Menu | Biblio VT |
Ian Lancaster Fleming (28 de maio de 1908 – 12 de agosto de 1964) foi um escritor inglês, jornalista e oficial da inteligência naval, mais conhecido por sua série de James Bond de romances de espionagem. Fleming veio de uma família rica, ligada ao banco mercantil, Robert Fleming & Co., e seu pai era um membro do Parlamento Henley de 1910 até sua morte na Frente ocidental em 1917. Educado em Eton, Sandhurst e, brevemente, nas universidades de Munique e Genebra, Fleming atravessou vários empregos antes de começar a escrever.
Enquanto trabalhava para a da Grã-Bretanha na Divisão de Inteligência Naval, durante a segunda guerra mundial, Fleming foi envolvido no planejamento da Operação Goldeneye e no planejamento e supervisão das unidades de inteligência dois, unidade de ataque e Força-T. Seu serviço em tempo de guerra e sua carreira como jornalista forneceram grande parte do plano de fundo, detalhe e profundidade dos romances de James Bond.
Fleming escreveu seu primeiro romance de Bond, Casino Royale, em 1952. Foi um sucesso, com três tiragens, sendo comissionado para lidar com a demanda. Onze romances Bond e duas coleções de contos seguiram entre 1953 e 1966. Os romances giravam em torno de James Bond, um oficial do serviço secreto, vulgarmente conhecida como MI6. Bond também era conhecido por seu número de código, 007 e era um comandante na Reserva Naval real.
Ele era casado com Ann Charteris, que divorciou-se do segundo Visconde Rothermere como resultado de seu caso com Fleming. Fleming e Charteris tiveram um filho, Caspar. Ele morreu em 1964, aos 56, de ataque cardíaco. Dois de seus livros de James Bond foram publicados postumamente e a criação de Fleming já apareceu em filmes vinte e cinco vezes, interpretado por sete grandes atores.
O melhor da literatura para todos os gostos e idades