Menu | Biblio VT |
Tom Wolfe
Tom Wolfe (Richmond, Estados Unidos, 2 de março 1931) é um jornalista e escritor americano, pai do chamado novo jornalismo, uma tendência revolucionária no campo da imprensa, que nasceu nos Estados Unidos na década de 1960 na sequência da publicação de a sangue frio, Truman Capote.
Filho de um engenheiro agrônomo e uma designer, ele estudou literatura e o jornalismo em Washington e Lee University, depois de rejeitar a oferta de entrar na Universidade de Princeton. No começo foi um contribuinte para O Washington Post, o inquiridor e o New York Herald.
Wolfe, que definiu como "um democrata para o Jefferson" politicamente, expressou em várias ocasiões sendo um "saliente de Balzac", de um ponto de vista cultural e estilístico, que levou a ser descrito como "o Balzac de Park Avenue".
Sobre o trabalho dele, ele diz que seu objetivo como escritor de ficção é retratar a sociedade contemporânea, de acordo com o realismo, a tradição literária de John Steinbeck, Charles Dickens e Émile Zola, usando técnicas adaptadas ao jornalismo. Na verdade, primeiras obras de Wolfe consistiam de ensaios e so foi 1987 que ele escreveu seu primeiro romance, "a fogueira das vaidades".
Uma das suas características costumes é sempre aparecer vestido com um traje de cor branca em suas aparições públicas.
Carlos Cunha Arte & Produção Visual
Planeta Criança Literatura Licenciosa