Menu | Biblio VT |
Jonathan Swift
(Dublin, 1667 - ID, 1745) Escritor irlandês. Ele estudou teologia no Trinity College, Dublin, e após a guerra civil eclodiu mudou-se para Inglaterra, onde obteve o cargo de Secretário do senhor diplomata William Temple, parente distante de sua mãe. Ele conheceu Esther Johnson, a filha do templo, que se tornou o alvo de uma série de cartas, publicadas postumamente em 1766, com do título cartas a Stella (jornal a Stella); alguns biógrafos afirmam que ele chegou a casar com ela em segredo.
Más relações com seu guarda levaram-o novamente para Dublin, onde foi ordenado sacerdote em 1694. Depois de trabalhar por um ano na Paróquia de Kilroot e reconciliou-se com o templo, retornado a Londres para participar activamente na vida política, religiosa e literária da cidade. Embora no início fosse perto os whigs, após a subida ao poder dos tories ele escreveu uma série de panfletos a favor e contra os whigs, que eram caracterizados por sua grande nitidez e pungência, e que finalmente levou-o a dirigir o jornal do examinador do partido conservador.
Em seu panfleto a conduta dos aliados (a conduta dos aliados, 1711) acusando Partido Liberal estender em interesse próprio, a guerra da sucessão espanhola, que levou à demissão do comandante das forças armadas.
A habilidade como um escritor satírico de Swift é evidente em seus primeiros livros: a batalha dos livros (a batalha de livros, 1697) ridiculariza as discussões literárias em voga que interrompeu a qualidade das obras da antiguidade para o moderno, adotando o autor uma posição favorável para os clássicos, enquanto que a história de uma banheira (conto de uma banheira, 1704)sátira sobre a pretensão e a hipocrisia em matéria de religião e literatura, você significou a perda das suas prerrogativas na Igreja Anglicana.
Carlos Cunha Arte & Produção Visual