Menu | Biblio VT |
O autor nasceu em Boulogne-Billancourt, nos arredores de Paris, em julho de 1 945, e publicou o seu primeiro romance (La Place de l'Etoile) em 1968.
Vencedor do Prémio Nobel de Literatura 2014, Patrick Modiano é considerado uma das grandes vozes da literatura francesa contemporânea. Foi já distinguido com inúmeros galardões, tais como o Grande Prémio de Romance da Academia Francesa (1972), o Prémio Goncourt (1978) e o Grande Prémio Nacional das Letras (1996). Ao longo de toda a sua obra, Modiano aborda frequentemente a temática da memória, da identidade e do tempo, em particular no contexto da Segunda Guerra Mundial e da ocupação de França pela Alemanha nazi. Para além de cerca de trinta romances, Modiano escreveu também vários argumentos para cinema e livros infantis.
Patrick e seu irmão são confiados a amigas de seus pais em Paris após a Segunda Guerra. Das mulheres responsáveis pelos dois meninos pouco se sabe além do que revelam os trechos de conversas entreouvidas por Patrick: que uma delas é uma pessoa triste e que a outra foi artista de circo. Isso e o fato de receberem as visitas frequentes de Jean D. e Roger Vincent durante o dia e de diversos visitantes noturnos. Nesse mundo intangível, os dois irmãos seguem de mãos dadas pela infância através da rue du Docteur-Dornaine e em meio a visitas a castelos, excursões a Paris, leitura de histórias de aventura, tardes ouvindo rádio — sempre à espera de que, um dia, alguém volte para buscá-los...
O melhor da literatura para todos os gostos e idades