Menu | Biblio VT |
(Lübeck, 1875 - Kilchberg, 1955) Escritor alemão, prêmio Nobel em 1929. Nascido em Lübeck, no seio de uma família aristocrática, com a morte de seu pai em 1893 seguiu sua mãe para Munique, onde trabalhou como aprendiz em uma companhia de seguros. Mais tarde, em parte baseando-se as relações de seu irmão Heinrich, colaborou com várias revistas, incluindo Simplizissimus. De 1895 a 1897 esteve na Itália, na companhia de seu irmão..
Thomas Mann considerou esta monumental narrativa da história bíblica de José como a sua magnum opus. Concebeu-a em partes – As Histórias como uma narrativa unificada, um «romance mitológico» da queda de José na escravidão e da sua ascensão a senhor do Egito.
Baseado num profundo estudo da História, e utilizando detalhes pródigos e convincentes, Mann evoca o mundo mítico dos patriarcas e dos faraós, as antigas civilizações do Egito, da Mesopotâmia e da Palestina – com as suas divindades e rituais religiosos –, e a força universal do amor humano em toda a sua beleza, desespero, absurdo e dor. O resultado é uma brilhante amálgama de ironia, humor, emoção, perceção psicológica e grandeza épica.
As Histórias de Jaacob, primeiro romance da trilogia, foi publicado em 1933, o mesmo ano em que Mann se exilou da Alemanha devido à subida de Hitler ao poder. Nele, o autor reinterpreta as histórias de Jaacob – neto de Abrãao e pai de José – usando em cada episódio a sua prosa mais experimental, e conferindo à obra um tom sereno tingido de ironia. Numa humanizadora abordagem às figuras mais lendárias da antiguidade, Mann dota Jaacob e José de todas as características e fraquezas dos homens, para oferecer uma emocionante resposta à crueldade do ser humano.