Série COMISSÁRIO GUIDO BRUNETTI / Donna Leon

O RENOMADO diretor de orquestra alemão Helmut Wellauer aparece morto, aparentemente envenenado por uma xícara de café com cianureto potássico, durante uma representação da ópera La Traviata no célebre teatro veneziano La Fenice. Até o comissário Brunetti, acostumado a confusa criminalidade de Veneza, se surpreende pela quantidade de inimigos que o músico deixou em seu caminho para o topo. Mas quantos teriam motivos suficientes para matá-lo?
O comissário Brunetti, armado só com sua paciência e sagacidade, resolve nesta novela policial seu primeiro caso, embarcando em uma viagem de exploração do mundo, muitas vezes obscuro, tanto da ópera quanto da família da vítima, e acaba retirando uma conclusão surpreendente.

DONNA LEON nasceu em 1942, em Montclair, New Jersey, e é uma autora norte-americana de uma série de novelas policiais estabelecidos em Veneza e que caracterizam o herói fictício Comissário Guido Brunetti.
Professora e escritora, viajou em sua juventude pela Itália, onde estudou nas cidades de Perusa e Siena. Após trabalhar como guia turístico em Roma, se instalou em Londres onde trabalhou como redatora de textos publicitários. Depois, Leon viveu em Veneza por mais de 25 anos. Era professora de literatura Inglesa da University of Maryland - University College - Europa (UMUC-Europe) na Itália e, em seguida, trabalhou como professora na base militar americana de Vicenza (Itália). Parou o ensino e se concentrou na escrita e outras atividades culturais na área da música (especialmente do barroco).
Seu espírito viajante e inquieto não só ha marcou sua vida: admiradora de Henry James, Jane Austen, Dickens, Shakespeare, é conhecida por suas novelas protagonizadas pelo comissário veneziano Guido Brunetti, personagem central de toda sua obra. Os romances do Comissário Brunetti são todos situados em ou em torno de Veneza. São escritos em Inglês e traduzidos para muitos idiomas estrangeiros, mas não para o italiano, a pedido de Leon.