Menu | Biblio VT |
Todos os escritores internautas têm algo de bom para falar do Baçan, o web master, que o organiza e aos sites, faz os livros eletrônicos das Bibliotecas Virtuais do CEN. Através de emails, com paciência, solidariedade e técnica, ele auxilia a realizar o desejo comum a todo escriba: editar livros.
Como as grandes editoras muitas vezes ignoram solenemente os inéditos que as procuram, desenvolveu-se, no País, uma boa quantidade de editoras pequenas, que funcionam publicando livros que os próprios autores pagam, muitas vezes sem ajudar na distribuição. As livrarias preferem trabalhar com autores consagrados, para garantir a venda. Poucas permitem que os livros sejam deixados em consignação.
Na década de noventa teve início outra estratégia: escrever em sistema cooperativo. Juntam-se autores e pagam uma coletânea, que muitos chamam de antologia.
Então, surgem os livros eletrônicos, e-books ou livros virtuais, como costumam ser chamados, permitindo o vai-e-vem entre escritor, poeta e o webdesigner, numa comunhão que nem sempre o editor dos de papel ou a simples gráfica permitem.Um e outro,na Internet, não se conhecem,em geral.Um apadrinha o sonho.Outro bebe dessa possibilidade...
Lourivaldo Perez Baçan – o mago das letras - uma pessoa especialíssima: possui 900 livros editados, muitos como escritor fantasma, sob pesudônimo, até com o gênero trocado...