Menu | Biblio VT |
Júlio Verne
Júlio Verne (1828-1905) foi um escritor francês.
Verne era neto de um grande viajante, e alfabetizou-se com a viúva de um capitão marítimo. Estudou humanidades em Nantes e Direito em Paris. Foi um dos antecipadores da literatura de ficção científica.
Verne compôs em 1848, com a participação de Michael Carré, dois libretos para operetas. Era uma comédia em versos. Porém, ele seguiria sua carreira como escritor tendo como conteúdo a narração de suas viagens.
Não foi fácil o início da vida de escritor. Os escritos de Verne foram recusados por 15 editores. O seu livro “Cinco Semanas no Balão” foi publicado na revista “Magazin d'Éducation”. Mas as obras que vieram a seguir provaram a imaginação fértil do autor: “Viagem ao Centro da Terra” (1865), “Da Terra à Lua” (1865), “Vinte mil léguas submarinas” (1869), “Os Ingleses no Pólo Norte” (1870), “A Volta ao Mundo em Oitenta Dias” (1872), Miguel Strogof (1876) e “Um Capitão de 15 Anos” (1878).
Verne previu em seus livros, os inventos que se tornariam realidade, como a televisão (foto-telefoto), o helicóptero, o cinema falado, a vitrola, o gravador, as calçadas rolantes, o ar-condicionado, o avião e muitos outros.
O estilo dos escritos de Júlio Verne é fluente e consegue atrair tanto crianças como adultos. Suas obras foram premiadas pela Academia Francesa de Letras.
As Tribulações de um Chinês na China
Aventuras de Três Russos e Três Ingleses
Carlos Cunha Arte & Produção Visual
Planeta Criança Literatura Licenciosa