Menu | Biblio VT |
Alexandre Dumas
Alexandre Dumas nasceu em 24 de julho de 1802 na região de Aisne, perto de Paris, e faleceu no dia 5 de dezembro de 1870. Foi um grande romancista francês. Seu nome de batismo era Dumas Davy de la Pailleterie. Era neto do marquês Antoine-Alexandre Davy de la Pailleterie e de uma escrava (ou liberta, não se sabe ao certo) negra, Marie Césette Dumas. Seu pai foi o General Dumas, grande figura militar de sua época.
Seu trabalho como escritor lhe rendeu muito dinheiro, porém Dumas vivia endividado por conta de seu alto gasto com mulheres e de seu estilo de vida. O grande e dispendioso château que construiu estava constantemente cheio de pessoas estranhas que se aproveitavam de sua generosidade. Com a deposição do rei Luís Filipe após uma revolta, não foi visto com bons olhos pelo presidente recém-eleito, Napoleão III, e em 1851 teve que ir embora para Bruxelas para fugir de seus credores. Dali viajou à Rússia, onde o francês era a segunda língua falada e suas novelas também eram muito populares.
Apesar do sucesso e das ligações aristocráticas de Alexandre Dumas, sua vida sempre foi marcada por ser mulato. Em 1843 escreveu uma curta novela intitulada Georges, que chamava atenção para alguns aspectos raciais e para os efeitos do colonialismo.
A CONDESSA DE CHARNY 1º Volume
A CONDESSA DE CHARNY 2º Volume
A CONDESSA DE CHARNY 3º Volume
A CONDESSA DE CHARNY 5º Volume
A GUERRA DAS MULHERES 1º Volume
A GUERRA DAS MULHERES 2º Volume
OS TRÊS MOSQUETEIROS 1º Volume
OS TRÊS MOSQUETEIROS 2º Volume
OS TRÊS MOSQUETEIROS 3º Volume
Carlos Cunha Arte & Produção Visual