Menu | Biblio VT |
Edgar Allan Poe (1809-1849) foi um poeta norte-americano, autor do poema “O Corvo”. Escreveu contos sobre mistério, inaugurando um novo gênero e estilo na literatura.
Filho de atores, foi órfão muito cedo, sendo adotado por uma família de Virgínia. Poe teve uma boa educação e entrou para a Universidade de Charlotesville na Academia de West Point. Embora fosse bom aluno, era indisciplinado.
Poe enfrentou problemas de ordem familiar depois da morte de sua mãe adotiva e do casamento de seu pai com uma jovem, o que fez com que não tivesse direito aos bens .
Os poemas e contos de Poe eram destaque nos EUA. Chegou a ganhar concursos literários, como o da revista "Southern Literary Messager", cujo dono, Thomas White, o convidou para dirigir a publicação. Porém, por conta de seus problemas com o alcoolismo, Poe corta os laços profissionais com White.
Casou-se com Virginia Clemm, mas com a sua morte, leva às últimas conseqüências o seu já existente problema de alcoolismo.
Suas obras foram um marco para a literatura norte-americana contemporânea, com destaque para o seu mais famoso poema, “O Corvo” (1845), “Annabel Lee” (1849) e o “Histórias Extraordinárias” (1837), uma coleção de contos que influenciaram várias gerações de escritores de livros de suspense e terror.
Poe Morreu em decorrência do álcool, com apenas 40 anos de idade.
MANUSCRITO ENCONTRADO NUMA GARRAFA
Carlos Cunha Arte & Produção Visual