Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

  

 

Planeta Criança



Poesia & Contos Infantis

 

 

 


Chico Buarque de Hollanda
Chico Buarque de Hollanda

 

 

 

                                                                                    

 

 

 

Francisco Buarque de Hollanda nasceu no Rio de Janeiro, em 19 de junho de 1944. Dois anos depois, mudou-se com os pais, o historiador e sociólogo Sérgio Buarque de Hollanda e Maria Amélia Cesário Alvim, e os irmãos para São Paulo, onde o pai passou a atuar como diretor do Museu do Ipiranga. Em 1953, Chico e a família se mudam novamente, dessa vez para a Itália, onde moram por dois anos.
No final da década de 1950, influenciado pelo lançamento do disco Chega de saudade, de João Gilberto, o jovem Chico começa a compor e a tocar violão. Para além da música, ele se dedica à literatura: aos dezessete anos publica suas primeiras crônicas no jornal da escola, o Colégio Santa Cruz. Em 1963, ingressa na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (fau-usp), mas abandona o curso três anos depois para se dedicar à música. Aos vinte anos, em 1964, sobe a um palco pela primeira vez, para apresentar “Tem mais samba”, música feita sob encomenda para o musical Balanço de Orfeu.
Compositor, cantor e ficcionista, Chico Buarque é autor das peças Roda viva (1968), Calabar, escrita em parceria com Ruy Guerra (1973), Gota d’água, com Paulo Pontes (1975), e Ópera do malandro (1979). Sua estreia na literatura foi com a novela Fazenda Modelo (1974), seguida do livro infantil Chapeuzinho Amarelo (1979). Ao publicar Estorvo (1991), seu primeiro romance, Chico se consagrou como um dos grandes prosadores brasileiros.

 

 

            

 

                        

 

 

 

 

 

 

 

Clike com o botão direito do mouse na imagem abaixo, abra uma nova janela,

e ouça o que há de melhor musicalmente do nosso querido Chico...

 

 

                                         

 

 

 

 

 

 

      

 

 

O melhor da literatura para todos os gostos e idades