Menu | Biblio VT |
Lyman Frank Baum nasceu em 15 de maio de 1856 na cidade de Chittenango, EUA. Ele ficou muito conhecido por suas histórias direcionadas ao público infantil, sendo a obra mais notória a série O Mágico de Oz. O escritor tinha ancestrais alemães e britânicos, e era o sétimo dos nove filhos de Cynthia Ann e Benjamin Ward Baum. Foi educado em casa até os doze anos, quando foi enviado a uma academia militar onde passou dois anos. Devido à severidade do local, Baum sofreu um ataque cardíaco.
O autor escrevia desde muito jovem. Com a ajuda de seu irmão Henry, ele produziu o The Rose Lawn Home Journal, que distribuíam de graça aos amigos e familiares. Aos dezessete anos ele criou outro jornal chamado The Stamp Collector, que o fez começar a trocar selos com os amigos. Em 1880, fundou um jornal de publicação mensal, o The Poultry Record e, quando tinha 30 anos, seu primeiro livro foi publicado.
Baum iniciou a carreira nas artes com o teatro. Ele participou de algumas peças sob pseudônimos e em 1880 seu pai construiu um teatro para ele em Richburg, Nova York, fazendo com que Baum começasse a escrever peças e formar uma companhia. Sua peça, The Maid of Arran, a qual ele escreveu, estrelou e compôs a trilha sonora, fez certo sucesso, o que permitiu que a peça fosse apresentada em outros teatros. Enquanto estava em tour com a peça, o escritor se casou com Maud Gage.
Em 1888, Baum e a esposa se mudaram para o estado de Dakota do Sul, onde ele abriu a loja Baum’s Bazaar, que acabou por falir. Com isso, o autor passou a editar o jornal local, chamado The Aberdeen Saturday Pioneer. As paisagens que ele viu nessa fase de sua vida inspiraram as descrições do Kansas nas histórias de Oz.
O jornal em que Baum trabalhava também faliu, fazendo com que o escritor e sua família se mudassem para Chicago, onde ele começou a trabalhar no Evening Post. Em 1897, ele fundou a revista The Show Window e, nesse mesmo ano, publicou Mother Goose in Prose, uma coleção de histórias infantis que teve sucesso financeiro. Em 1900 publicou seu maior sucesso, O Mágico de Oz.
Em 1901, Frank e o ilustrador Denslow (com o qual partilhava o copyright das obras infantis) publicaram O Maravilhoso Mágico de Oz. O livro foi Best-Seller por dois anos seguidos. Frank continuou escrevendo mais 13 livros baseados nos lugares e no povo da terra de Oz.
Muitas vezes durante o desenvolvimento da série de Oz, Frank declarou que havia escrito seu último livro dedicando-se a outros livros de fantasia e ficção baseados em outras terras mágicas, incluindo The Life and Adventures of Santa Claus e Queen Zixi of Ix. Entretanto, persuadido com o demando da popularidade, cartas de crianças, ele retornava novamente para a série de Oz.
O melhor da literatura para todos os gostos e idades