Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

  

 

Planeta Criança



Poesia & Contos Infantis

 

 

 


William Faulkner
William Faulkner

 

 

                                                                                                                                                      

 

 

 

William Faulkner, um dos mais originais e intrigantes ficcionistas deste século, nasceu em New Albany, Mississippi, em 1897. Morreu em 1962. Seu primeiro romance, Soldier’s pay, foi publicado com a ajuda de Sherwood Anderson, grande nome da literatura da época. Seguiram-se Mosquitoes (1927), Sartoris e The sound and the fury, também de 1929, livro pelo qual Faulkner sentia “a maior ternura”.
O mundo particular de Faulkner é o Mississippi do Norte, especialmente a cidade de Oxford ("Jefferson") e o município de Lafayette ("Yoknapatawpha"). Luz em agosto (Light in August, 1932) é um romance sobre o espírito da retidão puritana. É este espírito, segundo Gail Hightower, pastor do livro, que está por trás do linchamento de Joe Christmas — momento central do romance. O protestantismo discutido aqui é austero, exigente, "rígido e implacável”. O passado na obra de Faulkner é permanente. Jean Pouillon, a esse respeito, anotou: “Não se trata de uma evocação no sentido habitual da palavra, mas de uma espécie de peso constante do que existiu sobre o que existe”.
Notável psicólogo, escritor profundamente lírico, Faulkner criou uma atmosfera particular. No prefácio à edição francesa de Santuário, André Malraux declarou: “Estamos diante de um universo onde o homem só existe esmagado.” O homem indestrutível devido ao simples desejo de liberdade é uma das idéias centrais de Faulkner, aquela que perpassa todos os seus livros.
Prêmio Nobel de 1949, Faulkner é, ao lado de Proust, Joyce, Virginia Woolf, Thomas Mann, Robert Musil e Hermann Broch, um dos maiores nomes da ficção.

 

 

                    

 

                    

 

                    

 

 

 

 

 

      

 

 

O melhor da literatura para todos os gostos e idades