Menu | Biblio VT |
Petrus Alphonsi
Judeu, médico pessoal do rei Afonso I de Aragão, foi introduzido pela doutrina cristã, em seguida, convertido ao cristianismo e recebeu o batismo em 1106, tendo como padrinho só Alfonso I: escolheu o nome di Pietro em honra de São Pedro (foi batizado em 29 de junho) e o nome patronímico do rei. Pietro Alfonsi conta a história de seu batismo em seus escritos, Dialogus contra iudaeos, onde ele ataca os judeus, mas também os muçulmanos.
Seu trabalho mais importante, no entanto, é uma coleção de contos intitulado moral Disciplina Clericalis, escrito em latim que foram traduzidos e distribuídos em toda aEuropa. Este livro é suposto para representar a primeira introdução, na Europa cristã, ficção Oriental. Inclui 33 diálogos árabe fonte e, em alguns casos, obturador ou Hindus. O trabalho consiste em um prólogo, que é o conceito do medo de Deus e de três vãos a lidar
1.das virtudes humanas e vícios;
2.relações humanas com seu vizinho
3.a relação do homem com Deus e a transitoriedade das coisas terrenas.
Pare de tomar a idéia do prólogo e epílogo consiste de uma invocação de Deus. Esta coleção é um dos principais textos de ficção medieval.
Pietro Alfonsi, juntamente com outros judeus espanhóis como Abraham Ben Ezra e Abraham bar Hiyya, ajudou a popularizar a ciência grega-árabe no Ocidente.
Carlos Cunha Arte & Produção Visual