Menu | Biblio VT |
Escritor britânico, autor de notáveis romances e histórias de ficção científica em que se destaca a presença de uma certa reflexão de espírito filosófico. Interessado em ciência, como uma criança, não estão disponíveis recursos para prosseguir uma carreira universitária. Sua participação na segunda guerra mundial, alistou-se na força aérea real, no entanto lhe permitiu entrar em contacto com a nova tecnologia de radar.
Durante a guerra ele publicou suas primeiras histórias sobre a conquista do espaço e, em um artigo lançado em 1945 e recebida com ceticismo pelos especialistas, previstos em detalhe, usando um sistema de satélites de telecomunicações. Nestes primeiros anos como escritor usou o pseudônimo de Charles Willis três vezes e uma vez em E. G. Oliveira. Ele é especialmente conhecido por trabalhos como luz de terra (Earthlight, 1955), uma cachoeira de poeira lunar (A queda de poeira lunar, 1961) e as fontes do paraíso (The Fountains of Paradise, 1979).
Com base em um dos seus contos, "The Sentinel" ("The Sentinel", 1951), preparado juntamente com S. Kubrick o roteiro para o filme do último 2001: um Odisséia do espaço, que também apareceu como um livro em 1968 e em seguida publicou duas sequelas em 1983 e 1988. A história de Clarke insistiu o surgimento de algumas mentes superiores que de fora de nossa galáxia, foram indiretamente presentes na história da humanidade
Ao mesmo tempo que ele começou a ser reconhecido como um autor de ficção científica, desenvolveram um interesse considerável por exploração subaquática no Ceilão (hoje Sri Lanka) e contou suas experiências neste campo em uma série de livros dos quais o primeiro foi a costa do coral (A costa dos corais, 1956). Em 1980 ganhou o romance de Hugo fontes do paraíso. Logo depois, uma doença degenerativa do sistema nervoso é desabilitado para escrita. No entanto, em 1989, publicou dias incríveis: uma autobiografia de ficção científica.
Como R. Bradbury, Clarke representa um poder transcendental da ficção científica, em que uma nostalgia visível da presença divina é expressa no cosmos. Outras obras do autor são três Odyssey, canções da terra distante, 300: odisséia final, contos do planeta Terra, o leão de comarre à queda da noite e filial nomeação.
Os Nove Trilhões de Nomes de Deus
Um Processador de Textos Acionado por Vapor
Carlos Cunha Arte & Produção Visual