Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

  

 

Planeta Criança



Poesia & Contos Infantis

 

 

 


Série MESTRES DOS MARES / Patrick O brian
Série MESTRES DOS MARES / Patrick O brian

                                                                                                                                                   

                                                                                                                                                  

 

 

Biblio VT 

 

 

Os livros foram escritos e publicados na sequência cronológica dos eventos que descrevem, começando em 1800, encerrando-se a saga ambientada no final de 1815, após a Batalha de Waterloo...

 

Series & Trilogias Literarias

 

 

 

 

...O’Brian não conseguiu terminar o último volume (óbito), que foi complementado por terceiros, e publicado em 2004. Mas não foi traduzido para o português até o momento (em 2.020) o qual os EUA entendem ser o 21º volume (final de Jack Aubrey).
O que se destaca na série é a obsessiva pesquisa histórica de O'Brian transmitida em cada um de seus livros, mas a genialidade dele inibiu o exagero, colocando-a apenas para a narrativa.
Mestre dos Mares começa em Port Mahón, onde o empobrecido tenente Jack Aubrey e o empobrecido médico Stephen Maturin se encontram e têm uma desavença em um concerto. Na manhã seguinte, na euforia da muito desejada, mas inesperada promoção para um comando, Jack oferece a Stephen o lugar de cirurgião no navio, iniciando-se uma amizade que, certamente, se mostrará uma das mais duradouras e afetuosas de nossa literatura. Eles são bem diferentes: Jack é inglês, robusto, alegre e generoso, um tolo em terra, mas um gênio no mar; Stephen é um irlando-catalão, melancólico, sutil, brilhante, um naturalista apaixonado (O’Brian também é o biógrafo de Sir Joseph Banks) e um decidido espião contra Napoleão. São unidos por simpatia, respeito, reconhecimento das diferenças, senso de imparcialidade, justiça e afeto. Tudo isso é mais sugerido, nas entrelinhas, do que expressado diretamente, exceto quando os dois tocam música juntos. Na descrição dessa amizade aprendemos algo de todas as amizades, do mesmo modo que, em toda a série, aprendemos sobre lealdade e traição, amor e mutabilidade, interesse e humor.

 

 

 

                    

 

                    

 

                    

 

                    

 

                    

 

                    

 

 

 

 

 

                         

 

Patrick O'Brian (1914-2000), nascido Richard Patrick Russ, ficou conhecido por ser recluso e evitar expor sua vida. Na 2ª Grande Guerra, foi agente da inteligência e, casado morou no País de Gales, após no sul da França, e faleceu Dublin em 2000, aos 85 anos.
O'Brian escreveu romances e contos, incluindo biografias (sobre Pablo Picasso e o botânico Joseph Banks. Começou aos 21 anos, com o romance histórico CAESAR and Hussein: an Entertainment e, na década de 1950, escreveu dois livros, The Golden Ocean e The Unknown Shore baseado em eventos da circunavegação de George Anson de 1740 a 1743.
O Autor tornou-se conhecido por sua série (1969-2004), de romances históricos sobre Marinha Real britânica durante as Guerras Napoleônicas, centrados na amizade do capitão Jack Aubrey e do médico Stephen Maturin e na vida naval no século XIX. São 20 romances, mais um inacabado e postumamente publicado, onde demonstra grande conhecimento da época, frequentemente utilizando jargões e dialetos, para desespero de tradutores.
O Autor tambem publicou diversos livros e histórias, granjeando reputação como escritor, que abandonou ao adotar legalmente, em 1945, o nome de Richard O'Brian. Esse nome que sugeria ser irlandês à mídia especializada (jornalistas e resenhistas). Apenas em 1998 é que os jornalistas britânicos descobriram que ele, na verdade, não era católico, descendia de alemão casado com inglesa e era o caçula de nove irmãos, um britânico de Chalfont St. Peter, Buckinghamshire.
Uma personalidade reservada e enigmática, não resta dúvida, da qual pouco veio a público, inclusive internet.

 

 

 

 

                                                   

 

 

 

      

 

 

O melhor da literatura para todos os gostos e idades