Menu | Biblio VT |
Charles Dickens foi um escritor inglês, considerado um dos maiores romancistas de todos os tempos. Suas obras mais famosas são “David Copperfield“ e “Oliver Twist”.
Dickens era filho de um funcionário perdulário da armada. Quando a situação da família piorou, seu pai foi preso por contrair dívidas. Aos doze anos teve de trabalhar numa empresa produtora de graxas para sapatos, e sustentava a família com apenas seis xelins por semana. Mesmo com a melhora das condições financeiras da família, Dickens continuou na fábrica. Os problemas que viveu como a exploração e o excesso de trabalho serviram de inspiração para as suas obras literárias.
Charles Dickens chegou a trabalhar como repórter parlamentar. Foi também cronista judicial e jornalista. Começou a sua estreia como escritor com a publicação do livro "Esboços de Boz" (1836). Também publicou através de folhetins.
Dickens atingiu a maturidade com a publicação da série “Os Papéis Póstumos do Clube Pickwick” (1836), com a qual se destacou como humorista e caricaturista. Depois vieram os trabalhos “Oliver Twist” (1839), “Dombey and Son” (1848), e David Copperfield (1850), entre outros.
Na América, empenhou-se em favor de causas abolicionistas e dos direitos autorais. Realizou conferências no intuito de acumular dinheiro para aquelas causas.
Dickens tinha talento para escrever sátiras. O livro “David Copperfield“ era o seu predileto, pois a obra era um romance autobiográfico.
Morreu de morte cerebral e seu corpo foi sepultado na Abadia de Westminster. Encontra-se escrito em sua sepultura: "Apoiante dos pobres, dos que sofrem e dos oprimidos; e com a sua morte, um dos maiores escritores de Inglaterra desaparecia para o mundo".
Carlos Cunha Arte & Produção Visual