Menu | Biblio VT |
Mia Couto
António Emílio Leite Couto é um dos escritores moçambicanos mais conhecidos no estrangeiro. Nasceu na Beira, a segunda cidade de Moçambique, em 1955. Ele disse uma vez que não tinha uma "terra-mãe" - tinha uma "água-mãe", referindo-se à tendência daquela cidade baixa e localizada à beira do Oceano Índico para ficar inundada.
Iniciou o curso de Medicina ao mesmo tempo que se iniciava no jornalismo e abandonou aquele curso para se dedicar a tempo inteiro à segunda ocupação. Foi director da Agência de Informação de Moçambique e mais tarde tirou o curso de Biologia, profissão que exerce até agora.
Em 1983 publicou o seu primeiro livro: “Raiz de Orvalho” (poemas); depois, editado inicialmente pela Associação de Escritores Moçambicanos, um livro de contos, “Vozes Anoitecidas”. Em 1992 sai o seu primeiro romance: “Terra Sonâmbula”. Em 1994 sai “Estórias Abensonhadas”, em 1996 o romance “A Varanda do Frangipani” e em 1997 “Contos do Nascer da Terra”.
Várias obras de Mia Couto estão traduzidas ou em curso de tradução em diversas línguas: espanhol, francês, italiano, alemão, sueco, norueguês e holandês.
DESPEDIDA (POESIAS)
ISAURA PARA SEMPRE DENTRO DE MIM
OS INFELIZES CÁLCULOS DA FELICIDADE
SANGUE DA AVÓ MANCHANDO A ALCATIFA
VENENOS DE DEUS, REMÉDIOS DO DIABO
... o encontro dos maiores autores da Literatura Mundial