, o alecrim e as folhas de eucalipto (já com o fogo apagado). Coloque o cristal dentro do vasilhame e deixe descansar tampado por mais ou menos uma hora. Quando esfriar, depois do seu banho normal, banhe-se do pescoço para baixo. Pegue as ervas e coloque-as de volta à terra, agradecendo pela ajuda e retire o cristal. Não se seque com toalha. Deixe-se secar naturalmente e carregue o cristal consigo. Como o sal grosso é muito agressivo para a aura, evite fazer esse banho muitas vezes seguidas. Se quiser repeti-lo, retire o sal grosso.

 

Encanto da harmonia


Sabe aquelas épocas em que você parece estar sempre 20 minutos atrasado para tudo? Sem sintonia, parece que tudo está fora dos eixos, que o mundo continua andando e você está em câââmaaaraaa leeenta... É muito frustrante. Você precisa restabelecer sua sintonia e recuperar a harmonia de viver, ou vai acabar tendo uma síncope. Em alguns dias, o melhor que você faz é se render. É, desista, este dia venceu você, pare de correr. Mas quando chegar em casa, reserve alguns minutos para este encantamento simples e faça as pazes com o relógio.


Você vai precisar de:

3 litros de água

Folhas de laranjeira

Folhas de fortuna

Ervas de camboim

Três rosas brancas


Modo de uso:

Ferva os três litros de água e apague o fogo. Jogue na vasilha folhas de laranjeira, a fortuna, as ervas de camboim e as rosas brancas. Deixe descansar por meia hora enquanto você relaxa deitado em algum lugar confortável. Depois do seu banho normal, jogue a mistura do seu pescoço para baixo. Acenda um incenso, deite as folhas usadas em algum lugar com terra (pode ser um vaso de plantas) e agradeça pela ajuda. Deite-se e diga antes de dormir.


Deus do Tempo, eu faço agora as pazes contigo. Por favor, devolva a sintonia de minha vida e que a harmonia seja novamente minha companheira.

 

Encanto da prosperidade


Eis outro encanto para aumentar seus recursos. Este encanto serve para qualquer pessoa, não importando seu ramo de atuação.


Você vai precisar de:

Uma caneca de água

Um punhado de três dedos de erva doce

Três pedaços de canela em pau

Três cravos

Uma noz moscada


Modo de uso:

Ferva a água com a erva doce, a canela em pau, os cravos e a noz moscada. Coe e retire devolva os ingredientes à terra. Depois do seu banho normal, jogue essa água do pescoço para baixo. Repita este banho de sete em sete dias, até achar que seus negócios já estão andando bem. Sempre reserve um pouco do banho e use num vaporizador em toda a casa.

 

Encanto para saúde financeira


Este é para os que estão procurando uma melhoria nas finanças. Sabemos que nem sempre adianta fazer tudo certo, pois coisas podem dar errado. Na verdade, se formos pensar em tudo que pode dar errado, teríamos medo até de respirar. Então o jeito é continuar na batalha, não dar mole e fazer um seguro-magia pra garantir.


Você vai precisar de:

4 litros de água

Folhas de uma alface

Folhas de amendoeira

Folhas de bambu

Uma pirita

Sete gotas de essência de verbena

Sal grosso


Modo de uso:

Ferva a água e apague o fogo. Junte as folhas de alface, as folhas de amendoeira e de bambu. Acrescente sete gotas de perfume de verbena. Deixe esfriar, coe, acrescente sal grosso e a pirita. Depois de seu banho normal, jogue este banho do pescoço para baixo. Retire a pirita e devolva as folhas para a terra. Não se seque e mantenha a pirita dentro de um saquinho dourado, junto com as coisas que mais representam suas finanças (uma gaveta específica pra isso, sua carteira ou bolsa).

 

A garrafa da fartura


Este é um ótimo encanto para aumentar riquezas e é bastante simples. É bastante utilizado no Caribe.


Você vai precisar de:

Um punhado de canela em pó

A casca inteira de uma laranja

Um pouquinho de pimenta da Jamaica ou pimentão em pó

Açúcar

Um punhado de folhas de manjericão secas

Uma colher (sobremesa) de anilina verde

Um punhado de folhas de hortelã secas

Uma xícara de álcool

Uma pirita

Uma garrafa verde com rolha

10 moedas


Modo de uso:

Misture todos os ingredientes numa panela, menos o álcool. Ferva por uma hora, colocando mais água quando necessário. Apague o fogo e deixe esfriar. Coe a mistura e deite-a na garrafa. Acrescente o álcool, as dez moedas e a anilina, a pirita e sacuda bastante. Retire um copo dessa água da fartura e misture à água do seu banho, reservando uma parte para colocar num vaporizador e usar na casa sempre que precisar. Quando a água terminar, carregue a pirita com você para atrair a fortuna.

 


A Casa Mágica


Você pode transformar sua casa num altar de amor e dedicação às suas divindades. Como? Simples! Com bom gosto! A decoração pode ser simbólica e muito poderosa se você souber como fazê-la.

Um exemplo: você está precisando de dinheiro e dar uma injeção de ânimo na sua carreira. Recorra a divindades que trabalham a energia da prosperidade e do ouro, como Lakshime, Oxum, Lugh, etc... Utilizem em seu lar representações dessas divindades, como quadros, esculturas e bibelôs. Se seu problema é o amor, chame Oxum (ela trabalha bem a linha do amor), Krishna e sua consorte (Lakshime), Afrodite e outras entidades que trabalham com a energia do amor.

Se tiver uma pequena cômoda (uma de CDs, por exemplo), ao invés de deixar alguma tralha brega sobre ela, coloque um representante de um dos elementos (dragão para o Fogo, sereia ou fonte para a água, gnomos para a terra e incensório ou fadas para o ar). A espada pode ficar sobre o batente da porta. Se sua espada for tímida, ela pode ficar sobre o batente da porta do seu quarto ou de seu escritório (caso você trabalhe em casa). Se ela for aparecida, pode ficar sobre o batente da porta principal (do lado de dentro).

 


O Tapete Mágico


Você lembra daqueles filmes velhos de Sessão da Tarde onde um herói das Mil e Uma Noites tinha que disputar o coração da mocinha enfrentando um vilão caricato cheio de poderes? Sempre tinha um tapete mágico! Cara! Que vontade de ter um daqueles! Levei anos para descobrir que o tapete mágico tem uma função na vida de um mago ou de uma bruxa.

Tapetes redondos com símbolos mágicos bordados possuem grande poder. Eles agem como portais para facilitar o contato com outros planos. Por isso, ao invés de pintar no chão um pantáculo a cada ritual realizado, muitos círculos de magia tinham seu próprio tapete (às vezes, mais de um, pois dependia do objetivo do ritual). Como todo objeto mágico, o tapete ganha mais poder a cada ritual e ajuda a conectar com planos invisíveis toda vez que é utilizado.

 

O Tapete Pessoal


Para ter um tapete pessoal para rituais de magia, você não precisa fazê-lo, a menos que queira. O ideal é que ele seja negro com inscrições de outra cor, mas são aceitas outras cores. Na verdade, são aceitos tapetes simples, bordados em mandalas. As mandalas, formas circulares artísticas e livres, são muito úteis para conectar com o círculo da vida, sendo uma boa ajuda para meditações e visualizações. O fato do tapete ajudar a mente a viajar e o corpo astral a se deslocar é que lhe deu a fama de voar, colocando no imaginário das pessoas o famoso tapete voador de Aladin.

Nas antigas tradições, o bordadeiro imprime no tapete seu estado de espírito. Se ele ou ela estava com raiva, ou triste, ou ansioso, essas impressões passarão para o tapete e, consequentemente, para quem o usa. Por isso, é interessante que o tapete não seja perfeito, pois os erros no bordado quebram a influência da pessoa bordadeira.

 

Fazendo seu tapete pessoal


Se você é muito macho para bordar um tapete inteiro, parabéns! Eu não teria essa paciência, mas posso lhe dar a dica de como fazê-lo. Borde um pouco a cada dia, começando no dia em que for terminar, de forma que o ciclo seja perfeito. Por exemplo, você escolheu começar na segunda-feira. Dê um jeito de terminar numa segunda-feira, sem pular nenhum dia, nem que seja para fazer apenas um pontinho.

Antes de começar seu bordado, peça a ajuda dos espíritos daquele dia. Por exemplo, se você vai bordar numa segunda-feira, diga:


- “Espíritos da Lua, estejam comigo neste bordar. Imprimam nestes pontos sua energia, seu poder e sua sabedoria. Que estes pontos sejam passos para dentro da magia”.


Faça o mesmo para cada dia. Espero sinceramente que você já saiba que planeta influencia cada dia, mas caso tenha esquecido, aí vai uma cola rápida:


Segunda-feira: Lua

Terça-feira: Marte

Quarta-feira: Mercúrio

Quinta-feira: Júpiter

Sexta-feira: Vênus

Sábado: Saturno

Domingo: Sol


Quanto aos símbolos, você pode escolher do mais simples ao mais complicado. O mais simples seria, por exemplo, o pentagrama. Um que seria bom, mas é meio complicado, é a roda zodiacal, onde você puxa influências do Cosmos, através da representação dos planetas regentes de cada signo do zodíaco.

Se você não sabe nem pegar numa agulha, pode pintar seu próprio tapete. O procedimento é o mesmo do bordar, só que você pinta. Mas se você não tem a menor cadência para este tipo de serviço artesanal que exige pelo menos um mínimo de talento, pode simplesmente comprar um tapete e consagrá-lo.

 

Escolhendo seu tapete


Há uma série de tapetes bonitos por aí e um deles pode ser seu companheiro de momentos mágicos. Você só precisa afiar sua intuição e ficar de olhos bem abertos para o tapete que vai brilhar pra você. Quando trabalhamos com magia, treinamos nosso olho mágico e passamos a reconhecer pessoas, locais e objetos pela sua energia e não pela sua simples aparência. Por isso alguns objetos em vitrines vão chamar tanto sua atenção.

Mas se o seu bichinho consumista estiver com o botãozinho acionado, é bom ficar esperto para certos detalhes relevantes de um bom tapete mágico. Em primeiro lugar, procure um que esteja sintonizado com a linha com que você trabalha. Mesmo que você trabalhe com todas as divindades e correntes, sempre há uma linha com a qual trabalhamos um pouco melhor. É uma afinidade natural. Se encontrar um tapete na linha com a qual mais se sente à vontade, ótimo. O importante é que haja equilíbrio. Por exemplo, se você trabalha com a linha dos elementais, não sobrecarregue o ritual escolhendo um tapete que representa apenas o reino das ondinas. Seu tapete terá que ter, em equilíbrio, todos os elementos. Se você trabalha com a linha cigana, seu tapete deve ser muito colorido, mas não deve conter preto. Os tapetes persas já trazem seus belos desenhos que ajudam a conectar com a energia de cada planeta através de suas cores.

Assim que comprar seu tapete, leve-o pra casa e faça uma limpeza e consagração. Ele não precisa ser grande. Basta caber você sentado. Nele, você fará meditações, visualizações, orações e qualquer ritual que desejar.

Mantenha seu tapete guardado enrolado até que vá realizar seu ritual. Quando chegar a hora, pise sobre ele e diga:


“Este é o meu tapete mágico, consagrado pelo poder das bruxas ancestrais, levado ao vento pelo poder das sílfides, mergulhado no mar pela força das ondinas, purificado pelo fogo das salamandras e concretizado pelo poder dos gnomos. Que aqui se inicie minha viagem. Que seja segura, bela e sábia. Assim seja, assim se faça!”


Pronto! Seu tapete está prontinho para voar e levar você a outros mundos. Esse tapete é utilizado em todo ritual que você vá praticar, incluindo os rituais meramente mentais (os que você apenas visualiza). Se um dia desejar obter uma resposta para uma questão ou visitar alguém astralmente, pode dormir sobre o tapete com essa intenção.

Depois que tiver terminado de usá-lo, deve guardá-lo onde ninguém o toque. Este tapete só deve ser usado por você.

 


Símbolos Mágicos


O esoterismo gráfico é uma magia extremamente poderosa. Os símbolos, quando desenhados, emanam um tipo de energia que pode se perpetuar por meses, anos ou até eternamente. Ter símbolos mágicos na sua casa não só aumenta a proteção do lar como também pode aumentar as oportunidades de trabalho pra quem frequenta a casa, aumentar a prosperidade ou a saúde. Vamos conhecer agora alguns símbolos e saber como usá-los para tornar sua casa um verdadeiro castelo, rico e protegido.

 


Amuletos e talismãs


Olho grego:

Na antiga Grécia, as pessoas acreditavam que uma pedra azul tinha o poder de anular energias negativas, como inveja e olho grande. Também conhecido como Olho Místico, é uma representação de um olho, que, como o Olho de Deus e o Olho de Hórus, simboliza que a Divindade Maior está observando e tomando conta de seu portador. Pode ser usado como uma jóia, quando pequeno, ou para proteger a casa, quando maior. Quando existe alguma carga mais pesada, o olho absorve a energia, podendo quebrar para proteger a pessoa ou local da negatividade.


Figa:

De origem incerta, a figa já foi usada Grécia e Roma antigas, embora fosse ligada nessa época a rituais de fertilidade e fecundidade, tendo sigo muito usado no pescoço de mulheres e crianças. Era um talismã sexual, pelo simbolismo. O polegar entre os dedos médio e indicador representaria o órgão masculino penetrando o triângulo feminino. Com o tempo, a figa passou a ser usada também para proteção contra mau-olhado, feitiços e influências negativas. Chegou ao Brasil através dos europeus, ficando muito popular e logo sendo incorporada à tradição afro-brasileira, onde ganhou fama de “fechar o corpo”. É comum usá-la no pescoço, presa a um cordão e em casas de artigos religiosos é possível encontrar figas feitas de arruda e guiné, plantas poderosas de proteção e defesa. Em casas, pode ser pendurada como um poderoso talismã no chaveiro ou colocada como enfeite em forma de escultura.


Espada de são Jorge

É uma planta de proteção e defesa, indicada para entradas de negócios e casas. Seu formato lembra uma espada e por isso foi ligada à São Jorge, santo guerreiro. Ogum, outra representação de São Jorge nas religiões afro-brasileiras, tem como símbolo essa poderosa planta que é capaz de absorver e reciclar energias negativas, especialmente cobiça, inveja e olho grande, sem morrer. Toda planta absorve energias, mas a espada de São Jorge é especialmente forte, absorvendo e combatendo, como uma boa guerreira.


Ferradura

De origem grega, a ferradura possui o poder de proteger por ser feita de ferro, metal de Marte e elemento da guerra. Seu formato em Lua crescente remetia à fertilidade e prosperidade. Os cristãos europeus, por sua vez, creditam sua origem a São Dunstan de Canterbury (924-988), monge e arcebispo inglês conhecido como grande estudioso da metalurgia. Segundo a lenda, Dunstan teria colocado ferraduras no próprio demônio e somente as retirou depois de ouvir a promessa de que ele, o tinhoso, nunca mais se aproximaria do objeto. Para os ciganos, a ferradura representa o esforço e o trabalho. O cavalo é o melhor amigo dos ciganos, puxando suas carroças e ajudando-os sempre e a ferradura também lembra a lealdade. A ferradura é um poderoso talismã, que atrai para a casa a boa sorte, a fortuna, além de afastar o azar.


Mão de Fátima

Conhecida como hamsá, mão de Deus, mão de Fátima, olho de Fátima, mão de Míriam ou mão de Hamesh, a Mão de Fátima é um talismã com a aparência da palma da mão com cinco dedos estendidos, usado por praticantes do Judaísmo e do Islão como um amuleto contra mau-olhado . A Mão de Fátima é usada como amuleto contra mau-olhado . É muito popular no Oriente Médio , especialmente no Egito . A mão pode ser encontrada em diversas formas, desde jóias até azulejos e chaveiros . Apesar do Alcorão vetar o uso de amuletos, a Mão de Fátima é muito encontrada entre os seguidores do Islão . Os muçulmanos a associam aos cinco pilares do Islão , e também a chamam de mão de Fátima, sendo Fátima a filha preferida de Maomé . Hoje, é muito comum encontrar a Mão de Fátima em bonitos modelos para se colocar na porta de entrada da casa.


Símbolo do infinito

Ele representa o eterno ciclo de continuidade do universo, lembrando que não há realmente um início ou fim. Ele também ajuda no fluxo de energia, dando-lhe movimento, o que é bom pra tudo, pois energia estagnada é sempre prejudicial. O símbolo do infinito pode estar numa casa em sua decoração, em qualquer objeto ou imagem que tenha esse formato.


Pimenta

Utilizada na magia natural como alimento de defesa e proteção, ela também é usada para afastar inimigos e inveja e, por isso, é muito encontrada em talismãs na cozinha. Quando ingerida, fortalece a armadura áurica da pessoa, tornando-a mais guerreira e menos mosca morta. Quando colocada na casa ou comércio, afasta as energias negativas. A pimenta pode ser verdadeira, utilizada em potes ou em vasos, ou numa representação.


Cristal

Cristais eram usados em Atlântida para praticamente tudo. Podem ser guardiões do lar, filtros ou emissores de energias específicas. Um olho de tigre, por exemplo, é um excelente cristal pra defesa, enquanto um quartzo rosa ajuda a melhorar a beleza e auto-estima, atraindo o amor e amizade.


Cigarra

Para os chineses, a cigarra representa a imortalidade. Cigarras feitas de jade são ótimos amuletos para boa sorte, além de dar proteção a quem o traz.


Outros

Estátuas ou representações de dragões são ótimos guardiões de um lar, se os moradores são pessoas corretas e bondosas. Há vários talismãs como potes de sal grosso, olho de boi e certas plantas que também ajudam. Espadas são ótimas na defesa de pessoas falsas e inimigos.


Sino dos ventos

O mensageiro dos ventos não traz proteção, mas atrai fadas e elementais do ar, dando mais inspiração, agilidade mental, atrai boas notícias e deixa o lugar calmo e bonitos pela presença das fadas.

 

Nota importante:

Todo objeto deve ser limpo da primeira vez e quando for necessário depois. Basta água com sal grosso ou leite, no caso de pedras. Deixe o objeto mergulhado por algumas horas e depois lave-o normalmente. Para energizá-los, depende muito do objeto, mas incensos são sempre uma boa opção.

 


Espirais


A espiral é um poderoso símbolo que pode emitir ou banir determinadas energias, dependendo de como ela for feita. Símbolo das antigas religiões pagãs, ela representa o eterno ciclo de construção e destruição do Universo. Muito antes de descobrirmos que as galáxias possuíam esse formato de espiral, os druidas já a utilizavam como símbolo do universo. São muito utilizadas também pelos reikianos que encontram na espiral a base de vários de seus símbolos, como o Cho-Ku-Rei e o Daí-Ko-Mil. A espiral é também um dos símbolos mais utilizado na magia dos dragões, pois representam a forma não linear com que esses seres fantásticos trabalham. Elas têm o poder de abrir e fechar portais, de banir ou atrair, e há muitos rituais e magias feitos com espirais. Agora, você aprende algumas para usar em seu lar.

 

A Espiral de Ametista


Você vai precisar de:

Cartolina ou outra base de sua escolha

Pedrinhas de ametista

Cola para pedras (à venda em lojas de material para bijuteria)

Seis velas violeta

Incenso


Lave as pedrinhas com água e depois deixei-as mergulhadas no leite por cerca de meia hora. Lave-as novamente e deixei-as secar ao natural. Numa cartolina branca ou numa base de sua escolha, desenhe uma espiral, de dentro pra fora, no sentido horário. Vá colando as pedrinhas no desenho. Vá aumentando a quantidade de pedras conforme aumenta as voltas da espiral. Quando terminar, acenda um incenso e passe na espiral, seguindo o mesmo sentido utilizado até agora (de dentro pra fora, sentido horário), dizendo o seguinte encantamento:


Pelo poder do grande alquimista,

Eu transformo esta casa com a ajuda deste amuleto

Que estas ametistas que guardam o segredo

Da verdadeira sagrada alquimia

Abram os portais para a grande transformação,

Transformando tristeza em alegria,

Medo e estagnação em coragem e ação,

Ignorância e erro em discernimento e sabedoria,

Toda carência e falta de recursos em fartura e abundância,

Toda incerteza e insegurança em feliz constância.

Faça-se agora esta espiral da Chama Violeta,

Que tudo muda e tudo transforma

Para que essa casa cresça em luz, amor, prosperidade e graça.

Assim seja, assim se faça!

Assim seja, assim se faça!

Assim seja, assim se faça!


Acenda as velas e coloque-as em forma de uma estrela de seis pontas em volta da espiral. Faça suas orações e pedidos para tudo o que você deseja no seu lar. Deixe as velas e o incenso queimarem até o fim. Depois disso, deixe a espiral tomar banho de Lua Cheia por três noites. Você deve retirá-la antes do sol nascer. Depois disso, coloque a espiral em um lugar da casa muito frequentado (como a sala, por exemplo). Essa espiral tem o poder de transmutar toda energia negativa que entrar na casa, transformando-a em positiva. Ela torna o ambiente mais leve em todos os sentidos, aliviando preocupações e aumentando o bom humor, além de ajudar a ver novas possibilidades.

 

Espiral da fartura


Você vai precisar de:

Cartolina ou outra base de sua escolha

Sementes e grãos de todo tipo

Cola comum

4 velas verdes

1 copo de leite

1 pão


Desenhe uma espiral de dentro pra fora, no sentido horário, e cole nela todos os grãos e sementes que você conseguir em variedade. Se tiver uma varinha mágica, aponte-a para o centro e gire-a, dizendo o seguinte encantamento (se não tiver a varinha, utilize seus dois dedos (médio e maior de todos) juntos da mão dominante (a que escreve):


Fartura e prosperidade

São minha realidade

Através dessa espiral

Que torna meu desejo real

Esta casa é agora rica

Através desse portal

Em recursos, dinheiro e comida

Que seja farta nossa mesa

Todo dia, toda hora

Pois a fartura cresce e fortalece

Para sempre, a partir de agora.

Que se cumpra este decreto em luz e graça,

Assim seja, assim se faça.


Acenda quatro velas verdes em volta da espiral, tendo no centro dela um copo de leite e um pedaço de pão. Quando as velas terminarem de queimar, dê o leite e o pão a alguém que precise na rua, dizendo:


A fartura compartilhada é sempre multiplicada.


Coloque a espiral em algum lugar na cozinha. Ela atrairá a simpatia dos espíritos da terra e da fartura e atrairá sempre a abundância para sua casa. Os alimentos renderão e a mesa estará sempre farta. Esta magia funciona melhor para recursos básicos, como comida e sustento. Caso deseje fortalecer a espiral, refaça o encantamento com sua varinha (ou com os dedos), com as velas, o pão e o leite. Faça essa magia no primeiro dia da Lua Cheia.

 

Espiral Purificadora


Você vai precisar de:

Cartolina violeta ou outra base de sua escolha pintada de violeta

Pedrinhas de turmalina negra

Cola para pedras (à venda em lojas de material para bijuteria)

7 velas brancas

Sal grosso

7 incensos de sete ervas


Essa magia deve ser feita numa Lua Minguante. Lave as pedrinhas com água e depois deixei-as mergulhadas no leite por cerca de meia hora. Lave-as novamente e deixei-as secar ao natural. Numa cartolina branca ou numa base de sua escolha, desenhe uma espiral, de fora pra dentro, no sentido anti-horário. Vá colando as pedrinhas no desenho nesse mesmo sentido. Cole, também nesse sentido, as pedrinhas de sal grosso, em volta das turmalinas. Quando terminar, acenda as velas ao redor e passe sete incensos acesos na espiral, seguindo o mesmo sentido utilizado até agora (de fora pra dentro, sentido anti-horário), dizendo a conjuração das Sete Potências por sete vezes:


Muerissiranca... Muerissiranca... Muerissiranca...
Sete potências, sete potências, sete potências...
Sete mestres, sete mestres, sete mestres.
Em nome do Cristo, pela majestade do Cristo, pela glória do Cristo...
Ajudai-me, ajudai-me, ajudai-me...

Que esta espiral sagrada seja um vórtex que suga toda a negatividade,

Devolvendo qualquer ser negativo ao seu lugar e retirando-o imediatamente deste lar e desta casa. Seja o que for, vindo de onde vier, nenhum ser negativo e destrutivo poderá ficar na presença desta espiral sagrada, pois será sugado e lançado de volta à sua dimensão.

Fiat! Fiat! Fiat!


Essa espiral terá o poder de sugar qualquer coisa negativa que entrar na casa, agindo como um poderoso ralo que enviará a energia negativa de volta a sua dimensão. Ela fará isso com qualquer criatura que não esteja antenada com as Leis da Construção e com o amor e a luz. Coloque a espiral em algum lugar de frente para a porta de entrada principal da casa.

 

Espiral de Ísis


Você vai precisar de:

Perfume de alfazema

Sete flores diferentes

Cristais diversos

Ouro e prata (se não tiver, utilize purpurina dourada e prateada)

Cartolina laminada prateada ou outra base de sua escolha pintada de prata

Flores amarelas artificiais

Cola

3 velas, sendo uma prata, uma ouro e uma branca.

Incenso

Caneta


Antes de começar o trabalho, coloque num recipiente água limpa e junte sete tipos de flores diferentes, despetaladas suavemente, todos os cristais que você tiver, jóias de ouro e prata e perfume de alfazema. Coloque as suas mãos em concha sobre essa mistura e diga a Oração à Mãe Cósmica. Mergulhe as flores artificiais nessa mistura. Se as flores que você comprou vão se estragar se fizer isso, coe e coloque a mistura num vaporizador. Vaporize nas flores e na casa inteira, se desejar.

Caso tenha mergulhado as flores na poção, coloque-as em uma toalha branca e ponha para secar à luz do Sol e da Lua, naturalmente. Quando estiverem secas, faça a segunda parte do ritual. Acenda as três velas, pedindo a presença da Grande Mãe na sua casa e em seu ritual. Coloque um copo de leite, um copo de água e um copo de vinho, cada um perto de uma das velas. Na cartolina ou base preparada, trace uma espiral apenas para se guiar. Escreva nela, em espiral, de dentro pra fora, no sentido horário, a Oração à Mãe Cósmica:


Oração à Mãe Cósmica


Ó Ísis! Mãe do Cosmo, raiz do amor, tronco, capulho, folha, flor e semente de tudo o que existe.
A ti, força naturalizante, conjuramos.
Chamamos à Rainha do Espaço e da Noite... E beijando seus olhos amorosos, bebendo o orvalho de seus lábios, respirando o doce aroma de seu corpo, nós exclamamos:
Ó, Nuit! Tu, eterna deidade do céu, que és a Alma Primordial, que és o que já foi e o que será.
Ísis, a quem nenhum mortal levantou o véu. Quando tu estiveres sob as estrelas irradiantes do noturno e profundo céu do deserto, com pureza de coração e na chama da serpente, te chamamos: RAM-IO... RAM-IO... RAM-IO...


Depois que terminar, cole as flores na espiral (de dentro pra fora, sentido horário). Deixe as velas terminarem de queimar e coloque sua espiral na parede. O leite, a água e o vinho devem ser derramados ao pé de uma árvore. Essa espiral é de grande poder, pois coloca a casa sob o manto da Grande Mãe, enchendo-a também com uma energia amorosa e protetora. Todos que estiverem na presença dessa espiral se sentirão seguros e protegidos, e este local poderá sempre contar com o sustento, pois nenhuma mãe deixa seus filhos em necessidade.

 

 

Palavras finais:


Todo mundo precisa de um lugar.

Aproveitando sua casa em toda sua plenitude.


Chegamos ao fim do livro, mas estamos longe de terminarmos nossa jornada de aperfeiçoamento. Agora que você descobriu o potencial de sua casa, sempre buscará novidades que possam torná-la mais rica e poderosa. O objetivo deste livro era fazer você ver todas os perigos que se ocultam debaixo do seu teto e todas as maravilhosas possibilidades que se escondem atrás de suas paredes. Espero que, ao chegar nessas páginas finais, você já tenha compreendido (ou lembrado) que seu lar é o melhor lugar do mundo e pode acolhê-lo e protegê-lo, nutri-lo e revigorá-lo.

E já que estamos nos despedindo, aproveito para lembrá-lo de mais algumas coisinhas que podem ter ficado pelo caminho.

Vivemos num mundo moderno. Graças a Deus, porque o mundo antigo dava muito trabalho. Ter que plantar batatas para sobreviver, fugir de saqueadores e viver sem televisão e Internet era muito chato! Então, vamos aproveitar todas as coisas boas que esse mundo moderno tem a nos oferecer. Mas vamos nos focar nas coisas boas! Estabeleça prioridades inteligentes. As pessoas que você ama são mais importantes do que as coisas que você tem. Seu lar é mais importante pra você do que para os outros. Não se mude para um lugar do qual não goste porque é o bairro da moda, não mude a decoração só para agradar os outros. Seu lar é importante porque você é importante. Se você estiver feliz e equilibrado, seja um pilar de luz para todos a sua volta. Ao ajudar a si mesmo, você está ajudando todos que um dia vão encontrar com você algum dia.

Hoje, você pode ter mais tempo. Não o gaste inteiro na Internet mandando e-mails. Combine encontros com seus amigos, convide-os para sua casa. Encha sua casa de amigos de verdade ao invés de lotar sua caixa de e-mails de amigos virtuais. Leia bons livros, pois sua mente vai se encher de coisas boas que vão invadir sua casa e flutuar perto do lustre, servindo como inspiração para outras pessoas. Aproveite um pouco mais sua cozinha, pois como uma peça de uma engrenagem, ela precisa estar em forma. Divirta-se descobrindo novos sabores e temperos, enchendo a casa de aromas deliciosos. Reaprenda a alimentar a alma, e não só o corpo. Use sua cama não só para descansar, mas para sonhar e voar alto, porque você sabe que pode. Se você tem uma boa janela com paisagem, use algum tempo olhando o mundo lá fora e menos tempo vendo televisão.

E falando em televisão, nós acabamos não dedicando nem uma página para ela. Junto com a geladeira, ela é o eletrodoméstico mais lembrado de uma casa. Tão lembrado que muita gente até esquece que é um eletrodoméstico e passa a tratá-la como membro da família. E por que não seria? Ela é nossa janela para o mundo, nos conta coisas, nos ensina e nos emociona. Use-a com sabedoria. Dedique-lhe algum tempo, mas não tempo demais. Escolha o que ver, pois as palavras emitidas pela televisão ainda são palavras e elas têm poder. Tudo o que ela disser ficará impregnado na energia da sua casa. E ela emite imagens e imagens valem mais que mil palavras. Evite jornais que mostram o pior do mundo e das pessoas. É preciso se manter informado, mas não é preciso contaminar sua energia pra isso.

Cuide de sua casa com carinho. Quando for varrer o chão, faça-o com gosto e não como um trabalho escravo. Se você está varrendo seu chão é porque tem um teto sobre sua cabeça e nem todo mundo pode dizer isso. Mantenha sua casa como se fosse seu corpo: limpa, bela e saudável. Seja feliz e saiba como fazer isso sem exigir que a iniciativa parta dos outros. Seja feliz sem atrelar isso a uma condição futura. Você não precisa de uma mansão numa ilha particular pra ser feliz. Pode ser feliz agora, na sua casa humilde, com toda sua história e bagagem. Seja feliz.

Pra encerrar, faça algo para selar esse seu novo compromisso de ser feliz em seu lar e faça as pazes com sua casa. Prepare um chá ou um chocolate quente e sente-se num lugar de sua casa onde se sinta bem. Convide sua casa para tomar uma bebida com você e fique um pouco em silêncio. Desligue os telefones. São apenas alguns minutos. O mundo pode girar sem você por alguns minutos (e acredite, ele não só pode como vai continuar girando sem você). Curta esses momentos com sua casa, conecte-se com ela. Não precisa dizer nada, mas se quiser dizer algo, diga simplesmente o que todo mundo gosta de ouvir de vez em quando.

“Eu amo você”.

E depois de dizer, ouça de volta.

 

 

                                                                  Eddie Van Feu

 

 

              Voltar à “Página do Autor"

 

 

 

 

      

 

 

O melhor da literatura para todos os gostos e idades